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2009
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Aspectos que devem compor o Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação
Coordenação Geral dos Cursos de Graduação PROACAD - DDE
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Histórico: A história do Curso contextualizada com a história da Instituição; A história da área ou do objeto de estudo do curso de graduação estabelecendo relação com os currículos anteriores, quando for o caso. Justificativa para a proposta ou reformulação: Deve basear-se em dados de diagnostico do curso, fundamentado em possíveis resultados de avaliações institucionais e/ou inovações propostas.
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Marco teórico: Concepções teóricas e epistemológicas que fundamentam o PP do curso, tais como: Concepção de ser humano e de mundo, de sociedade, de educação, de universidade, de cidadão, de profissional, de conhecimento, de currículo e de sua sistemática de operacionalização. 4. Objetivos do Curso: De acordo com as diretrizes do MEC e da UFPE.
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5. Perfil profissional: O que se espera do egresso do curso frente às exigências do mercado de trabalho. 6. Campo de atuação do profissional como meio de viabilizar a articulação entre o mundo do trabalho e o mundo acadêmico. Apresentar espaços possíveis de atuação do profissional egresso do curso.
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7. Competências, atitudes e habilidades:
Devem estar coerentes com os objetivos do Curso e com o perfil profissional. Sistemáticas de avaliação ( da aprendizagem dos estudantes e outras formas de avaliação): Apresentação de estratégias de avaliação efetivadas ao longo do curso. 9. Organização Curricular do curso: Indicação e caracterização de áreas de concentração (ênfase) ou habilitações, quando houver.
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10. Quadro ou estrutura curricular com identificação completa dos componentes curriculares (disciplinas, atividades complementares, estagio supervisionado, trabalho de conclusão de curso): Departamento responsável; Carga horária teórica e prática de cada componente; Pré-requisitos de componente ou de carga horária e co-requisitos; Caráter do componente curricular: obrigatório, eletivo ou optativo; Tempo de integralização curricular (mínimo e máximo); Detalhamento da carga horária total do curso: número de horas dos componentes obrigatórios (inclusive Estágios e TCC); eletivos da UFPE (na estrutura do próprio curso); eletivos livres (que podem ser cursados em outros cursos de graduação e pós-graduação da UFPE; bem como em outras IES nacionais e internacionais ) e de atividades complementares; turno(s) de funcionamento.
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11. Ementas, resumos dos conteúdos relativos aos componentes curriculares e suas respectivas bibliografias básicas e complementares. 12. Programas dos componentes curriculares: Elaborados sob a forma de plano de ensino, preenchidos em formulário disponível na Pró- Reitoria para Assuntos Acadêmicos;
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Corpo Docente: Detalhamento do perfil profissional, titulação e competências.
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Suporte para funcionamento do curso (estrutura física, biblioteca, acervo, laboratórios etc).
Sistemática de concretização do Projeto Pedagógico: Indicação de critérios e de condições indispensáveis à sua operacionalização e avaliação. Trechos de atas relativos à aprovação do Projeto Pedagógico pelo respectivo Colegiado do Curso, Pleno de Departamento e Conselho Departamental do Centro. OBS: Os componentes curriculares que pertencerem a outros Departamentos deverão estar devidamente autorizados pelos respectivos Departamentos.
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Formulário do Componente Curricular F
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TIPO DE COMPONENTE (Marcar um x na opção)
Disciplina; Estágio; Atividade complementar; Prática de ensino; Monografia; Módulo. STATUS DO COMPONENTE (Marcar um X na opção) Obrigatório Eletivo Optativo.
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Carga horária semanal: (teórica e prática); N°. de créditos Período;
Dados do Componente Código; Nome; Carga horária semanal: (teórica e prática); N°. de créditos Período; Pré-requisitos Co-requisitos; Requisitos Carga Horária .
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Conteúdo programático; Bibliografia Básica;
Dados do Componente cont. Ementa; Conteúdo programático; Bibliografia Básica; Departamento a que pertence a disciplina; Homologado pelo Colegiado de Curso; Assinaturas do chefe do Departamento e do Coordenador do curso ou área
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Informações pra o Discente
Vinculação a um perfil curricular no ato da 1° matrícula acadêmica; Procurar verificar em que perfil esta vinculado; Verificar os códigos dos componentes curriculares (disciplinas), carga horária e equivalência, pré e co-requisitos Verificar o tempo de integralização – mínimo/máximo Carga horária total do Curso Carga horária dos componentes obrigatórios Carga horária dos componentes eletivos ( se esta carga horária pode ser cursada no perfil do curso; em outras instituições ou em atividade complementares:extensão; iniciação científica e monitoria.).
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• Coordenadora Geral dos Cursos de Graduação
Lúcia Helena Magalhães Franca • Coordenadora Geral dos Cursos de Graduação
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“Não posso continuar sendo humano, se faço desaparecer em mim a esperança“
Paulo Freire
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