A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Capacitação de Servidores Municipais em PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO NO MUNICÍPIO PROGRAMA DE GESTÃO GOVERNAMENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Capacitação de Servidores Municipais em PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO NO MUNICÍPIO PROGRAMA DE GESTÃO GOVERNAMENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Capacitação de Servidores Municipais em PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO NO MUNICÍPIO PROGRAMA DE GESTÃO GOVERNAMENTAL

2 OBJETIVO: Desenvolver as competências de planejamento e orçamento no município conhecimentoconhecimento habilidadehabilidade atitudeatitude competênciacompetência

3 Projeto de Capacitação de Servidores Municipais em PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO NO MUNICÍPIO Por Quê? O Que? Como?

4 O SISTEMA AUDESP: (A) Já usei. Conheço bem e sei usar (B) Não usei, mas sei como funciona (C) Só ouvi falar algumas coisas

5 O SISTEMA AUDESP: (A) Já usei. Conheço bem e sei usar (B) Não usei, mas sei como funciona (C) Só ouvi falar algumas coisas

6 O SISTEMA AUDESP: (A) Já usei. Conheço bem e sei usar (B) Não usei, mas sei como funciona (C) Só ouvi falar algumas coisas

7 O SISTEMA AUDESP: (A) Já usei. Conheço bem e sei usar (B) Não usei, mas sei como funciona (C) Só ouvi falar algumas coisas

8 Desenvolvimento e implementação do Projeto Audesp por parte do TCE/SP Constatação de que ainda existe carência por parte dos agentes municipais no trato das questões de planejamento e orçamento POR QUÊ? Razões para a realização do curso:

9 Êxito do Projeto Audesp depende da qualificação técnica dos servidores municipais envolvidos O TCE procurou uma solução de capacitação dos servidores nos municípios POR QUÊ? Razões para a realização do curso:

10 PARA MIM, ESTE CURSO SERÁ ---- (A) Muito importante – trata do meu trabalho principal (B) Razoavelmente importante – aborda pequena parte do meu trabalho (C) Pouco importante – outros funcionários executam estas tarefas

11 PARA MIM, ESTE CURSO SERÁ ---- (A) Muito importante – trata do meu trabalho principal (B) Razoavelmente importante – aborda pequena parte do meu trabalho (C) Pouco importante – outros funcionários executam estas tarefas

12 PARA MIM, ESTE CURSO SERÁ ---- (A) Muito importante – trata do meu trabalho principal (B) Razoavelmente importante – aborda pequena parte do meu trabalho (C) Pouco importante – outros funcionários executam estas tarefas

13 PARA MIM, ESTE CURSO SERÁ ---- (A) Muito importante – trata do meu trabalho principal (B) Razoavelmente importante – aborda pequena parte do meu trabalho (C) Pouco importante – outros funcionários executam estas tarefas

14 Parceria entre TCE/SP, SGP (Fundap), SEP (Cepam) e SE (Rede do Saber) para capacitação de servidores municipais À Fundap foi atribuída a tarefa de organizar e executar o curso Contratação de consultores O QUE: As fases iniciais

15 Formato: Presencial à Distância, com a utilização da Rede do Saber, da Secretaria de Educação. Duração: 24 sessões semanais de 4 horas cada uma O QUE: Organização do Curso

16 Evolução, no Brasil, das regras aplicáveis ao orçamento Período em que ao Orçamento se dedicava pouca atenção, com ausência total de discussões no âmbito do Poder Legislativo A extinção do Orçamento Monetário O QUE: Antecedentes (1)

17 A Constituinte de 1988 A multiplicação dos casos de vinculações orçamentárias. A Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei que tipifica os crimes e infrações contra a ordem fiscal O QUE: Antecedentes (2)

18 O Município na Federação Brasileira Planejamento O planejamento no setor público brasileiro Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) Plano Plurianual (PPA) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) O QUE: Assuntos a serem abordados

19 Elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) Tramitação da LOA pela Câmara de Vereadores Execução Orçamentária Controle da Gestão Pública Contabilidade Pública O QUE: Assuntos a serem abordados

20 O CONTEÚDO PROPOSTO É ---- (A) Exatamente o que eu preciso e espero deste curso (B) Interessante, mas não sei dizer se vai atender às minhas necessidades (C) Diferente do que eu esperava – faltam alguns temas que podem ser importantes para mim

21 O CONTEÚDO PROPOSTO É ---- (A) Exatamente o que eu preciso e espero deste curso (B) Interessante, mas não sei dizer se vai atender às minhas necessidades (C) Diferente do que eu esperava – faltam alguns temas que podem ser importantes para mim

