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LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB Fundamentos do Projeto Pedagógico.

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Apresentação em tema: "LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB Fundamentos do Projeto Pedagógico."— Transcrição da apresentação:

1 LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB Fundamentos do Projeto Pedagógico

2 1.PARCERIAS (SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA) Coordenação acadêmica da UnB Participação dos Gestores Municipais de Educação Execução dos professores autores, professores supervisores, tutores e alunos Referência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras e nos Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância - SEED/MEC

3 2. CARACTERIZAÇÃO Formação de professores: Ensino Fundamental (séries finais) e Ensino Médio formar de modo consistente e contextualizado o educador nos conteúdos de sua área de atuação Proposta metodológica formação técnico- científica & formação ético-humanística Enfoque pluralista no tratamento dos temas e dos conteúdos Avaliação como informação tomada de consciência de problemas e dificuldades Uso educacional dos meios de comunicação

4 3.DIMENSÕES CURRICULARES epistemológica: escolha e recortes teórico-metodológicos das áreas e disciplinas que integram o currículo das séries iniciais profissionalizante: suportes teórico- práticos do fazer do professor de língua materna em todas as suas relações sociopolíticas e culturais e nas perspectivas da moral e da ética

5 4. N ÚCLEOS DE ESTUDO Núcleo comum básico (estágio e prática docente; formação técnico-pedagógica) Conteúdos de natureza científico-cultural (Linguística e Língua Portuguesa; Literatura) Atividades diversificadas

6 5.O BJETIVOS desenvolver a compreensão do educador como sujeito capaz de propor e efetivar as transformações político-pedagógicas que se impõem à escola desenvolver a compreensão da escola como espaço social, sensível à história e à cultura locais viabilizar a apropriação pelos educadores das tecnologias de comunicação e informação e seus códigos estimular a construção de redes de educadores para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento

7 6. M ETODOLOGIA Integração dos saberes hoje reconhecidos como essenciais: 1. na instrumentalização permanente dos recursos humanos 2. no desenvolvimento do pensamento autônomo e da criatividade 3. em temas e conteúdos que reflitam os contextos vividos pelo público-alvo, nos diferentes espaços de trabalho

8 7. E STRUTURA CURRICULAR HISTORICIDADE: desenvolvimento e construção processual do conhecimento em um determinado contexto CONSTRUÇÃO: conhecimento como processo que se estabelece no conjunto de relações homem/homem, homem/natureza e homem/cultura DIVERSIDADE: diferentes abordagens determinam diferentes posicionamentos na ação profissional

9 8. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR temas de pesquisa, por semestre, com o objetivo de aprofundar conteúdo na relação entre teoria e prática forma modular, em conjunto de 24 créditos organizados interdisciplinarmente estudo a distância realizado pelo estudante por meio de leituras individuais e coletivas, na interação com o sistema de acompanhamento no ambiente virtual de aprendizagem, Moodle. momentos presenciais para avaliações, estágios obrigatórios, atividades de laboratórios de ensino, defesa de trabalhos de conclusão de curso

10 9. N ÍVEIS DE ACOMPANHAMENTO pelo elaborador da disciplina - a distância pelo professor-supervisor dos tutores – a distância pelos tutores a distância – especificidade das disciplinas pelo tutor presencial – no desenvolvimento do trabalho pedagógico pelo coordenador geral do curso

11 10. CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM aprendizagem resolução de dificuldade/ problema postura participativa e reflexiva interação dos variados objetos do conhecimento (e possibilidades de novos), com mediação pedagógica apoiada em recursos tecnológicos Autonomia e autoria como metas a serem alcançadas (pesquisa em livros, periódicos, Google acadêmico, www. periodicos.capes.br)

12 11. PROCESSO DE AVALIAÇÃO atendimento aos referenciais de ensino a distância e da Universidade de Brasília (menções) sistema informatizado de acompanhamento e avaliação das atividades monitoramento sistemático e permanente

13 12. FUNÇÕES DA TUTORIA (A DISTÂNCIA) aprofundamento teórico-prático dos conteúdos trabalhados nas diferentes áreas participação nas discussões relativas ao uso do material didático orientação (individual ou em grupo) ao aluno em seu processo de estudo e de auto-avaliação encaminhamento de soluções para problemas detectados no processo de ensino-aprendizagem do aluno

14 13. FUNÇÕES DA TUTORIA (PRESENCIAL) estímulo ao aluno em momentos de dificuldades participação ativa no processo de avaliação de aprendizagem articulação com os demais tutores e coordenadores no processo de desenvolvimento do curso avaliação e aprimoramento no sistema de tutoria participação do processo de avaliação do curso


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