A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza Angelo Luiz Cortelazzo 3a Reunião sobre Legislação Educação Superior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza Angelo Luiz Cortelazzo 3a Reunião sobre Legislação Educação Superior."— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza Angelo Luiz Cortelazzo 3a Reunião sobre Legislação Educação Superior

2 Princípios Liberdade para compor carga horária e unidades de estudos a serem ministradas; Indicar tópicos ou campos de estudo e demais experiências de ensino- aprendizagem; evitar fixação de conteúdos e cargas horárias; Evitar prolongamento desnecessário da duração dos cursos; Incentivar sólida formação geral, permitindo variados tipos de formação e habilitações diferenciadas em um mesmo programa;

3 Princípios Estimular práticas de estudo independente, visando autonomia profissional e intelectual do aluno; Encorajar aproveitamento do conhecimento, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive experiência profissional; Fortalecer articulação teoria - prática, valorizando a pesquisa, estágios e participação em extensão, as quais poderão ser incluídas como parte da carga horária; Incluir orientações para condução de avaliações periódicas, com instrumentos variados e para informar docentes e discentes acerca do desenvolvimento das atividades didáticas.

4 Objetivos e Metas Conferir maior autonomia às IES na definição dos currículos de seus cursos; –graduação como etapa inicial do processo de educação permanente Propor carga horária mínima em horas que permita a flexibilização do tempo de duração do curso –Aluno faz sua formação de acordo com disponibilidade e esforço Otimizar a estruturação modular dos cursos –Maior diversidade de organização (seqüenciais) Contemplar orientações para a integração do saber acadêmico à prática profissional; –Estágios e reconhecimento de atividades profissionais Contribuir para inovação e qualidade do projeto pedagógico; –Base para o processo avaliativo.

5 Duração dos Cursos Cursos Superiores de Tecnologia: –Parecer CNE/CES n o 436/2001; –Cargas horárias variam de 1600 a 2400 horas. Cursos de Licenciatura: –Parecer CNE/CP n o 28/2001 e Resolução CNE/CP no 03/2002: –2800 horas contendo 400 horas de estágio; 400 horas de práticas pedagógicas; 200 horas de atividades culturais. Exceção: Pedagogia – 3200 h, ; Cursos de Bacharelado: –Parecer CNE/CES n o 329/2004, de 11 de novembro de 2004 e n o 02/07, de junho de 2007.

6 Cursos Superiores de Tecnologia Diretrizes curriculares: –Parecer CNE/CES n o 436/2001, DOU de 06/04/2001. –Parecer CNE/CP 29/2002, do Cons. Francisco Aparecido Cordão, DOU de 13/12/2002. –Resolução CNE/CP n o 3, DOU de 23/12/2002. –Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, de julho de 2006.

7 Quadro das áreas profissionais e carga horária (Parecer CNE/CES 436/01)

8 Normas internas Cursos com 2400 horas mínimas; Número de semanas; Tempo de duração – 3 anos (eventualmente 4 anos à noite) Currículo Lattes Bibliografia na biblioteca Relação de livros (on line)

9 Proposta de Cronograma Imediatamente: –Formação dos grupos por curso, com participação da AESU –Tarefa, como exemplo: português (?) comunicação e expressão (?) comunicação empresarial (?) Próximos 6 meses: –Análise dos grupos de disciplinas básicas e comuns(?) – matemática/cálculo, física, química, trabalho de conclusão de curso, etc. –Análise das disciplinas profissionalizantes –Convite para grupos de 5 a 6 docentes da área para análise das propostas; –Revisão; –Disponibilização do material na página do Centro Paula Souza.


Carregar ppt "Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza Angelo Luiz Cortelazzo 3a Reunião sobre Legislação Educação Superior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google