A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE"— Transcrição da apresentação:

1 PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
O MAIOR PROBLEMA A MELHOR SOLUÇÃO Guiomar Namo de Mello setembro 2002

2 PROMOVER A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES NÃO É FÁCIL PORQUE
Envolve uma grande quantidade de pessoas com perfis e interesses diferentes Tem fortes implicações financeiras Requer mudanças normativas e institucionais e estratégias globais e coerentes Frequentemente é visto como ameaça

3 A PROFISSÃO DOCENTE É DIFERENTE DA ATIVIDADE ACADÊMICA
REALIZA-SE EM AÇÕES PRÁTICAS EXIGE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PRODUZ RESULTADOS TANGÍVEIS REQUER REFLEXÃO TEÓRICO PRÁTICA PERMANENTE

4 A PROFISSÃO DOCENTE ESTÁ MUDANDO MAIS QUE MUITAS OUTRAS PORQUE
A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ROMPEU O PARADIGMA DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO A ESCOLA MAIS DO QUE NUNCA ESTÁ CONVOCADA A CONTRIBUIR PARA A CIDADANIA E A SOLIDARIEDADE

5 O TRIPÉ DA PROFISSIONALIZAÇÃO
FORMAÇÃO INICIAL FORMAÇÃO CONTINUADA CARREIRA

6 UM NOVO PARADIGMA DE FORMAÇÃO INICIAL SUPERIOR
A FORMAÇÃO INICIAL COMO PRIMEIRA ETAPA da formação continuada da progressão na carreira

7 IMPLICA EM QUE A FORMAÇÃO INICIAL
SEJA CURTA, MAIS LEVE E MAIS FLEXÍVEL COLOQUE A TEORIA A SERVIÇO DA PRÁTICA HABILITE PARA O PRIMEIRO NÍVEL DA CARREIRA

8 NOVO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA
DE TARDIA PARA IMEDIATA DE CURSOS ISOLADOS PARA A FORMAÇÃO NO CHÃO DA ESCOLA DE CERTIFICADOS PARA RESULTADOS DE GRANDES EVENTOS ESPORÁDICOS PARA PEQUENAS AÇÕES CONTÍNUAS DA UNIDADE DE CAPACITAÇÃO INDIVIDUAL PARA A ESCOLA COMO UNIDADE DE CAPACITAÇÃO

9 NESSE NOVO PARADIGMA... O professor também está na escola para aprender. O professor aprende e aplica na sua vida prática, ensinando. O aluno aprende e aplica na sua vida prática, conhecendo, convivendo e sendo.

10 EDUCAÇÃO CONTINUADA: tema transversal na vida escolar
NO PROJETO PEDAGÓGICO NO TRABALHO DE EQUIPE NO USO DE RECURSOS PARA ENSINAR E APRENDER NA AVALIAÇÃO

11 A DUAS FUNÇÕES INDISSOCIÁVEIS DO MATERIAL DIDÁTICO
APOIO PARA O ALUNO GUIA PARA O PROFESSOR

12 UMA PALAVRA SOBRE A LIBERDADE DO PROFESSOR
A LDB E O PRINCÍPIO DA LIBERDADE DE ENSINO O DIREITO DE APRENDER DO ALUNO E DO PROFESSOR A APRENDIZAGEM DO ALUNO É MEDIADA PELA APRENDIZAGEM DO PROFESSOR

13 A TÍTULO DE CONCLUSÃO O mais exímio virtuose de um instrumento não dispensa a partitura. Seu talento se evidencia pelo modo com a lê e como a interpreta. Claudio Moura Castro (relido por Guiomar Namo de Mello)


Carregar ppt "PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google