Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
O MAIOR PROBLEMA A MELHOR SOLUÇÃO Guiomar Namo de Mello setembro 2002
2
PROMOVER A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES NÃO É FÁCIL PORQUE
Envolve uma grande quantidade de pessoas com perfis e interesses diferentes Tem fortes implicações financeiras Requer mudanças normativas e institucionais e estratégias globais e coerentes Frequentemente é visto como ameaça
3
A PROFISSÃO DOCENTE É DIFERENTE DA ATIVIDADE ACADÊMICA
REALIZA-SE EM AÇÕES PRÁTICAS EXIGE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PRODUZ RESULTADOS TANGÍVEIS REQUER REFLEXÃO TEÓRICO PRÁTICA PERMANENTE
4
A PROFISSÃO DOCENTE ESTÁ MUDANDO MAIS QUE MUITAS OUTRAS PORQUE
A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ROMPEU O PARADIGMA DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO A ESCOLA MAIS DO QUE NUNCA ESTÁ CONVOCADA A CONTRIBUIR PARA A CIDADANIA E A SOLIDARIEDADE
5
O TRIPÉ DA PROFISSIONALIZAÇÃO
FORMAÇÃO INICIAL FORMAÇÃO CONTINUADA CARREIRA
6
UM NOVO PARADIGMA DE FORMAÇÃO INICIAL SUPERIOR
A FORMAÇÃO INICIAL COMO PRIMEIRA ETAPA da formação continuada da progressão na carreira
7
IMPLICA EM QUE A FORMAÇÃO INICIAL
SEJA CURTA, MAIS LEVE E MAIS FLEXÍVEL COLOQUE A TEORIA A SERVIÇO DA PRÁTICA HABILITE PARA O PRIMEIRO NÍVEL DA CARREIRA
8
NOVO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA
DE TARDIA PARA IMEDIATA DE CURSOS ISOLADOS PARA A FORMAÇÃO NO CHÃO DA ESCOLA DE CERTIFICADOS PARA RESULTADOS DE GRANDES EVENTOS ESPORÁDICOS PARA PEQUENAS AÇÕES CONTÍNUAS DA UNIDADE DE CAPACITAÇÃO INDIVIDUAL PARA A ESCOLA COMO UNIDADE DE CAPACITAÇÃO
9
NESSE NOVO PARADIGMA... O professor também está na escola para aprender. O professor aprende e aplica na sua vida prática, ensinando. O aluno aprende e aplica na sua vida prática, conhecendo, convivendo e sendo.
10
EDUCAÇÃO CONTINUADA: tema transversal na vida escolar
NO PROJETO PEDAGÓGICO NO TRABALHO DE EQUIPE NO USO DE RECURSOS PARA ENSINAR E APRENDER NA AVALIAÇÃO
11
A DUAS FUNÇÕES INDISSOCIÁVEIS DO MATERIAL DIDÁTICO
APOIO PARA O ALUNO GUIA PARA O PROFESSOR
12
UMA PALAVRA SOBRE A LIBERDADE DO PROFESSOR
A LDB E O PRINCÍPIO DA LIBERDADE DE ENSINO O DIREITO DE APRENDER DO ALUNO E DO PROFESSOR A APRENDIZAGEM DO ALUNO É MEDIADA PELA APRENDIZAGEM DO PROFESSOR
13
A TÍTULO DE CONCLUSÃO O mais exímio virtuose de um instrumento não dispensa a partitura. Seu talento se evidencia pelo modo com a lê e como a interpreta. Claudio Moura Castro (relido por Guiomar Namo de Mello)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.