A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião."— Transcrição da apresentação:

1 PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL

2 Atualmente a competência científica e Atualmente a competência científica e tecnológica mostra-se decisiva na construção do futuro de cada sociedade, tornando o conhecimento um componente fundamental para O crescimento e desenvolvimento dos países e para o bem estar de suas populações. As ações concretas dos governos a partir do As ações concretas dos governos a partir do pós-guerra resultaram na implantação de uma infraestrutura de pesquisa, na formação de pesquisadores e em um sistema de pós- graduação reconhecido mundialmente. Entretanto, o sistema educacional não acompanhou o mesmo desenvolvimento da pós-graduação, principalmente nos primeiros níveis – fundamental e médio. Tema: Educação para a Ciência Desta forma a Educação para a Ciência Desta forma a Educação para a Ciência pode ser compreendida como instrumento de reflexão sobre o processo de construção das formas de compreensão do mundo e da vida cotidiana, articulando questões culturais, sociais, e conceitos científicos básicos que permitem a maior autonomia e postura crítico investigativa dos indivíduos. A temática se concretiza nas práticas A temática se concretiza nas práticas escolares que induzem a investigação do processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) e das Ciências Humanas em espaços formais e não formais, tanto na educação básica quanto na educação superior. -420 grupos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq estão direcionados para a temática Educação para a Ciência, representando cerca de 4.200 pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos.

3 LINHAS DE PESQUISA: Metodologias de ensino de ciências (ensino Metodologias de ensino de ciências (ensino médio e superior). Abordagens inovadoras de engenharia de Abordagens inovadoras de engenharia de Softwares para educação matemática. Aplicações inovadores de redes sociais em meios Aplicações inovadores de redes sociais em meios escolares e organizacionais. Exploração de possibilidades inovadoras de Exploração de possibilidades inovadoras de Recursos de webconferência. Formação inicial, continuada e promoção do Formação inicial, continuada e promoção do desenvolvimento profissional dos professores da área de Ciências. Formação de docentes para o ensino médio Formação de docentes para o ensino médio(licenciaturas). Educação continuada de professores em novas Educação continuada de professores em novas metodologias para o ensino e aprendizagem (objetos virtuais). 1º EIXO: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DIRIGIDA AO ENSINO MÉDIO Modelos de ensino, metodologias e práticas Modelos de ensino, metodologias e práticas educacionais, o papel das aulas práticas e do laboratório no Ensino de Ciências. Desenvolvimento de projetos escolares de Desenvolvimento de projetos escolares de investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias). Construção e validação de instrumentos de Construção e validação de instrumentos de avaliação da aprendizagem e diagnóstico cognitivo e afetivo na educação em ciências.. --- PÚBLICO ALVO: LICENCIATURAS DE FÍSICA, QUÍMICA, MATEMÁTICA E BIOLOGIA E PEDAGOGIA,NORMAL SUPERIOR, MAGISTÉRIO.

4 LINHAS DE PESQUISA: Metodologias de ensino de ciências para o ensino básico. Metodologias de ensino de ciências para o ensino básico. Inovações no processo de ensino e de aprendizagem no ensino de Ciências (formação de conceitos, metodologias e abordagens de ensino-aprendizagem). Inovações no processo de ensino e de aprendizagem no ensino de Ciências (formação de conceitos, metodologias e abordagens de ensino-aprendizagem). Produção e apropriação de conhecimento, ensino e aprendizagem de ciências em sala de aula. Produção e apropriação de conhecimento, ensino e aprendizagem de ciências em sala de aula. Análise e desenvolvimento de currículos inovadores na área de ciências para níveis e públicos específicos. Análise e desenvolvimento de currículos inovadores na área de ciências para níveis e públicos específicos. Didática, Currículo e Inovação Educacional no Ensino de Ciências. Didática, Currículo e Inovação Educacional no Ensino de Ciências. Estudos e experiências para motivar meninas a seguirem a carreira acadêmica nas hard sciences. Estudos e experiências para motivar meninas a seguirem a carreira acadêmica nas hard sciences. 2º EIXO: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO AMBIENTE ESCOLAR DO NÍVEL BÁSICO --- PÚBLICO ALVO: LICENCIATURAS DE FÍSICA, QUÍMICA, MATEMÁTICA E BIOLOGIA E PEDAGOGIA,NORMAL SUPERIOR, MAGISTÉRIO.

5 LINHAS DE PESQUISA: Museus e Centros de Ciência físicos, Museus e Centros de Ciência físicos, virtuais e Itinerantes. Feiras, Mostras e Olimpíadas Científicas. Feiras, Mostras e Olimpíadas Científicas. Articulações entre Ciência, tecnologia, Articulações entre Ciência, tecnologia, sociedade, ambiente e desenvolvimento Humano. Novas mídias e utilização de TIC e Novas mídias e utilização de TIC e informática educativa na educação em Ciências. Processos de divulgação e popularização Processos de divulgação e popularização da Ciência, e suas relações com o Ensino de Ciências. Políticas Públicas em Educação e Ensino de Políticas Públicas em Educação e Ensino deCiências. 3º EIXO: DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA O PÚBLICO ALVO DESSAS LINHAS DE PESQUISA ESTÁ VOLTADO PARA OS CURSOS DAS TRÊS GRANDES ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA VIDA, CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS, LETRAS E ARTES E CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS.

6


Carregar ppt "PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google