A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Música Popular Brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Música Popular Brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Música Popular Brasileira

2 A Música Popular Brasileira (mais conhecida como MPB) é um gênero musical brasileiro. Apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil. A MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes. Os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.

3 Depois, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do Rock, Soul e o Samba, dando origem a um estilo conhecido como Samba-Rock, a do música pop e do Samba. Artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque e outros e no fim da década de 90 a mistura da música latina influenciada pelo Reggae e o Samba, dando origem a um gênero conhecido como Samba reggae.

4 Apesar de abrangente, a MPB não deve ser confundida com Música do Brasil.
Esta abarca diversos gêneros da música nacional, entre os quais o Baião, a Bossa nova, o Choro, o Frevo, o Forró e a própria MPB.

5 História A MPB surgiu exatamente em um momento de declínio da Bossa Nova, gênero renovador na música brasileira surgido na segunda metade da década de 50. Influenciado pelo Jazz norte-americano, a Bossa Nova deu novas marcas ao Samba tradicional.

6 Mas já na primeira metade da década de 60, a bossa nova passaria por transformações e, a partir de uma nova geração de compositores, o movimento chegaria ao fim já na segunda metade daquela década. Uma canção que marca o fim da bossa nova e o início daquilo que se passaria a chamar de MPB é Arrastão, de Vinícius de Morais (um dos precursores da Bossa) e Edu Lobo (músico novato que fazia parte de uma onda de renovação do movimento, marcada notadamente por um nacionalismo e uma reaproximação com o samba tradicional, como de Cartola).

7

8 Música popular  Música popular é qualquer gênero musical acessível ao público em geral. Distingue-se da música folclórica por ser escrita e comercializada como uma comodidade, sendo a evolução natural da música folclórica, que seria a música de um povo transmitida ao longo das gerações. Como o nome mesmo já diz, é a música do povo, oposta à chamada “música erudita" por ter o foco no intérprete e na performance numa determinada camada social.

9

10


Carregar ppt "Música Popular Brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google