A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Suraia Rahmé. O que caracteriza o ser humano é a CONSCIÊNCIA COM CIÊNCIA = ESTAR CIENTE = SABER ou seja Ter consciência é saber algo, é estar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Suraia Rahmé. O que caracteriza o ser humano é a CONSCIÊNCIA COM CIÊNCIA = ESTAR CIENTE = SABER ou seja Ter consciência é saber algo, é estar."— Transcrição da apresentação:

1 Professora Suraia Rahmé

2 O que caracteriza o ser humano é a CONSCIÊNCIA COM CIÊNCIA = ESTAR CIENTE = SABER ou seja Ter consciência é saber algo, é estar ciente de, é ter ciência de. Pressupostos Teóricos

3 Por isso somos atualmente classificados como Homo Sapiens Sapiens = Homem que sabe que sabe Logo, O ser humano tem consciência de sua capacidade mental e intelectual.

4 Todos os outros animais têm seus atos sempre repetidos para cada indivíduo da mesma espécie, não mudando ao longo do tempo. Já nós, da espécie humana desenvolvemos comportamentos diversificados.

5 Nos, precisamos da EDUCAÇÃO para nos tornarmos seres humanos propriamente ditos, muitos são os exemplos dados por antropólogos e psicólogos sobre crianças que, ao cresceram longe do contato com seus semelhantes, permaneceram como se fossem animais.

6 Kaspar Hauser - alemão, encontrado em condição de isolamento, só aprende a falar e se humaniza ao ser iniciado o seu processo de educação.

7 Helem Keller – Norte Americana, cega, surda e muda, mesmo convivendo com seus familiares, permanece até os 7 anos de idade como um pequeno bicho, após iniciar seu contato e compreensão de alguns símbolos, foi inserida ao mundo humano propriamente dito.

8 Esses casos extremos servem para ilustrar o processo comum pelo qual cada criança recebe a herança cultural, sempre, mediada pelos outros humanos, com os quais aprende os símbolos que a tornam capaz de agir e compreender a própria experiência.

9 O processo que possibilita o desenvolvimento da INDIVIDUALIDADE se encontra em íntima relação com a SOCIALIZAÇÃO, pela qual o ser humano se apropria dos resultados da experiência histórica da sociedade em que nasceu.

10 CULTURA é o resultado da transformação que o homem faz na natureza.

11 A produção da cultura requer a LINGUAGEM SIMBÓLICA, que faz uso de SIGNOS como as palavras, os números, as notas musicais, etc. Que depois de criados e aceitos por todo o grupo, como CONVENÇÃO, possibilitam o diálogo e o entendimento do discurso do outro.

12 Nos permite representar o mundo A LINGUAGEM Nos dá ideia de tempo SIMBÓLICA Nos permite relembrar o passado e antecipar o futuro pelo pensamento. É pela LINGUAGEM SIMBÓLICA que desenvolvemos a técnica e, portanto o trabalho, como forma sempre renovada de intervenção na natureza. Ao reproduzir as técnicas já utilizadas pelos ancestrais e ao inventar outras novas, o ser humano trabalha, transformando não só a natureza como seu próprio ser.

13 A LINGUAGEM SIMBÓLICA e o TRABALHO são os parâmetros fundamentais para distinguirmos o ser humano dos outros animais. TRABALHO é a ação dirigida por finalidades conscientes e pela qual nos tornamos capazes de transformar a nós mesmos e a realidade em que vivemos

14 O trabalho depende do PENSAR e do AGIR. Toda a ação humana procede do pensamento, e todo pensamento é construído através da AÇÃO.

15 A ação humana está marcada pelo ambíguo e pelo instável, pois o ser humano é, em parte, o que a cultura quer que ele seja (molde), mas é ele também quem cria a própria cultura e inclusive pode romper com ela.

16 O tema de toda antropologia filosófica (Filosofia voltada para o indivíduo humano) está baseado na reflexão sobre o ser humano, a partir do conhece-te a ti mesmo, no esforço que ele faz para chegar a compreender-se. Em um primeiro estágio essa reflexão se encontra ainda presa ao vivido, portanto a intenção da antropologia filosófica é teorizar de forma crítica sobre o ser humano em geral, na tentativa de compreender, em cada contexto histórico social vivido, quais são os projetos possíveis de humanização.


Carregar ppt "Professora Suraia Rahmé. O que caracteriza o ser humano é a CONSCIÊNCIA COM CIÊNCIA = ESTAR CIENTE = SABER ou seja Ter consciência é saber algo, é estar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google