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SEJAM BEM-VINDOS!. FaE - Faculdade de Educação UFMG – 2013.

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Apresentação em tema: "SEJAM BEM-VINDOS!. FaE - Faculdade de Educação UFMG – 2013."— Transcrição da apresentação:

1 SEJAM BEM-VINDOS!

2 FaE - Faculdade de Educação UFMG – 2013

3 Certificação do Curso: Pedagogo licenciado para a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com formação para a gestão e a pesquisa como dimensões constitutivas da docência; e formação complementar em uma das seguintes áreas: Administração de Sistemas e Instituições de Ensino Administração de Sistemas e Instituições de Ensino Educador Social Educador Social Educação de Jovens e Adultos Educação de Jovens e Adultos Ciências da Educação Ciências da Educação

4 A integralização do curso Atividades formativas Estágios Atividades Teórico - Práticas TOTAL Tempo de integralização DiretrizesCNE2800h300h100h3200h Mínimo de 3 anos letivos Proposta do Curso FaE / UFMG 2580h (disciplinas obrigatórias, optativas, formação livre, formação complementar) 420h210h3210h 4 anos e meio (9 semestres)

5 Organização do Currículo Implantado a partir do 1º semestre de A versão curricular 2013 está organizada em três núcleos de formação: ESPECÍFICA COMPLEMENTAR LIVRE

6 Avaliação do Curso: Comissão de Avaliação do Curso de PEDAGOGIA: Composição: A comissão é composta por 3 professores da Faculdade de Educação, sendo cada um deles representante de um departamento; e um representante discente. Composição: A comissão é composta por 3 professores da Faculdade de Educação, sendo cada um deles representante de um departamento; e um representante discente. - Profa. Tânia de Freitas Resende (Representante do DECAE e Coordenadora pró- tempore do Colegiado de Pedagogia). Representante da Comissão: Isabela Moura – Monitora da Graduação Representante da Comissão: Isabela Moura – Monitora da Graduação Objetivo: O objetivo principal da comissão é acompanhar e avaliar de forma sistemática a graduação em Pedagogia oferecida pela Faculdade de Educação; e sobretudo a implantação e desenvolvimento no novo currículo para o curso. Objetivo: O objetivo principal da comissão é acompanhar e avaliar de forma sistemática a graduação em Pedagogia oferecida pela Faculdade de Educação; e sobretudo a implantação e desenvolvimento no novo currículo para o curso.CONTINUA

7 Principais atividades: Principais atividades: - Avaliação dos registros individuais dos alunos sobre o curso (dúvidas, críticas, reclamações, sugestões, etc). Para isso disponibilizamos um formulário próprio: SAC – Serviço de Acompanhamento Curricular, disponível no Xerox, no Colegiado e no site da Faculdade (www.fae.ufmg.br) - Avaliação coletiva das turmas no final de cada semestre. - Avaliação coletiva das turmas no final de cada semestre. - Orientação às turmas para eleição de um representante a fim de garantir o bom desempenho das atividades e objetivos desta comissão. É importante que cada turma eleja seu representante de acordo com seus próprios critérios e informe os nomes ao Colegiado até a data-limite. - Orientação às turmas para eleição de um representante a fim de garantir o bom desempenho das atividades e objetivos desta comissão. É importante que cada turma eleja seu representante de acordo com seus próprios critérios e informe os nomes ao Colegiado até a data-limite. Contato: A comissão estará disponível para comunicação com alunos e professores através do em atendimentos pessoais nos horários de plantão: na sala do Colegiado de Pedagogia. Responsável pelos contatos: monitora Isabela e representantes de turma. Contato: A comissão estará disponível para comunicação com alunos e professores através do em atendimentos pessoais nos horários de plantão: na sala do Colegiado de Pedagogia. Responsável pelos contatos: monitora Isabela e representantes de turma. Importante: Fiquem atentos ao calendário de atividades da Comissão divulgado na FaE e no site da Faculdade. Importante: Fiquem atentos ao calendário de atividades da Comissão divulgado na FaE e no site da Faculdade.

8 Monografia de Conclusão de Curso: O que é: Trabalho acadêmico que deverá atestar a capacidade de o aluno definir um problema na área de educação, fazer revisão da bibliografia pertinente, levantar dados e utilizar esses dados no desenvolvimento de uma reflexão sobre o problema.

