A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO JULHO DE 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO JULHO DE 2007."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO JULHO DE 2007

2 CRIATIVIDADE E MOVIMENTO

3 Segundo Cave (1999) a criatividade como a tradução dos talentos humanos para uma realidade exterior que seja nova e útil, dentro de um contexto individual, social e cultural. Essa tradução pode-se fazer, basicamente, de duas formas. A primeira é a habilidade de recombinar objetos já existentes em maneiras diferentes para novos propósitos. A segunda, "brincar" com a forma com que as coisas estão inter-relacionadas. Em ambos os casos, considera a criatividade como uma habilidade para gerar novidade e, com isso, idéias e soluções úteis para resolver os problemas e desafios do dia-a-dia.

4

5 A arte não é ensinada, mas expressada. Tem sua finalidade principal permitir à criança expressar seus sentimentos.

6 Trabalhar a arte–educação é fator de socialização, pois a arte como livre expressão, trabalha a sensibilidade e é responsável por grandes mudanças sociais.

7 O educador observa o uso e domínio das formas de expressão mais utilizadas pelo aluno e seu grau de interesse pelas artes visuais, pelo teatro e pela música, procurando auxiliá-lo a:

8 Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, evidenciando a compreensão das manifestações artísticas; Expressar-se através da sensibilização musical, das artes visuais e dos jogos (teatral, dramático, recreativo, etc.);

9 Demonstrar imaginação e originalidade, comunicando-se e interagindo na sociedade, valorizando o patrimônio cultural; Valorizar a "arte" como manifestação de conhecer-se, divertir-se e interagir socialmente;

10 Expressar-se criativamente; Apreciar obras de arte;

11 Diversificar técnicas artísticas; Compreender a importância da presença do patrimônio cultural;

12 Reconhecer e utilizar os elementos da linguagem visual; Desenvolver a imaginação criadora;

13 Dominar os elementos da linguagem visual e dos meios de comunicação de massa; Fazer uso dos recursos visuais para transmitir mensagens de solidariedade;

14 Fazer leituras das obras de arte, identificando as diferentes expressões culturais e, vivenciá-las com dramatização, poesia, pintura,teatro, dança, música, encenações, oportunizam ao aluno interagir com o vasto universo cultural que se lhe apresenta.

15 Além da criatividade expressa pela criança nas mais variadas formas, através da prática psicomotriz, ela também se expressa pelo jogo e pelo exercício. A psicomotricidade educa o movimento e, ao mesmo tempo, coloca em jogo as funções da inteligência.

16 A psicomotricidade é abordada de duas formas: a psicomotricidade funcional, ligada ao desenvolvimento motor do corpo. a psicomotricidade relacional, mais voltada ao desenvolvimento da mente, abrangendo os conflitos, as fantasias e os medos capazes de serem exteriorizados pelos seres humanos de diferentes formas.

17

18 Esquema corporal: a imagem que a criança tem do próprio corpo; Alguns dos elementos básicos da psicomotricidade funcional:

19 Lateralidade: cria noções de direita e esquerda, dominância lateral;

20 Estruturação espacial: estruturação do mundo exterior referindo-se primeiro ao eu como referencial, depois aos outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento; Orientação espacial: saber se deslocar em diferentes direções, para frente, trás, lados, em cima, em baixo;

21 Orientação temporal: a capacidade de situar-se em função da sucessão dos acontecimentos, da duração dos intervalos; Pré-escrita.

22 Estas práticas permitem à criança a exploração corporal diversa do espaço, dos objetos e dos materiais; Facilita a comunicação através da expressividade motriz; Potencializa as atividades grupais e também favorece a liberação das emoções e conflitos por intermédio do vivenciamento simbólico.

23 Conhecer e valorizar o corpo expressando-se com naturalidade, Comunicar-se através da linguagem corporal, Oportuniza-se à criança: Participar com harmonia de jogos e brincadeiras respeitando as regras e vivenciar os valores éticos, morais e cristãos, (sociabilidade, afetividade, sexualidade) relevantes na Pedagogia Marista.

24

25 OBRAS CONSULTADAS Cave- artigo retirado de site da Web: acesso em 25 de junho de BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade, educação e reeducação. 2.ed. Blumenau:Livraria Acadêmica, DE MEUR, A.; STAES, L. Psicomotricidade: educação e reeducação. Rio de Janeiro: Manole, FONSECA, Vitor. Da filogênese à ontogênese da psicomotricidade. Porto Alegre: Artes Médicas, FONSECA, Vitor. Psicomotricidade. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, FONSECA, Vitor. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. Porto Alegre: Artes Médicas, LAPIERRE, André; AUCOUTURIER, Bernard. A simbologia do movimento, LAPIERRE, André; AUCOUTURIER, Bernard. Fantasmas corporais e práticas psicomotoras. São Paulo: Manole, psicomotricidade e educação. São Paulo: Manole, VYGOTSKY, L.S. (1993) Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes. FAZENDA, Ivani – A Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa- Papirus- Campinas/ 1995


Carregar ppt "CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO JULHO DE 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google