A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
na modalidade a distância

2 Sejam todas/os Bem-vindos! 2010/1

3 Eixo 8 Práticas Pedagógicas, Currículo e Ambientes de Aprendizagem VIII – Teorias em Ação
Alternativa 1 SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: DOCÊNCIA DE ANOS horas ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCÊNCIA 0 A 05 ANOS horas Alternativa 2 SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: DOCÊNCIA DE 06 A 10 ANOS   horas ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCÊNCIA 06 A 10 ANOS horas

4 ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Pontuação f- Participação (sem apresentação de trabalhos) em cursos, seminários, e demais atividades de extensão universitária organizada pela UFRGS com carga horária definida e que incluam avaliação de freqüência e desempenho. Um crédito a 15 (quinze) horas de atividades g- Disciplinas eletivas, quando excedentes ao número de créditos eletivos exigidos pelo Curso, cursadas com aproveitamento. j- Participação efetiva e comprovada em semanas acadêmicas, programas de treinamentos, jornadas, simpósios, congressos, conferências, fóruns, atividades artísticas, promovidas pela UFRGS e registradas na PROREXT. Um crédito a cada 15 (quinze) horas de atividades. l- Participação efetiva e comprovada em semanas acadêmicas, programas de treinamentos, jornadas, simpósios, congressos, conferências, fóruns, atividades artísticas, promovidas por outras IES ou por órgão público, conselho ou associação de classe, podendo ser somadas as cargas horárias de diferentes atividades , sendo consideradas apenas aquelas que, individualmente, tenham carga horária maior ou igual a 08 (oito) horas. 30 (trinta) horas de atividades. m- Apresentação de trabalhos em eventos de natureza acadêmica (não cumulativamente aos créditos computados para iniciação científica e extensão, quando se tratar de, respectivamente, Salão de Iniciação Científica e Salão de Extensão). Um crédito por apresentação.

5 Laboratório em Ciências Naturais I
ELETIVAS Laboratório em Ciências Naturais I Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares

6 CONCEPÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR
O Estágio Curricular se caracteriza como atividade prática de exercício profissional, realizada em situação real de trabalho sob a supervisão e responsabilidade da instituição de ensino envolvendo aspectos humanos, técnico-científicos e político-sociais.

7 OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR
Os Estágios Curriculares Supervisionados terão como objetivo proporcionar situações que possibilitem integrar conhecimentos teórico- práticos a experiências pessoais, por meio da vivência de situações concretas de trabalho que exijam aplicação tanto da competência técnico- científica quanto do compromisso político-social desenvolvidos no curso.

8 PPC do PEAD contempla para o estágio:
apoiar o uso de tecnologias nas atividades desenvolvidas com os alunos; promover a experimentação de novas arquiteturas pedagógicas; resgatar os estudos e atividades das interdisciplinas realizadas durante o curso.

9 TEMPOS PARA O ESTÁGIO CURRICULAR
A carga horária destinada à dimensão teórica é de (120 horas), no qual a freqüência mínima exigida do discente para o desenvolvimento das atividades é de 75%.  A carga horária destinada à dimensão prática—estágio supervisionado corresponde a (180 horas).

10 ESTRUTURA DA SUPERVISÃO
Estágio supervisionado e formação são compreendidos como processos simultâneos, apoiados em modelo teórico colaborativo que há entre o professor-aluno e o supervisor, o tutor e os colegas. Tal princípio articulador se dará a partir de comunidades, constituídas em cada polo, com 12 professores-alunos, sendo cada grupo acompanhado orientado por um professor supervisor de estágio e um tutor.

11 AÇÕES DA SUPERVISÃO A supervisão se caracteriza pela relação que acontece entre o estagiário e as diferentes ações de supervisão: orientação, acompanhamento e avaliação. Essas formas são: a) Supervisão direta: entende-se por supervisão direta a orientação, acompanhamento e avaliação do estagiário realizada de forma direta pelos profissionais responsáveis pela supervisão. Cada estagiário receberá, ao menos, 2 (duas) visitas na escola campo de estágio b) Supervisão semi-direta: entende-se por supervisão semi-direta a orientação, acompanhamento e avaliação do estagiário, intermediada por mais de um dos profissionais responsáveis pela supervisão.

12 ACOMPANHAMENTO ONLINE
A supervisão online será apoiada também: ·As reflexões sobre a prática serão compartilhadas por meio de registros no Diário, acompanhados de interações do supervisor; ·Encontros presenciais com o supervisor de estágio e os tutores orientará a experiência promovendo, sempre que necessário, ligações com conhecimentos dos eixos anteriores; Ferramentas de comunicação e interação serão utilizadas para a supervisão.

13 Apoio Banco de idéias: serão disponibilizadas propostas de planejamentos, atividades sugeridas pelos docentes durante o curso e arquiteturas pedagógicas desenvolvidas pelos alunos no semestre 2009/2; Materiais de interdisciplinas desenvolvidas em eixos anteriores;

14 ATORES DA SUPERVISÃO Serão responsáveis pela supervisão os seguintes profissionais: a)equipe de coordenação dos estágios (coordenação geral e coordenação de área); b) professores supervisores; c) coordenadores de pólo; d) tutores; e) interlocutores.

15 Da equipe de Coordenação de Estágio
Entende-se por equipe de coordenação a instância responsável pela viabilização, articulação e desenvolvimento das atividades de estágio. Compete a equipe: criar mecanismos operacionais que facilitem a realização dos estágios com segurança e aproveitamento, mantendo atualizado um sistema de documentação e cadastramento; realizar o acompanhamento da supervisão, quer na forma direta e/ou semi-direta.

16 Equipe de coordenação de área
Anos iniciais: Darci Collares Educação Infantil: Gládis Kaerch EJA: Dóris Fiss e Denise Comerlatto PNEE: Laboratório de Informática: Rosane Aragon

17 Coordenadores de Área - Produzir materiais com orientações gerais e específicas das áreas; -Coordenar reuniões de planejamento do trabalho de orientação; Assessorar os professores orientadores nas suas áreas de atuação;

18 COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES
Do Coordenador do Pólo Articulação entre os diferentes atores da supervisão; Apoio ao trabalho de orientação; Encaminhar à equipe de coordenação dos estágios questões referentes ao curso, ao campo de estágio e à Instituição, indicadas nos relatórios, detectadas nas visitas ou encaminhadas pelo interlocutor.

19 Do tutor Acompanhar o grupo de estagiários;
Realizar observações sobre o processo de construção e desenvolvimento do processo de estágio; Acompanhar e apoiar as ações do professor orientador.

20 Do Interlocutor Exercerá o papel de interlocutor:
o professor titular, nos casos de estudantes que não estão no exercício docente; diretor da escola, vice-diretor ou supervisor quando houver, para os estudantes no exercício da docência. Atribuições: Acompanhar o estágio na escola campo; Realizar a interlocução com professor supervisor

21 Avaliação do estágio  Considerando que o estágio supervisionado será realizado de forma articulada com o Seminário Integrador, o registro do resultado final observará os indicadores de cada etapa. Obs.: importante ler o informativo nº 2 Disponível em estagio.pbworks.com

22 EXEMPLO LOGÍSTICA PARA VISITAS SUPERVISÃO


Carregar ppt "FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google