A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS"— Transcrição da apresentação:

1 CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Docência na Educação Infantil I Sorocaba/ AES

2 CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS (Maternal I): FASE DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS OU HABILIDADES ESPECÍFICAS DO SER HUMANO. EXPLORAÇÃO DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS (SALTAR E CAIR, LANÇAR E RECEBER, SUBIR E DESCER). ELABORAR EXPERIÊNCIAS E SITUAÇÕES PARA MELHORAR O CONTROLE CORPORAL.

3 CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
O PERÍODO DE 2 A 3 ANOS É CARACTERIZADO PELA INTENSA ATIVIDADE EXPLORATÓRIA DA CRIANÇA

4 FORNECER ESTÍMULOS ADEQUADOS CONSIDERANDO AS DIFERENÇAS.
EVITE OFERECER RESPOSTAS RÁPIDAS/ ELABORE PROBLEMAS DE MOVIMENTO E DESAFIOS AS CRIANÇAS.

5 DIVERSIDADES PATRIMÔNIO GENÉTICO, PERSONALIDADE MOTIVAÇÃO ESTIMULAÇÃO.

6 CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS (Maternal II): FASE DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS. MELHOR DOMÍNIO CORPORAL E DIVERSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES ADQUIRIDAS. DESCOBERTA DE OUTROS MOVIMENTOS. UTILIZAR BRINCADEIRAS ONDE PARTICIPEM O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE CRIANÇAS.

7 CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
ESTIMULAR A CRIANÇA A EXPERIMENTAR DIVERSAS FORMAS DE REALIZAR OS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS. DAR ÊNFASE EM UMA OU DUAS HABILIDADES ESPECÍFICAS POR AULA.

8 ATENÇÃO À FADIGA = PERDA DA
MOTIVAÇÃO E INTERESSE.

9 ESTABELECER ROTINAS DE HORÁRIOS PARA AS CRIANÇAS
DEIXAR COM QUE AS CRIANÇAS COMAM E BEBAM SOZINHAS ESTABELECER ROTINAS DE HORÁRIOS PARA AS CRIANÇAS

10 LEMBREMOS QUE A PROFISSÃO DA CRIANÇA É BRINCAR.
O FAZ DE CONTA , O MUNDO DA FANTASIA É FUNDAMENTAL PARA A CRIANÇA. O AMOR PELAS CRIANCAS É O MELHOR RECURSO PEDAGÓGICO. PROFa. Rita

11 SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS:
BRINCADEIRAS NO RITMO DA MÚSICA. SONS DAS DIVERSAS PARTES DO CORPO. DRAMATIZAR E REPRESENTAR HISTÓRIAS. BRINCAR DE CIRCO. UTILIZAR MÁSCARAS E MAQUIAGEM. ESTIMULAR A FANTASIA E O FAZ DE CONTA. BRINCADEIRAS DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA. BRINCADEIRAS NO PARQUINHO. PRIMEIROS JOGOS COM REGRAS SIMPLES. EXPLORAÇÃO DAS HABILIDADES FUNDAMENTAIS.

12 SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS ANOS:
CONTAR HISTÓRIAS OU LENDAS DO FOLCLORE. UTILIZAR OU CONSTRUIR BONECOS E MARIONETES NAS HISTÓRIAS. ENSINAR CIRANDAS E ATIVIDADES RÍTMICAS. BRINCADEIRAS DE IMITAÇÃO DOS ANIMAIS. ENSINAR AS CRIANÇAS A ARRUMAREM A SALA E SEUS BRINQUEDOS. EXPERIMENTAR OS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS DIRECIONANDO A AÇÃO E NÃO A FORMA. TRABALHAR COM BRINQUEDOS DE ENCAIXE COM FORMAS GEOMÉTRICAS.


Carregar ppt "CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google