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Consultoria Etapas do processo de Consultoria
Material produzido pelas prof. Ms. Lidia Mancia e Ms. Clarissa Cervo
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POR QUE PENSAR EM ETAPAS?
As etapas da consultoria auxiliam a estruturar formas mais estratégicas de trabalho.
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Fase 1: Entrada Momento para conhecimento mútuo;
Sonda-se as expectativas, necessidades, problemas, objetivos, comprometimento, etc.;
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Fase 1: Entrada Precisa-se avaliar o quanto o cliente está ciente
de sua realidade e problema; Deve-se avaliar a cultura, os valores da Organização; O consultor deve verificar sua capacidade para agir nessa situação, seus conhecimentos, motivação e habilidades.
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Fase 2: Contrato Busca estabelecer qual a forma de intervenção e construir uma relação de confiança entre cliente-consultor. Contrato Formal Contrato Psicológico
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Fase 3: Diagnóstico Utilização do conhecimento sistematizado através do uso de métodos e técnicas. Procura levantar e colher o maior número de dados possível e que seja necessário para a intervenção em si.
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Fase 3: Diagnóstico: Necessidade de Olhar Multidisciplinar
Personalidade e características das pessoas e grupos Adaptação a mudança, expectativas futuras, metas e objetivos Clima Político da Organização Aspectos históricos, culturais e funcionais
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Fase 4: Feedback A natureza do problema, a metodologia empregada na coleta de dados e o estilo técnico da consultoria serão os fatores que determinarão o momento do feedback.
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Fase 5: Implementação Coloca-se em prática ou a campo as alternativas de soluções para os problemas detectados na fase do diagnóstico.
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Fase 6: Finalização Como fazer??? Término do trabalho de consultoria. Essa fase deve ser prevista já no momento do contrato. Essa etapa depende da abrangência e natureza da intervenção. O consultor deve saber lidar com dificuldades psicológicas de desligamentos e saber manejar simbolicamente a finalização do vínculo.
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Natureza da Intervenção
Primária Prevenção Secundária Curativa Terciária Reabilitativa
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Abrangência da Intervenção
Avaliação de Desempenho Treinamento em Serviço Coaching Individual
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Abrangência da Intervenção
Esclarecimento de Papéis Administração de Conflitos Saber trabalhar em grupo Grupal
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Abrangência da Intervenção
Atinge a organização como um todo. Precisa-se identificar se há dificuldades em função de mudanças estratégicas ou são questões de cultura ou clima. Organizacional
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Abrangência da Intervenção
Avaliação de Desempenho Treinamento em Serviço Coaching Individual
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Modelos de Consultoria
Conjunto sistematizado de ações que visam organizar a atividade com o objetivo principal de ajudar o cliente a resolver problemas de diferentes naturezas e aumentar a efetividade pessoal, grupal ou organizacional.
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serviços especializados Diagnóstico feito pelo cliente
MODELO COMPRA E VENDA Compra e venda de serviços especializados Diagnóstico feito pelo cliente Consultor corresponde a uma assistência especializada Schein (1978) MODELOS DE CONSULTORIA
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Foco no consultor/ cliente passivo
MODELO CLÍNICO Enfoque prescritivo Foco no consultor/ cliente passivo Schein (1978) MODELOS DE CONSULTORIA
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Estímulo ao comprometimento Consultor – facilitador e educador.
MODELO DE PROCESSO Trabalho em parceria Cliente é reeducado Estímulo ao comprometimento Consultor – facilitador e educador. Schein (1978) MODELOS DE CONSULTORIA
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FORMAÇÃO E TREINAMENTO
MODELO DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO Informação através de Treinamentos Intervenção pontual Abrange maior número de pessoas Consultor como professor, formador e treinador MODELOS DE CONSULTORIA
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MODELO CAPLAN cliente consultando programa administrador do MODELOS DE
CONSULTORIA
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MODELO BEHAVIORISTA Alterações substanciais no ambiente para promover mudanças no nível individual e organizacional MODELOS DE CONSULTORIA
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