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POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Guiomar Namo de Mello CONSED III Reunião Ordinária 2002.

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1 POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Guiomar Namo de Mello CONSED III Reunião Ordinária 2002

2 2 Constitui, com a educação continuada e a organização da carreira, o tripé da profissionalização docente que é, por sua vez... A formação inicial dos professores é decisiva para a política educacional

3 3... simultaneamente o maior problema e a melhor solução para a educação brasileira.... uma política de responsabilidade do Estado.

4 4 PROMOVER A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES NÃO É FÁCIL PORQUE Envolve uma grande quantidade de pessoas com perfis e interesses diferentes Tem fortes implicações financeiras Requer mudanças normativas e institucionais e estratégias globais e coerentes Frequentemente é visto como ameaça

5 5 INTERVIR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES TAMBÉM NÃO É FÁCIL PORQUE Envolve questões carregadas política e ideologicamente E definições técnicas pouco consensuadas.

6 6 OS DESAFIOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL RELATIVOS ÀS REFORMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM AS RESPONSABILIDADES DO PODER PÚBLICO TÊM A VER DIRETAMENTE Política educacional

7 7 QUAIS SÃO ESSES DESAFIOS

8 8 GARANTIR FORMAÇÃO INICIAL DE QUALIDADE ENVOLVE DECISÕES COMPLEXAS QUANTO AO LUGAR INSTITUCIONAL À ESTRUTURA AOS CONTEÚDOS À AVALIAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE AO PAPEL DA GESTÃO PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO E SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO

9 9 LUGAR INSTITUCIONAL Em Instituições Isoladas de Ensino Superior Na estrutura da Universidade

10 10 ESTRUTURA Identidade Própria Opção dentro de outros cursos Articulação com carreira e educação continuada Articulação com a escola básica campo de prática

11 11 CONTEÚDOS O peso das distintas dimensões da formação A articulação entre teoria e prática

12 12 AVALIAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE Acreditação: reconhecimento e autorização Avaliação Certificação de competências docentes

13 13 PAPEL DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Demanda da gestão pública da educação básica Oferta de cursos de formação da gestão do ensino superior, público ou privado

14 14 EM QUE PONTO ESTAMOS?

15 15 MUDARAM SIGNIFICATIVAMENTE

16 16 LUGAR INSTITUCIONAL Curso médio na modalidade normal “Universitarização” fragmentada Licenciatura curta Inexistência de lugar próprio ANTES DA LDB

17 17 LUGAR INSTITUCIONAL Transição do médio para o superior Universidade permanece Instituto Superior de Educação – ISE Acaba a licenciatura curta Depois DA LDB

18 18 ESTRUTURA Bacharelado e/ou licenciatura Habilitação da Pedagogia Ausência de Projeto Pedagógico integrado Ausência de instituição própria Antes das diretrizes

19 19 ESTRUTURA Identidade própria e específica Projeto Pedagógico integrador Dos cursos de formação Da escola básica campo de prática Duração menor: articulação com educação continuada e carreira Reconhecimento da experiência Depois das diretrizes

20 20 CONTEÚDOS Desequilíbrio entre as várias dimensões da formação Teoria separada da prática Antes das diretrizes

21 21 CONTEÚDOS Prática transversal ao currículo: indissociabilidade entre domínio do conteúdo e ensino do conteúdo Prática como estágio/residência Afetos e valores: reflexão sobre a prática Aproveitamento da experiência Depois das diretrizes

22 22 PASSAM A FAZER PARTE DA AGENDA

23 23 AVALIAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE Acreditação: reconhecimento e autorização sem alterações Avaliação avanços com Provão, anteriores às diretrizes Certificação de competências docentes já se pode falar dela

24 24 PAPEL DO ESTADO E DO SETOR PRIVADO Responsabilidade do Estado: caracterização e financiamento da demanda avaliação da qualidade da oferta Responsabilidade do sistema de ensino superior público e privado: atendimento da demanda com qualidade

25 25 PRÓXIMOS DESAFIOS

26 26 Implementar as diretrizes e construir qualidade Incentivando projetos inovadores Aperfeiçoando os procedimentos de avaliação Criando sistemas de certificação Articulando formação inicial, ingresso na carreira e formação continuada

27 27 Aumentar e garantir a eqüidade Criando mecanismo de incentivo financeiro para alunos Incentivando a formação em áreas nas quais faltam professores Incentivando cursos nas regiões mais remotas e pobres

28 28 Incentivar a produção e o uso das TCI e de todas as mídias para formar professores Mais de 2 milhões de professores Mais de 1 milhão sem curso superior Certificação por meios convencionais: 80 anos A importância da TV, da e-aprendizagem, das publicações

29 29 Não é preciso ensinar o professor a usar as novas tecnologias, é preciso usar todas as tecnologias, as novas e as convencionais, para ensiná-lo a exercer melhor o seu ofício. Aprendendo a conhecer usando as tecnologias ele estará aprendendo a ensinar com elas.


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