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Demandas e aspectos legais do PEAD Coordenação do PEAD.

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Apresentação em tema: "Demandas e aspectos legais do PEAD Coordenação do PEAD."— Transcrição da apresentação:

1 Demandas e aspectos legais do PEAD Coordenação do PEAD

2 Alteração curricular Interdisciplina Educação de Jovens e Adultos do Eixo V será abordada no Eixo VII. Interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação do Eixo VII será abordada no Eixo V, sob a coordenação do Seminário Integrador.

3 Estágio Curricular Cf. Diretrizes - (a) Estágio Curricular a ser realizado, ao longo do curso e (b) 300 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado prioritariamente em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Diretrizes Resolução do CEPE – Art. 2º - Os Estágios de Docência - inserção do discente de curso de Licenciatura na prática docente sob a supervisão direta por profissionais dos diferentes espaços educativos e orientação pelos professores da UFRGS. Orientador – professor do Curso/UFRGS e supervisor local. Contempla: dimensão teórica e dimensão prática.Resolução do CEPE O Estágio Supervisionado será desenvolvido no Eixo 8 (2010/1). Pode ser realizado na sua própria sala de aula ou escola.

4 CEPE – Campo de Estágio Art. 8º - O campo de estágio para a realização das atividades de docência é composto, preferencialmente, por escolas da rede pública de ensino, podendo, em situações de excepcional interesse acadêmico, a critério do conjunto de professores orientadores do Estágio de Docência da respectiva área de conhecimento, incluir espaços educativos alternativos.

5 CEPE – O que cabe ao estagiário? Art. 7º - O Plano de Trabalho do estagiário deve apresentar, segundo as especificidades de cada curso, os seguintes elementos: a) registro e sistematização da realidade da comunidade escolar campo de estágio; b) atividades de docência compartilhadas com o professor supervisor em exercício no campo de estágio; c) atividades de regência em escolas de educação básica ou em outros espaços educativos sob a supervisão do professor em exercício dessas instituições e sob a orientação do professor da Universidade; d) projeto de docência prevendo um módulo didático composto por planejamento, execução e avaliação do ensino e da aprendizagem; e) atividades de acompanhamento e participação em diversos aspectos da vida escolar junto à direção, supervisão e/ou orientação da escola; f) atividades de ensino, pesquisa ou extensão, em caráter excepcional e complementar, através da execução de projetos específicos elaborados sob a orientação de professor da Universidade, em acordo com a instituição campo de estágio, autorizadas pelo Departamento e pela Comissão de Graduação respectivos e com os registros acadêmicos cabíveis.

6 Atividades Complementares 1 ATIVIDADEPontuação máxima a- Bolsista remunerado ou voluntário de extensão da UFRGS com o devido registro na PROREXT e participação no Salão de Extensão Um crédito a cada 60 (sessenta) horas de atividades. 2 créditos b- Participação em comissão coordenadora ou executora de evento de extensão isolado, devidamente registrada na PROREXT Um crédito a cada 60 (sessenta) horas de atividades. 2 créditos c- Iniciação científica realizada no âmbito da UFRGS com o devido registro na PROPESQ e participação no Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Um crédito a cada 60 (sessenta) horas de atividades. 2 créditos d- Monitoria em disciplinas da UFRGS com a devida comprovação do Departamento ou do professor responsável e registro pela PROGRAD. Um crédito a cada 60 (sessenta) horas de atividades. 2 créditos e- Representação discente junto a órgãos da UFRGS, com comprovação de, no mínimo, 75% de participação efetiva. Um crédito por ano de mandato2 créditos f- Participação (sem apresentação de trabalhos) em cursos, seminários, e demais atividades de extensão universitária organizada pela UFRGS com carga horária definida e que incluam avaliação de freqüência e desempenho. Um crédito a 15 (quinze) horas de atividades2 créditos g- Disciplinas eletivas, quando excedentes ao número de créditos eletivos exigidos pelo Curso, cursadas com aproveitamento. Um crédito a 15 (quinze) horas de atividades2 créditos

