A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Etapas do processo de Consultoria Material produzido pelas prof. Ms. Lidia Mancia e Ms. Clarissa Cervo Consultoria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Etapas do processo de Consultoria Material produzido pelas prof. Ms. Lidia Mancia e Ms. Clarissa Cervo Consultoria."— Transcrição da apresentação:

1

2 Etapas do processo de Consultoria Material produzido pelas prof. Ms. Lidia Mancia e Ms. Clarissa Cervo Consultoria

3 As etapas da consultoria auxiliam a estruturar formas mais estratégicas de trabalho. POR QUE PENSAR EM ETAPAS?

4 Fase 1: Entrada Momento para conhecimento mútuo; Momento para conhecimento mútuo; Sonda-se as expectativas, necessidades, problemas, objetivos, comprometimento, etc.; Sonda-se as expectativas, necessidades, problemas, objetivos, comprometimento, etc.;

5 Fase 1: Entrada Precisa-se avaliar o quanto o cliente está ciente Precisa-se avaliar o quanto o cliente está ciente de sua realidade e problema; de sua realidade e problema; Deve-se avaliar a cultura, os valores da Organização; Deve-se avaliar a cultura, os valores da Organização; O consultor deve verificar sua capacidade para agir nessa situação, seus conhecimentos, motivação e habilidades. O consultor deve verificar sua capacidade para agir nessa situação, seus conhecimentos, motivação e habilidades.

6 Fase 2: Contrato v Busca estabelecer qual a forma de intervenção e construir uma relação de confiança entre cliente- consultor. Contrato Psicológico Contrato Formal

7 Fase 3: Diagnóstico Utilização do conhecimento sistematizado através do uso de métodos e técnicas. Procura levantar e colher o maior número de dados possível e que seja necessário para a intervenção em si.

8 Fase 3: Diagnóstico: Necessidade de Olhar Multidisciplinar Aspectos históricos, culturais e funcionais Adaptação a mudança, expectativas futuras, metas e objetivos Clima Político da Organização Personalidade e características das pessoas e grupos

9 Fase 4: Feedback A natureza do problema, a metodologia empregada na coleta de dados e o estilo técnico da consultoria serão os fatores que determinarão o momento do feedback.

10 Fase 5: Implementação Coloca-se em prática ou a campo as alternativas de soluções para os problemas detectados na fase do diagnóstico. Coloca-se em prática ou a campo as alternativas de soluções para os problemas detectados na fase do diagnóstico.

11 Fase 6: Finalização v Término do trabalho de consultoria. Essa fase deve ser prevista já no momento do contrato. v Essa etapa depende da abrangência e natureza da intervenção. v O consultor deve saber lidar com dificuldades psicológicas de desligamentos e saber manejar simbolicamente a finalização do vínculo. Como fazer???

12 Natureza da Intervenção PrimáriaPrevençãoPrimáriaPrevenção SecundáriaCurativaSecundáriaCurativa TerciáriaReabilitativaTerciáriaReabilitativa

13 Abrangência da Intervenção Individual Avaliação de Desempenho Treinamento em Serviço Coaching

14 Abrangência da Intervenção Esclarecimento de Papéis Administração de Conflitos Saber trabalhar em grupo Grupal

15 Abrangência da Intervenção Atinge a organização como um todo. Precisa- se identificar se há dificuldades em função de mudanças estratégicas ou são questões de cultura ou clima. Organizacional

16 Abrangência da Intervenção Individual Avaliação de Desempenho Treinamento em Serviço Coaching

17 Modelos de Consultoria Conjunto sistematizado de ações que visam organizar a atividade com o objetivo principal de ajudar o cliente a resolver problemas de diferentes naturezas e aumentar a efetividade pessoal, grupal ou organizacional.

18 MODELOS DE CONSULTORIA MODELO COMPRA E VENDA Compra e venda de serviços especializados Diagnóstico feito pelo cliente Consultor corresponde a uma assistência especializada Schein (1978)

19 MODELOS DE CONSULTORIA MODELO CLÍNICO Enfoque prescritivo Foco no consultor/ cliente passivo Schein (1978)

20 MODELOS DE CONSULTORIA MODELO DE PROCESSO Trabalho em parceria Cliente é reeducado Estímulo ao comprometimento Consultor – facilitador e educador. Schein (1978)

21 MODELOS DE CONSULTORIA MODELO DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO Informação através de Treinamentos Intervenção pontual Abrange maior número de pessoas Consultor como professor, formador e treinador

22 MODELOS DE CONSULTORIA MODELO CAPLAN cliente consultando programa administrador do programa

23 MODELOS DE CONSULTORIA MODELO BEHAVIORISTA Alterações substanciais no ambiente para promover mudanças no nível individual e organizacional


Carregar ppt "Etapas do processo de Consultoria Material produzido pelas prof. Ms. Lidia Mancia e Ms. Clarissa Cervo Consultoria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google