Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Currículo /Educação Física
Cultura relacionada aos aspectos corporais, que expressa de diversas formas,dentre as quais os jogos ,a ginástica, as danças e atividades rítmicas, as lutas e os esportes; Repertório de conhecimentos sobre as diferentes manifestações corporais e de movimento e busca ampliá-lo criticamente; Melhore as oportunidades de participação e usufrua da cultura corporal;
2
Currículo –Educação Física
Possibilidades concretas de intervenção e transformação desse patrimônio humano á dimensão corporal e ao movimentar-se- autor dos próprios movimentos.
3
Competências Cognitivas
Grupo III Esquemas Operatórios Realizar Compreender Grupo II REALIZAR Grupo I Esquemas Procedimentais Esquemas Presentativos Observar (Matrizes de Referência para a Avaliação do Saresp – Documento Básico –Ensino Fundamental II e Médio - SEE – SP, 2009). COMPETÊNCIAS
4
Conteúdos -6ª Série/7º Ano
Esporte Modalidade individual:atletismo(corridas e saltos) – Princípios técnicos e táticos – Principais regras – Processo histórico
5
Conteúdos -6ª Série/7º Ano
Atividade rítmica Manifestações e representações da cultura rítmica nacional – Danças folclóricas e regionais – Processo histórico – A questão do gênero
6
Conteúdos -6ª Série/7º Ano
Organismo humano, movimento e saúde Capacidades físicas: aplicações no atletismo e atividade rítmica
7
Conteúdos -6ª Série/7º Ano
Esporte Modalidade coletiva: basquetebol ou voleibol – Princípios técnicos e táticos – Principais regras – Processo histórico
8
Conteúdos -6ª Série/7º Ano
Organismo humano, movimento e saúde Capacidades físicas: aplicações em esportes coletivos
9
Conteúdos -6ª Série/7º Ano
Esporte Modalidade individual: ginástica artística ou ginástica rítmica (a modalidade não contemplada no 3º bimestre da 5ª série) – Principais gestos técnicos – Principais regras – Processo histórico
10
Conteúdos -6ª Série/7º Ano
Ginástica Ginástica geral – Fundamentos e gestos – Processo histórico: dos métodos ginásticos clássicos à ginástica contemporânea
11
Conteúdos -6ª Série/7º Ano
Esporte Modalidade coletiva: basquetebol ou voleibol (a modalidade não contemplada no 2º bimestre) Princípios técnicos e táticos Principais regras Processo histórico
12
Conteúdos -6ª Série/7º Ano
Luta Princípios de confronto e oposição Classificação e organização A questão da Violência
13
Conteúdos – 8ª Série/9º Ano
Luta Modalidade: capoeira - Capoeira como luta, jogo e esporte Princípios técnicos e táticos Processo histórico
14
Conteúdos – 8ª Série/9º Ano
As manifestações rítmicas de diferentes grupos socioculturais As manifestações rítmicas na comunidade escolar e em seu entorno: espaços, tempos e interesses Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: hip-hop, streetdance e/ou outras Diferentes estilos como expressão sociocultural – Principais passos/ movimentos.
15
Conteúdos – 8ª Série/9º Ano
Esporte Modalidade coletiva: a escolher Técnicas e táticas como fatores de aumento da complexidade do jogo Noções de arbitragem O esporte na comunidade escolar e em seu entorno: espaços, tempos e interesses Espetacularização do esporte e o esporte profissional O esporte na mídia Os grandes eventos esportivos
16
Conteúdos – 8ª Série/9º Ano
Atividade rítmica Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: hip-hop, streetdance e/ou outras Coreografias
17
Conteúdos – 8ª Série/9º Ano
Esporte Jogo e esporte: diferenças conceituais e na experiência dos jogadores Modalidade “alternativa” ou popular em outros países: rugby, beisebol, badminton, frisbee, ou outra Princípios técnicos e táticos Principais regras Processo histórico
18
Conteúdos – 8ª Série/9º Ano
Atividade rítmica Organização de festivais de dança Esporte Organização de campeonatos
19
Habilidades/Competências -6ª série
Identificar a importância da corrida em atividades da vida cotidiana; Distinguir as diferentes modalidades de saltos; Identificar as principais fases do processo histórico das manifestações e representações da cultura rítmica nacional; Criar e identificar atividades rítmicas que contemplem diferentes sentidos e intencionalidades; Analisar a questão do gênero na dança; Identificar as capacidades físicas acionadas nas provas de corrida e saltos do atletismo; Identificar as capacidades físicas acionadas nas manifestações rítmicas nacionais; Identificar alguns exercícios específicos que mobilizam as capacidades físicas acionadas no atletismo e nas danças folclóricas e regionais;
20
Habilidades/Competências – 6ªsérie
Reconhecer e fazer uso das principais regras da modalidade estudada; Identificar a dinâmica básica da modalidade como esporte coletivo; Identificar e aplicar em situações-problema os princípios técnico-táticos da modalidade; Recorrer aos conhecimentos dos sistemas de jogo e de táticas como recursos para a prática da modalidade; Discriminar as diferentes formas de manifestação metabólica da resistência( aeróbia e anaeróbia), com destaque para a modalidade trabalhada.
21
Habilidades/Competências – 8ªsérie
Identificar os movimentos característicos da capoeira; Identificar costumes e elementos ritualísticos da capoeira; Elaborar movimentos, associando-os aos da capoeira; Identificar fases do processo histórico da capoeira; Identificar e adaptar instrumentos utilizados em uma roda de capoeira; Identificar os diferentes elementos constitutivos do hip-hop ou outra manifestação; Identificar e nomear passos e movimentos característicos da manifestação rítmica trabalhada no bimestre.
22
Habilidades/Competências – 8ªsérie
Reconhecer as ações técnico-táticas da modalidade trabalhada; Identificar e analisar o modo de construção do discurso da televisão sobre o esporte; Identificar as fases do processo histórico de desenvolvimento dos diferentes estilos de street dance; Identificar e nomear passo/movimentos característicos do street dance; Criar coreografias de street dance.
23
Situação de aprendizagem
Sequência Didática Situação de aprendizagem
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.