A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE HISTÓRIA África Eterna: África Central, Densidade demográfica e A língua portuguesa na África.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE HISTÓRIA África Eterna: África Central, Densidade demográfica e A língua portuguesa na África."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE HISTÓRIA África Eterna: África Central, Densidade demográfica e A língua portuguesa na África.

2 África Eterna

3 ÁFRICA CENTRAL A África Central é composta pelos seguintes países:
Chade Congo Camarões Gabão Guiné Equatorial São Tomé e Príncipe República Centro-Africana República Democrática do Congo

4 Características da África central
Caracterizada pelos inúmeros conflitos da década de 90 que marcaram profundamente a região, a África Central ficou conhecida no mundo pelos conflitos no Zaire que o transformaram em República Democrática do Congo. Oito países fazem parte desta região, destacada por grandes florestas tropicais em razão de estar na latitude 0 do globo.

5 Mais e mais... Ruanda  No ano de 1994, ocorreu em Ruanda o maior número de genocídios em tão pouco tempo, que deixou mais de 1 milhão tutsis ruandeses mortos pelas milícias hutus.  Chade  É um país fechado do centro-norte da África, que não tem saída para o mar. É um dos países com a pior situação precária do mundo.  É muito diversificado etnicamente, e a expectativa de vida é muito baixa, apenas 49 anos. Menos da metade da população possui o saneamento de água  Com o fim das guerras civis, há uma expectativa de que o país consiga sair da miséria, principalmente depois da descoberta das reservas de petróleo, que já estão sendo exploradas e dando uma grande ajuda na economia do país. 

6 DENSIDADE DEMOGRÁFICA
DA ÁFRICA Apesar de ser o terceiro continente em extensão territorial, a África é relativamente pouco povoada. Abriga pouco mais de meio bilhão de habitantes - população menor que a de países como a China e a Índia -, cifra que lhe confere uma densidade demográfica semelhante à brasileira: 20 habitantes por quilômetro quadrado. Esses dados são estimados, pois os obstáculos oferecidos pelo meio natural e o subdesenvolvimento que caracteriza o continente tornam impossível recensear todos os habitantes do território africano, muitos dos quais vivem em tribos inteiramente isoladas do mundo moderno.

7 Mais e mais... Essa pequena ocupação encontra explicações demográfica nos seguintes fatores: grande parte do continente é ocupada por áreas desfavoráveis a concentrações humanas: desertos, florestas densas e emaranhadas e formações vegetais típicas de solos pobres; os índices de mortalidade são muito altos; embora tenham diminuído nos últimos 50 anos, ainda se mantêm superiores aos de outros continentes; a África é um continente que recebeu correntes migratórias; ao contrário, perdeu inúmeros habitantes na época do tráfico de escravos.

8 A língua portuguesa na África
Nos demais países africanos de língua oficial portuguesa, o português é utilizado na administração, no ensino, na imprensa e nas relações internacionais. Nas situações da vida cotidiana são utilizadas também línguas nacionais ou crioulos de origem portuguesa. Em alguns países verificou-se o surgimento de mais de um crioulo, sendo eles entretanto compreensíveis entre si.

9 Países da África Que falam o português Cabo Verde Guiné Bissau
São Tomé e Príncipe Guiné equatorial Angola Moçambique

10 Colégio Nossa Senhora de Fátima Matéria: História
Professora: Ana Glória Componentes: Yan Dantas, Herbert, Mª Luiza Aguiar, Mª Luiza Amorim, Maria Fernanda e Mariana Bleza


Carregar ppt "TRABALHO DE HISTÓRIA África Eterna: África Central, Densidade demográfica e A língua portuguesa na África."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google