A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Organização e Gestão dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Profª Drª Solange D’Água. Discentes: Emerson, Jéssica, Letícia e Saulo.

2 Planejamento: O que é? Planejar é um ato próprio do ser humano onde ele enumera sua praticas de acordo com seu tempo e disposição. Os objetivos de planejar são muitos: tornar toda a rotina de um dia mais eficiente, alcançar metas no curto; médio e longo prazo, construir um caminho para um estado futuro desejável e melhor que o anterior. Passos fundamentais e gerais do planejamento em qualquer Área: -Situar-se o estado atual do alvo da intervenção a ser realizada -Definir quais intervenções necessárias para alcançar o estado desejável -Definir qual o estado desejável a ser alcançado

3 Planejamento de ensino: Quem e como se deve planejar o ensino?
Por excelência, o planejamento do ensino deve ser realizado pelos professores. Diretamente ligados a educação, são os que possuem as capacidades necessárias para definir o ensino. O planejamento deve seguir os seguintes eixos: - Diagnostico da realidade: definir os conteúdos dominados pelos discentes, suas situações intra e extra-escolares e os motivos/interesses da sociedade (Conhecimento Prévio) - Escolher os temas de principal relevância para a comunidade a que se destina o ensino (Conteúdo de Ensino) - Avaliar se os objetivos propostos estão sendo alcançados no devido prazo programado com os instrumentos necessários como provas, trabalhos, seminários e pesquisas.

4 Ensino/Educação: para quem ela é importante?
O planejamento de ensino nada mais é do que uma ferramenta para concretizar o objetivo da educação. A educação está intrinsecamente ligada a sociedade, pois seu objetivo é a reprodução da sociedade. Aqueles que determinam a sociedade como ela é hoje em dia, através da educação, são os que gerenciam o Estado. Em sua massiva maioria, devido a raras exceções, aqueles que gerenciam o estado possuem uma visão da sociedade voltada para o mercado. Assim, através da educação, a nação está sendo educada a ser o que ela é hoje través de políticas publicas Planejamento da Educação na Historia

5 PLANEJAMENTO Planejamento na rede:
- o diretor, responsável legal, judicial e pedagógico pela instituição e o líder que garante o funcionamento da escola; - o coordenador pedagógico, profissional que responde pela formação dos professores; e - o supervisor de ensino, representante da secretaria de Educação que dá apoio técnico, administrativo e pedagógico às escolas, garante a formação de gestores e coordenadores e dinamiza a implantação de políticas públicas.

6 Planejamento na escola
No planejamento anual da escola é preciso discutir o Projeto Político Pedagógico, acertar os projetos institucionais, definir o período de avaliações, recepcionar novos alunos e professores, montar as classes. Planejamento na sala de aula Planejamento: momento de repensar a escola A montagem de um projeto de ensino deve levar em conta vários aspectos, mas ter apenas uma finalidade: garantir que o aluno aprenda. - A linguagem usada deve ser simples.

7 Professores e funcionários podem receber cópias do documento, quando possível, para que consultem sempre que surgirem dúvidas É interessante elaborar uma versão resumida para entregar aos pais no ato da matrícula. Organizar o PPP em um fichário facilita o manuseio, a conservação e a revisão ao longo do ano. O planejamento não deve ser visto como burocracia. O planejamento não se restringe ao programa de conteúdo a ser ministrado em cada disciplina.

8 PLANO – O que é? Documento para registro de decisões tomadas a ações a realizar, com fins objetivos. Produto de planejamento e tem função de orientar a prática partindo da própria pratica, não podendo ser rígido nem absoluto. Plano de CURSO: Sistematização da proposta geral do trabalho do professor em determinada disciplina. Este documento informa o conteúdo a ser ministrado em cada disciplina ao longo de tal. Define a ordem e o tempo de cada parte do programa. Devem ser entregues aos alunos no primeiro dia de aula, para que estes tenham conhecimento do que será trabalhado e possam se organizar.

9 Qual a Importância: O Plano de Curso vai compreender o funcionamento de determinada disciplina. Deve estar presente desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação. Este determinará como o curso funcionará, quais os objetivos e caminhos tomados para que este atinja seu propósito.

10 QUEM ELABORA? Deve acontecer na presença do grupo pedagógico da Instituição de Ensino. Deve atender características interdisciplinares e contextualizadas e estabelecidas pelos Paramentos Curriculares Nacionais (PCNs). Sua construção deve ocorrer em debates para a melhoria dos conteúdos de ensino programáticos.

11 O que deve conter: Dimensão Elementos Análise da Realidade
IDENTIFICAÇÃO CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE DE SUJEITOS OBJETO CONTEXTO Projeção de Finalidades OBJETIVOS DA ESCOLA OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA Formas de Mediação QUADRO GERAL DE CONTEÚDOS PROPOSTA DE AVALIAÇÃO CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA INTEGRAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS NORMAS ESTABELECIDAS OBSERVAÇÕES

12 Quando uma escola cria um novo curso, deve elaborar o Plano de Curso deste e de todas as disciplinas relacionadas, encaminhando-o à autoridade supervisora competente (Secretaria de Educação, do Município ou Estado, dependendo da Região do país), para que o mesmo seja analisado e homologado; somente após esse procedimento (a homologação oficial) é que poderão ser abertas turmas de alunos.


Carregar ppt "PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google