A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL."— Transcrição da apresentação:

1

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

3 QUADRO 1. OBJETIVOS DE CAPACITAÇÃO PARA CADA UMA DAS SÉRIES TENDO COMO OBJETIVO ÚNICO DE FORMAÇÃO HUMANA A SOCIALIZAÇÃO (ADAPATADO DE PEREZ GALLARDO, 1997). IDADE APROX. DOS PERÍODOS DE DESENVIMENTO FASES DO DESENVOLVIMENTO ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO NÍVEIS DE APRENDIZAGEMOBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DO ÚTERO ATÉ 4 MESES DE IDADE FASE DOS MOVIMENTOS REFLEXOS ESTÁGIO DE INIBIÇÃO DOS REFLEXOS E CODIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO DA INFORMAÇÃO TRANSFORMAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO REFLEXA EM VOLUNTÁRIA 4 A 6-7 MESES DE IDADE 7 MESES A 1 ANO DE IDADE (BERÇÁRIO I) FASE FINAL DOS MOVIMENTOS REFLEXOS E INÍCIO DOS MOVIMENTOS VOLUNTARIOS ESTÁGIO DE DECODIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO PROCESSAMENTO E APLICAÇÃO DA INFORMAÇÃO DOMÍNIO DO SENTAR E DO ENGATINHAR DOMÍNIO DA POSIÇÃO EM PÉ COM APOIO. 1 A 2 ANOS DE IDADE (BERÇÁRIO II) FASE DOS MOVIMENTOS RUDIMENTARES ESTÁGIO DE PRÉ- CONTROLE PROCESSAMENTO E APLICAÇÃO DA INFORMAÇÃO DOMÍNIO DO ANDAR INDEPENDENTE. 2 A 3 ANOS (MATERNAL I) 3 A 4 ANOS DE IDADE (MATERNAL II) 4 A 5 ANOS (JARDIM I) 5 A 6 ANOS (JARDIM II) 6 A 7 ANOS (JARDIM III) FASE DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS OU DAS HABILIDADES ESPECÍFICAS DO SER HUMANO INÍCIO DO ESTÁGIO INICIAL FIM DO ESTÁGIO INICIAL ESTÁGIO ELEMENTAR INÍCIO DO ESTÁGIO MADURO ESTÁGIO MADURO EXPLORAÇÃO DO MOVIMENTO DESCOBERTA DE MOVIMENTOS NOVAS FORMAS DE UTILIZAR HABILIDADES COMBINACAO DE MOVIMENTOS EM GRAU CRESCENTE DE DIFICULDADE COMBINACOES COMPLEXAS DE MOVIMENTOS DOMÍNIO DO ESTÁGIO INICIAL ATINGIR O ESTÁGIO ELEMENTAR ATINGIR O ESTÁGIO MADURO ATINGIR O ESTAGIO MADURO ATINGIR O ESTAGIO MADURO EM TODAS AS HABILIDADES

4 A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMPONENTE CURRICULAR QUE TRATA PEDAGOGICAMENTE OS TEMAS/ ELEMENTOS DA CULTURA CORPORAL: O JOGO, A GINÁSTICA, O ESPORTE, A DANCA, AS LUTAS ETC (COLETIVO DE AUTORES, 1992) PARA FREIRE (2003), OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO TODAS AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE CORRESPONDAM A DIMENSÃO LÚDICA OU A CONSTRUÇÃO DE TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO CORPORAL.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL GALLARDO (2002), O OBJETIVO PRINCIPAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FASE PRE-ESCOLAR É QUE AS CRIANCAS ADQUIRAM AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DOS ADULTOS EM TODAS AS ATIVIDADES QUE SE REALIZAM COM ELA, ESTIMULANDO-A COM ATIVIDADES QUE POTENCIALIZEM O SEU DESENVOLVIMENTO, DESENCADEADAS POR AÇÕES MOTORAS. FREIRE (1997) AFIRMA QUE UM DOS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA SERIA A EDUCAÇÃO CORPORAL, OU SEJA, A EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO, CRIANDO ATIVIDADES QUE POSSIBILITEM À CRIANÇA TOMAR CONSCIÊNCIA DE SEU CORPO E DE SUAS AÇÕES.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO GALLARDO (2002), O OBJETIVO PRINCIPAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FASE PRE-ESCOLAR É QUE AS CRIANCAS ADQUIRAM AUTONOMIA EM TODAS AS ATIVIDADES QUE SE REALIZAM COM ELA, ESTIMULANDO-A COM ATIVIDADES QUE POTENCIALIZEM O SEU DESENVOLVIMENTO, DESENCADEADAS POR AÇÕES MOTORAS. CONTRIBUIR PARA A VIVÊNCIA DE UMA TOTALIDADE DE CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO E AS PRÁTICAS CORPORAIS QUE LHE POSSIBILITE A LEITURA CRÍTICA DO MUNDO QUE O CERCA. FAVORECER O FAZ-DE-CONTA, O BRINQUEDO SIMBÓLICO, O JOGO NO CONTEXTO PEDAGÓGICO, A LUDICIDADE.

7 PRINCÍPIOS IMPORTANTES SEGUNDO GALLARDO (1998) NO TRABALHO DOCENTE PARTICIPAÇÃO AÇÃO COMUNICATIVA CRIATIVIDADE VARIAÇÃO METODOLÓGICA AÇÕES PROBLEMATIZADORAS AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO CONTEÚDOS DIVERSIFICADOS E SIGNIFICATIVOS PESQUISA E INTERDISCIPLINARIDADE


Carregar ppt "OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google