9 Informações complementares sobre a monografia: É opcional, exceto para aqueles alunos que cursarem a formação complementar em Ciências da Educação. É opcional, exceto para aqueles alunos que cursarem a formação complementar em Ciências da Educação. Período de Registro no Colegiado: 7º período. Período de Registro no Colegiado: 7º período. A apresentação da monografia acontecerá em sessão pública, e será avaliada por banca examinadora. A apresentação da monografia acontecerá em sessão pública, e será avaliada por banca examinadora.

10 Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes : - Ocorre a cada três anos Ocorre a cada três anos Já ocorreram três exames no curso de pedagogia – 2005, 2008 e Já ocorreram três exames no curso de pedagogia – 2005, 2008 e Todos os alunos ingressantes e concluintes são obrigados a realizar o exame. Todos os alunos ingressantes e concluintes são obrigados a realizar o exame. Caso não participe do exame, o aluno é impedido de colar grau. Caso não participe do exame, o aluno é impedido de colar grau.

11 Informações importantes: Maiores informações sobre a FaE e o Curso de Pedagogia: Manual do Aluno Manual do Aluno Site do colegiado: Site do colegiado: Resoluções e pareceres sobre o curso. Resoluções e pareceres sobre o curso. Painéis informativos. Painéis informativos. Dúvidas: COLEGIADO DE PEDAGOGIA Dúvidas: COLEGIADO DE PEDAGOGIA Contato: e/ou Funcionamento: 2ª à 6ª; de 8h30 às 11h30 e 18 às 21h.

12 Futuros(as) Pedagogos(as), Obrigada pela atenção! Elaboração: Isabela Moura – bolsista do - Programa de Suporte à Graduação – Prograd Revisão: Membros do Colegiado Profª Maria Inês Mafra Goulart COORDENADORA EM EXERCÍCIO DO COLEGIADO DE PEDAGOGIA Março / 2013.

13 NÚCLEO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA (3210h): Distribuição da carga horária: h – 156 créditos - Disciplinas Obrigatórias nas áreas de docência, gestão e ciências da educação h – 28 créditos Estágios. 210 h – 14 créditos Atividades Teórico-Práticas h - 16 créditos - Disciplinas Optativas.

14 ESTÁGIOS: Estágio curricular de introdução ao campo educacional - 60h; Estágio curricular de introdução ao campo educacional - 60h; Estágio curricular em docência no ensino fundamental – 120 h Estágio curricular em docência no ensino fundamental – 120 h Estágio curricular em educação infantil – 120h Estágio curricular em educação infantil – 120h Estágio curricular em gestão da escola e coordenação pedagógica – 120h Estágio curricular em gestão da escola e coordenação pedagógica – 120h

15 Mínimo 16 créditos (4 disciplinas ou mais) de Disciplinas Optativas que poderão ser cursadas dentro ou fora da FaE, conforme orientação do colegiado. Disciplinas obrigatórias de uma formação complementar que não a do aluno poderão ser cursadas como optativas. Disciplinas obrigatórias de uma formação complementar que não a do aluno poderão ser cursadas como optativas. DISCIPLINAS OPTATIVAS:

16 ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS: Carga horária– 210h – 14 créditos Carga horária– 210h – 14 créditos ATIVIDADES: Eventos acadêmicos, apresentação ou publicação de trabalhos, participação em projetos de pesquisa, docência e extensão; estágios de enriquecimento curricular, vivências profissionais. ATIVIDADES: Eventos acadêmicos, apresentação ou publicação de trabalhos, participação em projetos de pesquisa, docência e extensão; estágios de enriquecimento curricular, vivências profissionais. NORMAS PARA CÔMPUTO DAS ATIVIDADES TEÓRICO- PRÁTICAS. NORMAS PARA CÔMPUTO DAS ATIVIDADES TEÓRICO- PRÁTICAS. REQUERIMENTO DE REGISTRO DE CRÉDITOS DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS. (Formulário específico) REQUERIMENTO DE REGISTRO DE CRÉDITOS DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS. (Formulário específico) Protocolo de recebimento expedido pelo Colegiado de Pedagogia. Protocolo de recebimento expedido pelo Colegiado de Pedagogia.

