A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cultura Brasileira PROF. JOHNCY DE PÁDUA. O que é cultura? Sociologia - o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Simboliza tudo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cultura Brasileira PROF. JOHNCY DE PÁDUA. O que é cultura? Sociologia - o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Simboliza tudo."— Transcrição da apresentação:

1 Cultura Brasileira PROF. JOHNCY DE PÁDUA

2 O que é cultura? Sociologia - o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Simboliza tudo o que é apreendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo. Filosofia - cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural.

3 Antropologia - esta ciência encara a cultura como a totalidade de padrões apreendidos e desenvolvidos pelo ser humano. A cultura seria o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

4 "Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Essa massa de nativos viveu por séculos sem consciência de si... Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico- nacional, a de brasileiros... Darcy Ribeiro, em O Povo Brasileiro Um povo. Uma cultura?

5 Do ponto de vista cultural: Os índios brasileiros já participavam de uma grande diversidade de nações, com línguas e costumes distintos Os portugueses trouxeram para o Brasil séculos de integração genética e cultural de povos europeus, como os celtas e os lusitanos. Embora os portugueses sejam basicamente uma população européia, traziam o legado de séculos de convivência com mouros do norte da África e com judeus. Os escravos africanos trazidos ao Brasil pertenciam a uma diversidade de etnias e nações. A maior parte eram originários de Angola, Congo e Moçambique. Em alguns lugares, porém, predominaram africanos da Nigéria e Daomé

6 Miscigenaram-se portugueses, índios e africanos, formando a raiz étnica do povo brasileiro. Entre o final do século XIX e o início do século XX muitas ondas migratórias de outros povos europeus chegaram ao Brasil e, também, se miscigenaram. ESPANHÓIS ÁRABES ALEMÃES ITALIANOS SÍRIOS JAPONESES África

7 Cultura Brasileira Século X X

8 Verde amarelismo Anos 20

9 Café e Modernização Rio e SP

10 ANOS 30 E 40 CULTURA DE MASSAS INDÚSTRIA CULTURAL Rádio, carnaval, cinema, propaganda, futebol Música popular, samba, compositores nacionais ( Noel Rosa, Ataulfo Alves, Luis Gonzaga ) Chanchada e Teatro de Revista Ator faz a peça (crítica dos costumes)

11 FUTEBOL ESPORTE DE ELITE PAIXÃO POPULAR Era do Rádio

12 Euforia Desenvolvimentista Indústria Cultural Anos 50

13 O Fino da Bossa João Gilberto Tom Jobim Vinícius de Moraes Nara Leão Elis Regina Jair Rodrigues

14 Anos Rebeldes X Anos de chumbo Anos 60 e 70

15 Contracultura Tropicalismo Caetano, Gil, Rita Lee MÚSICA Anos 60 e 70 Música de Protesto Geraldo Vandré Sérgio Ricardo Chico Buarque

16 Jovem Guarda É proibido proibir

17 Uma idéia na cabeça uma câmera na mão Glauber Rocha Cacá Diegues Cinema Novo Arte Engajada

18 Domínio das massas? Monopolizadora da cultura? Rede Globo (1966) Jornal Nacional (1969) TV A REVOLUÇÃO MIDIÁTICA

19 Anos 80 e 90 do pop às gerações midiáticas da Guerra Fria à Globalização Música Blitz, Cazuza, Renato Russo, Mamonas, Lulu, Lobão, Legião Urbana e outros Teatro Irreverência Cinema Crise da Embrafilme, Retomada nos 90 com Carlota Joaquina TV TV Pirata Casseta e Planeta Programa do Gordo BLITZ Legião Urbana

20 QUE PAÍS É ESTE?


Carregar ppt "Cultura Brasileira PROF. JOHNCY DE PÁDUA. O que é cultura? Sociologia - o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Simboliza tudo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google