A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Inteligência Capacidade de resolver problemas; Capacidade de conhecer; Capacidade de compreender, discernir, adaptar-se; Conjunto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Inteligência Capacidade de resolver problemas; Capacidade de conhecer; Capacidade de compreender, discernir, adaptar-se; Conjunto."— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

2 Inteligência Capacidade de resolver problemas; Capacidade de conhecer; Capacidade de compreender, discernir, adaptar-se; Conjunto de todas as funções mentais que tem por objeto o conhecimento.

3 O ser humano é dotado de inteligências múltiplas Howard Gardner

4 Teoria das Inteligências Múltiplas A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner. Segundo ele, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas.

5

6 Se pudermos mobilizar toda a gama das inteligências humanas e aliá-las a um sentido ético, talvez possamos ajudar a aumentar a probabilidade da nossa sobrevivência neste planeta e talvez, inclusive, contribuir para a nossa prosperidade (Gardner, 1995)

7 Gardner ainda afirma que estas inteligências apresentam-se de duas formas. Algumas pessoas já nascem com determinadas inteligências, ou seja, a genética contribui. Porém, as experiências vividas também favorecem o desenvolvimento de determinadas inteligências.

8 Inteligência Verbal - Linguística Capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão.

9 Inteligência Lógico-Matemático As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números.

10 Inteligência Cinestésico-Corporal Grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar em atividades artísticas ou esportivas.

11 Inteligência Espacial Habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos.

12 Inteligência Musical Inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.

13 Inteligência Interpessoal Facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos de equipe.

14 Inteligência Intrapessoal Pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.

15 Inteligência Pictórica É demonstrada pela reprodução de desenhos e objetos, situações reais ou mentais e capacidade de organizar elementos visuais de forma harmônica.

16 Inteligência Naturalista Voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, químicos).

17 Inteligência Existencialista Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos como por exemplo.

18 Possibilidades Inteligência Linguística Vocabulário; Fluência Verbal; Memória Verbal; Gramática.

19 Possibilidades Inteligência Lógico- Matemática Pensamento lógico; Sistema de numeração; Operação e conjunto; Instrumentos de medida.

20 Possibilidades Inteligência Visuo-espacial Lateralidade; Orientação espacial; Orientação temporal; Psicomotricidade.

21 Possibilidades Inteligência Musical Percepção auditiva; Discriminação de sons, ruídos; Estrutura rítmica.

22 Possibilidades Inteligência Cinestésico- corporal Coordenação motora; Percepção de formas; Percepção de peso, tamanhos; Sentidos.

23 Possibilidades Inteligência Pessoal Autoconhecimento; Relações sociais; Ética e empatia; Comunicação interpessoal.

24 Possibilidades Inteligência Naturalista Exploração; Descobertas; Interação; Aventura.

25 Nenhuma criança é uma esponja passiva que absorve o que lhe é apresentado. Ao contrário, modelam ativamente seu próprio ambiente e se tornam agentes de seu processo de crescimento e das forças ambientais que elas mesmas ajudam a formar. Nenhuma criança é uma esponja passiva que absorve o que lhe é apresentado. Ao contrário, modelam ativamente seu próprio ambiente e se tornam agentes de seu processo de crescimento e das forças ambientais que elas mesmas ajudam a formar. Celso Antunes Celso Antunes


Carregar ppt "INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Inteligência Capacidade de resolver problemas; Capacidade de conhecer; Capacidade de compreender, discernir, adaptar-se; Conjunto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google