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Debate Nacional sobre a Educação Como vamos melhorar a educação nos próximos anos? Sessao de Trabalho 1 Investigação, Processo de Bolonha e Agências para.

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1 Debate Nacional sobre a Educação Como vamos melhorar a educação nos próximos anos? Sessao de Trabalho 1 Investigação, Processo de Bolonha e Agências para a Qualidade. Albufeira, 11 de Novembro de 2006

2 2 Investigação científica Qual o seu contributo para a formação no Ensino Superior e noutros níveis e como melhorá-lo. Avaliação da qualidade na Investigação Científica. Seu papel e efeitos.

3 3 Processo de Bolonha Em que consiste, como está a sua implementação e o que vai trazer de novo para o sistema educativo nacional. Quais são as expectativas e o que está feito?

4 4 Avaliação da qualidade Como se vai avaliar a qualidade no Ensino Superior. Agências de Qualidade e seu papel. Qual o caminho percorrido e quais as expectativas?

5 5 Consensos Investigação Científica –Investigação indissociável do Ensino Superior –Investigação e conhecimento são motores de desenvolvimento económico. –Investigação será avaliada segundo padrões internacionais e de acordo com a realidade internacional

6 6 Consensos Investigação Científica –Investigação deve ser articulada com transferência de conhecimento e interacção com a sociedade e o meio empresarial –Investigação necessita de fontes de financiamento adequadas

7 7 Consensos Processo de Bolonha –Bolonha e Lisboa processos que influenciam o futuro do ensino superior –Bolonha e Lisboa dão ao ensino superior um papel fulcral no desenvolvimento da sociedade –No entanto Bolonha e Lisboa necessitam de estratégias de implementação diferenciadas

8 8 Consensos Processo de Bolonha –Vem mudar um paradigma educativo, responsabilizando o aluno pelo seu percurso educativo. –Coloca o professor num papel de facilitador da aprendizagem, Revolução na Sala de Aula

9 9 Consensos Processo de Bolonha –Critica a alguns aspectos da implementação nacional Velhos currículos com novas roupagens Falta de envolvimento dos parceiros educativos Tendências nacionais diferentes de tendências internacionais –Oportunidade para diversificar o corpo discente Ensino de segunda oportunidade Formação Profissional - ALV

10 10 Consensos Avaliação da Qualidade –necessidade de um sistema com consequências praticas –Um sistema que tenha mecanismos de feedback e melhoria. –Dimensão Internacional

11 11 Questões em Aberto Investigação Científica –Qual o peso a dar à investigação, ensino e interacção com a sociedade na função universitária? –O problema do financiamento vs liberdade de ensino e investigação.

12 12 Questões em Aberto Processo de Bolonha –Como apoiar o professor e aluno nesta mudança de paradigma educativo? –Como lidar com a dimensão social do processo de Bolonha? Garantir a Igualdade de oportunidades e condições para que todos atinjam o seu máximo potencial. Equilibrar os fluxos transnacionais de mobilidade discente e docente

13 13 Questões em Aberto Processo de Bolonha –Como através de Bolonha garantir a coexistência de diferentes tipologias de ensino? –Como compatibilizar o Competitividade solicitada por Lisboa com a comparabilidade e compatibilidade de Bolonha?

14 14 Questões em Aberto Avaliação de Qualidade –Como garantir a diversidade no ensino superior face a padrões uniformes de avaliação? –Como envolver os parceiros educativos e a sociedade no processo avaliação? –Como evitar eventuais efeitos nefastos da ligação da avaliação ao financiamento? –Como valorizar a pedagogia nos mecanismos de avaliação docente?

15 15 Outros Desafios Aproveitar Bolonha e Lisboa para: –Redefinir as estratégias institucionais (ensino/Investigação/sociedade) –Responder (sobreviver) à sociedade local, nacional, internacional. –Aproveitar melhor o capital humano, combater o insucesso escolar e a exclusão.

16 16 Outros Desafios Aproveitar Bolonha e Lisboa para: –Melhorar a transferência de conhecimento e estimular o empreendedorismo e a inovação. –Racionalizar oferta de formação e maximizar empregabilidade –Reforçar o papel das escolas na promoção da cidadania activa. –Diversificar e consolidar fontes de financiamento.


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