A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física"— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
EDUCAÇÃO FÍSICA Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física

2 Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.

3 Espera-se que a Educação Física possa assumir na escola um importante papel em relação à dimensão do Se-Movimentar humano, relacionando-se ativamente com outros componentes curriculares e influindo decisivamente na vida dos alunos. Ao fazer isso, ela estará ampliando o papel já exercido nos últimos anos, o de ser uma disciplina motivadora para os alunos. Estará sendo responsável também por um conhecimento imprescindível a eles. Os professores são parceiros fundamentais nesse empreendimento.

4 EIXOS DE CONTEÚDOS

5 JOGO

6 ESPORTE

7 GINÁSTICA

8 LUTA

9 ATIVIDADE RÍTMICA

10 BRINCADEIRAS

11 EIXOS TEMÁTICOS - EF ORGANISMO HUMANO, MOVIMENTO E SAÚDE.

12 EIXOS TEMÁTICOS - EM CORPO, SAÚDE E BELEZA MÍDIAS CONTEMPORANEIDADE LAZER E TRABALHO

13 CONJUNTO DE TEMAS ÉTICA MEIO AMBIENTE PLURALIDADE CULTURAL SAÚDE ORIENTAÇÃO SEXUAL TRABALHO CONSUMO

14 Espera-se que esse quadro organize as opções das equipes escolares, propiciando uma articulação necessária entre os diversos temas selecionados, sempre tendo em vista o desenvolvimento das habilidades dos alunos e sua aprendizagem.

15

16 HABILIDADES - EF Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades: • Identificar diferentes tipos de jogos e reconhecer seus significados socioculturais; • Identificar semelhanças e diferenças entre jogo e esporte; • Identificar princípios de competição e de cooperação em diferentes tipos de jogos; • Identificar princípios comuns do esporte coletivo;

17 HABILIDADES - EF Identificar as capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade presentes nas atividades do cotidiano e em algumas manifestações da cultura de movimento; • Reconhecer a importância e as características do aquecimento; • Relacionar as capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade às práticas de aquecimento e alongamento;

18

19 HABILIDADES - EM Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades: • Analisar, do ponto de vista técnico-tático, um jogo da modalidade trabalhada no bimestre transmitido pela televisão ou assistido presencialmente; • Vivenciar sistemas de jogo e preceitos táticos inerentes à modalidade trabalhada no bimestre; • Identificar sistemas defensivos e ofensivos da modalidade trabalhada no bimestre;

20 HABILIDADES - EM • Reconhecer a importância e a utilidade dos sistemas de jogo e táticas no desempenho esportivo; • Elaborar estratégias táticas para a modalidade trabalhada no bimestre; • Identificar padrões e estereótipos de beleza presentes nas mídias; • Reconhecer e criticar o impacto dos padrões e estereótipos de beleza corporal sobre si e seus pares • Identificar indicadores que levam à construção de representações culturais sobre o corpo e a beleza;

21 HABILIDADES - EM • Selecionar, relacionar e interpretar informações e conhecimentos sobre padrões e estereótipos de beleza; • Selecionar indicadores de composição corporal para construir argumentação consistente e coerente sobre estereótipos de beleza; • Identificar contribuições da alimentação e do exercício no desenvolvimento e no controle da obesidade; • Estimar valores calóricos relacionados ao consumo de alimentos e ao gasto com exercícios físicos;

22 Carlos Roberto Federici Júnior
“AS PESSOAS QUE PASSAM POR NÓS, NÃO VÃO SÓ E NÃO NOS DEIXAM SÓ. LEVAM UM POUCO DA GENTE, DEIXANDO UM POUCO DE SI.” 100 Pensamentos Poderosos Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física


Carregar ppt "Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google