A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS."— Transcrição da apresentação:

1 1 ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS PARA A EDUCAÇÃO II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO 05 a 09 julho / 2004

2 2 Como desenvolver a Avaliação Institucional da Escola? 1º momento: As três primeiras unidades vão tratar de definir a Avaliação Institucional, os princípios que irão norteá-la e sua relação com o Projeto Pedagógico. 2º momento: São as Unidades finais (4ª e 5ª). Tratam da operacionalização da Avaliação e o uso dos resultados da Avaliação Institucional.

3 3 UNIDADE I Quais os princípios, as finalidades e os objetivos da Avaliação Institucional? Avaliação Educacional – Avalia a aprendizagem dos alunos, dos profissionais e os currículos. Avaliação Institucional – Avalia a Instituição (escola – auto-avaliação interna) ou Sistema Educacional (externa), as políticas públicas e os projetos.

4 4 Diferenças Avaliação Educacional Desempenho do aluno O professor é o avaliador. O aluno é o avaliado. Concentra-se no ensino aprendizagem. Avaliação Institucional Desempenho da Instituição ou sistema educacional. Todos são avaliados e avaliadores. Quer a melhoria da escola pública e do sistema educacional.

5 5 Semelhanças Semelhanças Enfoque: Meritocrática ou de Controle (Premiar / Castigar – Medir/Comparar) Somativa Educacional Professor avalia o aluno para dar nota (aprovação/reprovação). Institucional Conselhos Estaduais e Nacionais avaliam as Instituições. Exame Nacional de Curso - Provão – credenciar Instituições Superiores. Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

6 6 Semelhanças Semelhanças Enfoque: Aperfeiçoamento Formativa Educacional Para acompanhar o processo ensino- aprendizagem. Visa o sucesso de todos os alunos. Não pretende selecionar, comparar ou classificar. Institucional Visa construir uma escola de qualidade para melhoria da educação. Quer identificar as dificuldades e os sucessos da escola para aperfeiçoa-la. É espelho (constatação) e lâmpada (decisão) para construção de uma escola de qualidade. Que faz diferença para o aluno. Uma depende da outra. Uma influencia a outra

7 7 Quais os processos metodológicos e as etapas da operacionalização da Avalialção Institucional? Quais os processos metodológicos e as etapas da operacionalização da Avalialção Institucional? Instrumentaliza a Escola para a Avaliação Institucional UNIDADE II

8 8 UNIDADE III UNIDADE III Como implementar o processo de Avaliação Institucional integrado ao Projeto Pedagógico da Escola? Projeto Pedagógico é a espinha dorsal. Para a espinha ter vida, necessita de sangue. O sangue seria: a) a gestão b) o currículo c) a avaliação

9 9 Projeto Pedagógico indica caminhos Avaliação Institucional acompanha e redireciona a caminhada. A Avaliação Institucional e o Projeto Pedagógico, estão intimamente relacionados. A Avaliação Institucional vai sinalizar mostrando sucessos e dificuldades para redirecionar o Projeto Pedagógico.

10 10 UNIDADE IV Como elaborar, aplicar, organizar e interpretar instrumentos de coleta de informações sobre a escola? É a operacionalização da Avaliação Institucional. Maior dificuldade, porque exige metodologia de pesquisa.

11 11 Há instrumentos coletivos e individuais : observações, entrevistas, debates, seminários, assembléias, pesquisas, questionários (são diferentes para pai e professor). A testagem de instrumentos pode ser por: Amostragem natural pode convocar todos e trabalhar com os que aparecerem. Amostragem convoca um grupo determinado.

12 12 UNIDADE V Como usar os resultados da Avaliação Institucional? O resultado é utilizado para aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico da escola. Se há constatação (espelho), tem que haver (lâmpada) ação e reconstrução. Reflexão e Prática

13 13 Uso pessoal – pais, alunos, professores Uso da Instituição – redirecionar o Projeto Pedagógico da Escola. Uso do Sistema – governo vai definir políticas educacionais. Uso da sociedade – sociedade vai acompanhar, aprovar e cobrar ações da Escola e do governo. Resultado para que serve?


Carregar ppt "1 ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google