22 O CONTEÚDO PROPOSTO É ---- (A) Exatamente o que eu preciso e espero deste curso (B) Interessante, mas não sei dizer se vai atender às minhas necessidades (C) Diferente do que eu esperava – faltam alguns temas que podem ser importantes para mim

23 O CONTEÚDO PROPOSTO É ---- (A) Exatamente o que eu preciso e espero deste curso (B) Interessante, mas não sei dizer se vai atender às minhas necessidades (C) Diferente do que eu esperava – faltam alguns temas que podem ser importantes para mim

24 1. Cada sessão será executada por expositor instalado num estúdio central, localizado na Capital do Estado, transmitida aos 78 pontos (regiões), onde os participantes estarão presentes, havendo, em cada ponto, um Monitor com domínio do conteúdo COMO: Dinâmica de Realização

25 2. As aulas compreenderão exposição do conteúdo ao vivo, apresentação de vídeos, depoimentos, ilustrações e interação seletiva com os participantes via Monitores COMO: Dinâmica de Realização

26 3. Realização de atividades práticas por meio da web, com utilização de software específico. 4. Comunidade social e help desk COMO: Dinâmica de Realização

27 EU ACHO QUE A METODOLOGIA É --- (A) Excelente – vai ser uma curtição (B) Interessante – mas pode engripar (C) Complicado – vou me enrolar, com certeza

28 EU ACHO QUE A METODOLOGIA É --- (A) Excelente – vai ser uma curtição (B) Interessante – mas pode engripar (C) Complicado – vou me enrolar, com certeza

29 EU ACHO QUE A METODOLOGIA É --- (A) Excelente – vai ser uma curtição (B) Interessante – mas pode engripar (C) Complicado – vou me enrolar, com certeza

30 EU ACHO QUE A METODOLOGIA É --- (A) Excelente – vai ser uma curtição (B) Interessante – mas pode engripar (C) Complicado – vou me enrolar, com certeza

31 EXERCÍCIO DE DISCUSSÃO Formem grupos de oito pessoas.

32 EXERCÍCIO DE DISCUSSÃO Formem grupos de oito pessoas. Na Sala de Reuniões, cada grupo deve discutir o conteúdo da aula e identificar questões ou dificuldades que gostariam de esclarecer.

33 EXERCÍCIO DE DISCUSSÃO Formem grupos de oito pessoas. Na Sala de Reuniões, cada grupo deve discutir o conteúdo da aula e identificar questões ou dificuldades que gostariam de esclarecer. O monitor identificará as questões mais relevantes.

34 EXERCÍCIO DE DISCUSSÃO Formem grupos de oito pessoas. Na Sala de Reuniões, cada grupo deve discutir o conteúdo da aula e identificar questões ou dificuldades que gostariam de esclarecer. O monitor identificará as questões mais relevantes. Os grupos devem votar escolhendo a questão que representará sua sala.

35 EXERCÍCIO DE DISCUSSÃO Formem grupos de oito pessoas. Na Sala de Reuniões, cada grupo deve discutir o conteúdo da aula e identificar questões ou dificuldades que gostariam de esclarecer. O monitor identificará as questões mais relevantes. Os grupos devem votar escolhendo a questão que representará sua sala. O monitor transmitirá a questão escolhida p/ .

36 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO Escolha um parceiro, para formar uma dupla.

37 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO Escolha um parceiro, para formar uma dupla. Na sala de Internet, cada dupla deve trabalhar com um computador.

38 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO Escolha um parceiro, para formar uma dupla. Na sala de Internet, cada dupla deve trabalhar com um computador. Leia o Texto-Resumo desta aula, que está disponível no computador.

39 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO Escolha um parceiro, para formar uma dupla. Na sala de Internet, cada dupla deve trabalhar com um computador. Leia o Texto-Resumo desta aula, que está disponível no computador. Discuta as dúvidas com o seu parceiro

40 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO Escolha um parceiro, para formar uma dupla. Na sala de Internet, cada dupla deve trabalhar com um computador. Leia o Texto-Resumo desta aula, que está disponível no computador. Discuta as dúvidas com o seu parceiro Agora responda às perguntas no questionário de fixação de conceitos. Converse com seu parceiro sem retornar ao texto p/ colar.

41 DEBATES

42 CONCLUSÃO


Carregar ppt "Projeto de Capacitação de Servidores Municipais em PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO NO MUNICÍPIO PROGRAMA DE GESTÃO GOVERNAMENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google