7 Atividades Complementares 2 h- Disciplinas adicionais poderão ser cursadas com aproveitamentoUm crédito a 15 (quinze) horas de atividades2 créditos i- Estágios extracurriculares desenvolvidos com base em convênios firmados pela UFRGS. Um crédito a cada 60 (sessenta) horas de atividades. 2 créditos j- Participação efetiva e comprovada em semanas acadêmicas, programas de treinamentos, jornadas, simpósios, congressos, conferências, fóruns, atividades artísticas, promovidas pela UFRGS e registradas na PROREXT. Um crédito a cada 30 (trinta) horas de atividades. 2 créditos k- Atividades desenvolvidas como bolsa PET (Programa Especial de Treinamento) Bolsa Permanência ou Bolsa Trabalho no âmbito da UFRGS. Um crédito a cada 60 (sessenta) horas de atividades. 2 créditos l- Participação efetiva e comprovada em semanas acadêmicas, programas de treinamentos, jornadas, simpósios, congressos, conferências, fóruns, atividades artísticas, promovidas por outras IES ou por órgão público, conselho ou associação de classe, podendo ser somadas as cargas horárias de diferentes atividades, sendo consideradas apenas aquelas que, individualmente, tenham carga horária maior ou igual a 08 (oito) horas. Um crédito a cada 30 (trinta) horas de atividades. 2 créditos m- Apresentação de trabalhos em eventos de natureza acadêmica (não cumulativamente aos créditos computados para iniciação científica e extensão, quando se tratar de, respectivamente, Salão de Iniciação Científica e Salão de Extensão). Um crédito por apresentação.2 créditos n- Participação em viagens de estudo para o exterior organizadas pela UFRGS ou por outra IES ou Prefeitura Municipal ou Secretaria de Educação do RS Um crédito a cada dia de atividades nas instituições visitadas 2 créditos o- Publicação em periódicos científicos com autoria exclusivaDois créditos por autoria2 créditos p- Publicação em periódicos científicos em co-autoriaUm crédito por autoria2 créditos q- Outras atividades realizadas pelo estudante em áreas afins ao Curso de PedagogiaUm crédito por publicação2 créditos

8 Atividades complementares 3 Resolução do CEPE/UFRGS Resolução COMGRAD/EDUAD

9 Adote um Bixo É atividade complementar. Solicitação de incorporação da carga horária desta e outras atividades deverão ser encaminhadas no último Semestre/Eixo à COMGRAD/EDUAD. Carga horária no Curso destinada a essas: 105 horas/7créditos no cômputo geral.

10 Atividades Extra-curriculares Parcimônia; Cuidado com a excessiva carga de atividades; Análise de seu enquadramento às normas que regem tais atividades.

11 Licenças Licença de Tratamento de Saúde para Alunos da UFRGSLicença de Tratamento de Saúde para Alunos da UFRGS –O aluno deverá ser encaminhado à Divisão de Junta Médica através de preenchimento de formulário padrão da PRORH, onde deverá constar a relação de disciplinas matriculadas no semestre. –A solicitação de laudo médico deverá ser preenchida de forma legível contendo: nome completo do aluno (sem abreviações), número de matrícula, curso, Unidade, endereço residencial, data a partir da qual está ausente das aulas e assinatura do professor regente da disciplina ou da chefia de departamento. –O aluno tem o prazo de 72h úteis a contar do primeiro dia de ausência às aulas para requerer a inspeção médica à Divisão de Junta Médica. Licença Gestante para Alunas –Pelo período de 90 (noventa) dias é facultado a alunas gestantes a ausência justificada às aulas. No entanto, permanece a obrigatoriedade de realização de provas, a apresentação de trabalhos em datas especiais, bem como a realização de matrícula semestral. –A licença-gestante pode ser requerida a partir da 36ª (trigésima sexta) semana gestacional ou logo após o parto.

12 Freqüência no curso Atividades presenciais – previsão no curso de até 20% da CH total de cada Eixo – 375 horas x 20% = 75 horas semestrais. No Eixo IV os encontros presenciais foram 9 (9 x 4h/a = 36h/a). Presenciais – 75% de obrigatoriedade. O não cumprimento disso acarreta desligamento automático do curso, sem direito a recorrer. A distância a presença é verificada pela realização das atividades, conforme os prazos estabelecidos pelas Interdisciplinas, e o atendimento às demandas de cada equipe da Interdisciplina.

13 Abordagem acadêmica Escrita acadêmica Normas acadêmicas Prazos Interação – critério de avaliação no Eixo 5 Ética – citações com autoria identificada é absolutamente necessário

14 Eixo V Marco no curso – 2ª. Metade do curso. Vislumbra-se a formatura. Aproveitamento e concentração das energias para aproveitar o curso ao máximo. Equilíbrio dos tempos: trabalho, família, educação. Controle e sistematização. Priorização do tempo de formação.

15 O curso passará, eu passarinho... Obrigado!


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