A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Imagens do Portal dia a dia PR - Multimeios

2 1 - Apresentação Cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem, preparados para participar da vida econômica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo.

3 1 - Apresentação Estas aprendizagens devem constituir-se em instrumentos para que o aluno compreenda melhor a realidade que o cerca, favorecendo sua participação em relações sociais cada vez mais amplas, possibilitando a leitura e interpretação das mensagens e informações que hoje são amplamente veiculadas, preparando-o para a inserção no mundo do trabalho e para a intervenção crítica e consciente na vida pública.

4 1 - Apresentação Esta proposta de ação pretende proporcionar ao aluno uma visão crítica a respeito da importância da escola pública levando-o a valorizá-la à medida que compreende que é publica, mas não é gratuita, pois é subsidiada por toda a sociedade por meio dos impostos. Portanto a utilização desta instituição deve acontecer de forma responsável para que a sociedade tenha o retorno no âmbito do desenvolvimento social, científico, político, cultural e no mundo do trabalho.

5 2. Objetivos Proporcionar ao aluno possibilidade de compreender a importância da escola pública através da investigação do contexto histórico no qual foi criada: Proporcionar ao aluno possibilidade de compreender a importância da escola pública através da investigação do contexto histórico no qual foi criada: Verificar de onde vem os recursos que mantém a Escola Pública; Verificar de onde vem os recursos que mantém a Escola Pública; Conhecer os gastos que o Estado tem para a manutenção e funcionamento de uma Escola Pública; Conhecer os gastos que o Estado tem para a manutenção e funcionamento de uma Escola Pública;

6 2. Objetivos – Perceber a importância da responsabilidade que o aluno de Escola Pública deve ter para com a sociedade. – Perceber a importância da responsabilidade que o aluno de Escola Pública deve ter para com a sociedade. – Conscientizar da importância dos tributos e impostos e estar atento a aplicabilidade dos mesmo. – Conscientizar da importância dos tributos e impostos e estar atento a aplicabilidade dos mesmo.

7 3. Público Alvo Alunos da 8ª séries do ensino fundamental Alunos da 8ª séries do ensino fundamental

8 4. Metodologia 4. Metodologia 4. Metodologia

9 Primeiro Grupo O primeiro grupo irá realizar uma pesquisa sobre a Escola Pública no Brasil, onde deverão responder as seguintes questões: O primeiro grupo irá realizar uma pesquisa sobre a Escola Pública no Brasil, onde deverão responder as seguintes questões: a) Onde e quando foi criada a primeira Escola Pública no Brasil? a) Onde e quando foi criada a primeira Escola Pública no Brasil? b) Em que contexto histórico ocorreu à criação da Escola Pública? b) Em que contexto histórico ocorreu à criação da Escola Pública? c) Quais os Interesses que os governos tinham em relação à Escola Pública? c) Quais os Interesses que os governos tinham em relação à Escola Pública? d) Que transformação ela (a Escola Pública) proporcionou à sociedade da época? d) Que transformação ela (a Escola Pública) proporcionou à sociedade da época? e) Qual é a função social da Escola Pública? e) Qual é a função social da Escola Pública?

10 Segundo Grupo O segundo Grupo será responsável para fazer outra pesquisa sobre os recursos que mantém a Escola Pública, verificando quais contribuições, taxas e impostos são revertidos para a Educação. O segundo Grupo será responsável para fazer outra pesquisa sobre os recursos que mantém a Escola Pública, verificando quais contribuições, taxas e impostos são revertidos para a Educação.

11 Terceiro Grupo O terceiro grupo ficará responsável para entrevistar a direção sobre os gastos de manutenção da escola durante um mês. Bem como fazer um levantamento sobre o custo com salários de professores e funcionários. Após a coleta de dados terá que fazer um cartaz demonstrativo sobre os gastos de manutenção da escola. O terceiro grupo ficará responsável para entrevistar a direção sobre os gastos de manutenção da escola durante um mês. Bem como fazer um levantamento sobre o custo com salários de professores e funcionários. Após a coleta de dados terá que fazer um cartaz demonstrativo sobre os gastos de manutenção da escola.

12 Finalizando No final dos trabalhos todos os grupos irão apresentar para as demais turmas os resultados de suas pesquisas e promover um debate em torno da importância de se ter responsabilidade na vida escolar, uma vez que a Escola Pública não é gratuita e sim mantida por todos nós cidadãos.

13 5 - Carga Horária 15 horas/aula

14 6 - Conteúdo Programático 1 – História da Escola Pública No Brasil 1 – História da Escola Pública No Brasil 2 – Educação fiscal 2 – Educação fiscal 3 – Função Social da Escola. 3 – Função Social da Escola.

15 7 - Material de apoio 1 – Livros didáticos e Paradidáticos 1 – Livros didáticos e Paradidáticos 2 – Internet – Laboratório de Informática 2 – Internet – Laboratório de Informática 3 – Cadernos do Programa Nacional de Educação Fiscal 3 – Cadernos do Programa Nacional de Educação Fiscal 4 – TV pendrive 4 – TV pendrive

16 8 - Processo de Avaliação A avaliação será realizada concomitante ao desenvolvimento da proposta, por meio da participação, envolvimento, organização e interatividade dos alunos. No momento das apresentações será avaliada a capacidade de argumentação e o grau de consciência crítica que o trabalho proporcionou ao aluno. A avaliação será realizada concomitante ao desenvolvimento da proposta, por meio da participação, envolvimento, organização e interatividade dos alunos. No momento das apresentações será avaliada a capacidade de argumentação e o grau de consciência crítica que o trabalho proporcionou ao aluno.

17 9 – Referências Bibliográficas AZEVEDO, José Clóvis de. Escola Cidadã: políticas e práticas. Disponível em www.anped.org.br Brasil. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. Cadernos 1, 2, 3, 4. Ed. Brasília: ESAF, 2009. Brasil. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. Cadernos 1, 2, 3, 4. Ed. Brasília: ESAF, 2009. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. DIrerizes Curriculares da Educação Básica. Paraná, 2008./ Diretrizes de História FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14.ed.São Paulo: Paz e Terra, 1998.

18 9 – Referências Bibliográficas SITES www.educacaoliteratura.com.br www.esaf.fazenda.gov.br/.../educacao-fiscal www.esaf.fazenda.gov.br/.../educacao-fiscal www. mec.gov.br www.novaescola.com.br www.historiaehistoria.com.br www.receita.fazenda.gov.br


Carregar ppt "Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google