A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática - primeira parte - Profª Drª Marynelma Camargo Garanhani.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática - primeira parte - Profª Drª Marynelma Camargo Garanhani."— Transcrição da apresentação:

1 A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática - primeira parte - Profª Drª Marynelma Camargo Garanhani

2 Por que a educação física na educação escolar da infância?

3 Idade Moderna Surge a educação escolar da infância!!! A criança nobre tornou-se fonte de alegria dos adultos. Surgiu um sentimento de piedade pelas crianças que morriam cedo (sua alma tornou-se imortal e inesquecível). Redobraram-se os cuidados e as atenções da ama em relação à criança. A paparicação foi considerada como algo prejudicial, pois tornava as crianças mimadas e mal educadas. Propõe-se a educação e moralização dos pequeninos…

4 A valorização de uma escola para a criança surge com a institucionalização da educação da infância e Rousseau (Séc.XVIII) é um dos responsáveis… Rousseau, recomenda, na educação da infância, o exercício do corpo, dos órgãos e dos sentidos, entendendo-os como aspectos que desenvolvidos se transformarão em instrumentos para a criança construir o seu conhecimento. Portanto, para Rosseau, o entendimento humano passa pelos sentidos, sendo a primeira razão do homem, a razão sensitiva, suporte da razão intelectual (Garanhani e Moro, 2000)

5 Froebel (díscipulo de Pestalozzi) cria o Jardim de Infância (um modelo de escola para a criança) que tem como concepção de educação a tendência assistencialista com ênfase na recreação e afirma: deixe a criança brincar e ela irá desenvolver-se naturalmente. Froebel valorizava na educação da criança o brinquedo, o jogo e o desenho. É neste momento histórico que os brinquedos e os jogos infantis tomam lugar de destaque na escolarização da infância e a tendência lúdico-espontânea, que norteava a educação das crianças passa também a nortear a educação do físico nos anos iniciais da educação escolar...

6 No início do século XIX, a educação do físico se configurava em cuidados com o corpo e exercícios físicos por meio da Ginástica. Segundo Soares (2000), o termo Ginástica compreendia diferentes formas de práticas corporais... SOARES, Carmem Lúcia. Imagens da educação do corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas: Autores Associados, 1998.

7 No final do século XIX e início do século XX surge em várias regiões da Europa propostas pedagógicas para a Educação da Infância e dentre elas destacamos: Na Itália Maria Montessori (educação sensorial) Na França Célestin Freinet Pedagogia de Projetos Nessa época ocorre uma forte influência dos estudos da psicologia na Educação Infantil e surge nas escolas da criança pequena a PSICOMOTRICIDADE

8 No século XX (década de 30), ocorre uma valorização e expansão do atendimento à criança e há uma grande influência dos estudos da psicologia nas orientações metodológicas para a educação da infância. Principais precursores: Piaget, Vygotsky e Wallon É considerado o século da criança e as habilidades psicomotoras tornaram-se conteúdos da Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Sayão, 1999)…

9 No final da década de 80 e início da década de 1990 surgiu um intenso debate sobre a Educação Física na escola e as discussões mobilizaram o surgimento de tendências que valorizassem o movimento do corpo como expressão e comunicação, considerando-o como uma forma de linguagem e/ou conhecimento que sistematiza, traduz e ressignifica práticas corporais construídas, culturalmente no meio social... Neste cenário a Educação Física passa a compreender o movimento humano como expressão da identidade corporal, prática social e forma de se relacionar com o mundo (Navarro, 2007).

10 No contexto sócio-histórico ao qual a criança está inserida, esta se apresenta como um SUJEITO que produz e é produzida pela cultura e o movimento do corpo poderá ser entendido como forma de expressão de significados da cultura a qual pertence. Sendo assim, a educação escolar se constitui o meio privilegiado para o conhecimento, ressignificação e sistematização das relações simbólicas que a criança integra...


Carregar ppt "A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática - primeira parte - Profª Drª Marynelma Camargo Garanhani."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google