17 Este núcleo apresenta duas possibilidades de formação: Este núcleo apresenta duas possibilidades de formação: PRÉ-ESTABELECIDA PRÉ-ESTABELECIDA ABERTA. ABERTA. NÚCLEO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (300h - 20 créditos):

18 Formação complementar pré- estabelecida: Inicia-se a partir do 7º período e possui quatro percursos direcionados: Administração de Sistemas e Instituições de Ensino. Administração de Sistemas e Instituições de Ensino. Educador Social. Educador Social. Educação de Jovens e Adultos. Educação de Jovens e Adultos. Ciências da Educação. Ciências da Educação.

19 É elaborada a partir de proposição do aluno, sob orientação de um professor e a partir de aprovação do colegiado. É elaborada a partir de proposição do aluno, sob orientação de um professor e a partir de aprovação do colegiado. Deve apresentar conexão conceitual com a área de formação e atuação profissional do pedagogo. Deve apresentar conexão conceitual com a área de formação e atuação profissional do pedagogo. Composta de 20 créditos (300h/a), a serem cursados fora da FaE. Composta de 20 créditos (300h/a), a serem cursados fora da FaE. Formação complementar Aberta:

20 Corresponde a 8 créditos. Corresponde a 8 créditos. Devem ser cursadas: Devem ser cursadas: Em atividades curriculares livremente escolhidas pelos alunos, oferecidas fora do curso de Pedagogia: são as chamadas DISCIPLINAS ELETIVAS. Em atividades curriculares livremente escolhidas pelos alunos, oferecidas fora do curso de Pedagogia: são as chamadas DISCIPLINAS ELETIVAS. NÚCLEO DE FORMAÇÃO LIVRE (120h):

21 Formação complementar – Administração de Sistemas e Instituições de Ensino: Aprofundamento na área de gestão de sistemas e das instituições. Aprofundamento na área de gestão de sistemas e das instituições. Disciplinas: Disciplinas: Sistemas de avaliação educacional; Sistemas de avaliação educacional; Economia e política de financiamento da educação básica; Economia e política de financiamento da educação básica; Trabalho docente e relações de trabalho nos sistemas de ensino Trabalho docente e relações de trabalho nos sistemas de ensino Duas optativas oferecidas pelo DAE – Departamento de Administração Escolar. Duas optativas oferecidas pelo DAE – Departamento de Administração Escolar.

22 Formação complementar – Educador Social: Atuação em programas e projetos educacionais não-escolares, geralmente visando o atendimento de pessoas em situação de marginalização ou risco social. Atuação em programas e projetos educacionais não-escolares, geralmente visando o atendimento de pessoas em situação de marginalização ou risco social. Disciplinas: Disciplinas: Políticas públicas, movimentos sociais e cidadania; Políticas públicas, movimentos sociais e cidadania; Fundamentos teórico-metodológicos da educação popular Fundamentos teórico-metodológicos da educação popular Educação Social; Educação Social; Tópicos em educação social; Tópicos em educação social; Prática em Educação Social; Prática em Educação Social; Não há disciplinas optativas nessa formação complementar. Não há disciplinas optativas nessa formação complementar.

23 Formação complementar – Educação de Jovens e Adultos: Atuação no campo da Educação de jovens e adultos. Atuação no campo da Educação de jovens e adultos. Disciplinas: Disciplinas: Políticas públicas, movimentos sociais e cidadania; Políticas públicas, movimentos sociais e cidadania; Fundamentos teórico-metodológicos da educação popular; Fundamentos teórico-metodológicos da educação popular; Organização da educação de jovens e adultos Organização da educação de jovens e adultos Metodologia da alfabetização de jovens e adultos Metodologia da alfabetização de jovens e adultos Prática em educação de jovens e adultos. Prática em educação de jovens e adultos.

24 Formação complementar – Ciências da Educação: Formação de pesquisadores na área das ciências aplicadas à Educação. Formação de pesquisadores na área das ciências aplicadas à Educação. Disciplinas: Disciplinas: Metodologia de pesquisa em Educação II; Metodologia de pesquisa em Educação II; Monografia na área de Ciências da Educação; Monografia na área de Ciências da Educação; Três optativas oferecidas pelo DECAE – Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Três optativas oferecidas pelo DECAE – Departamento de Ciências Aplicadas à Educação.


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