A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recuperação Trimestral 7ª Série UT 11 – África: Aspectos físicos e ambientais UT 12 – A ocupação africana e suas consequências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recuperação Trimestral 7ª Série UT 11 – África: Aspectos físicos e ambientais UT 12 – A ocupação africana e suas consequências."— Transcrição da apresentação:

1 Recuperação Trimestral 7ª Série UT 11 – África: Aspectos físicos e ambientais UT 12 – A ocupação africana e suas consequências

2 Localização geográfica Zona Climática Intertropical. Atravessado pelo Meridiano de Greenwich. Cortado pela Linha do Equador.

3 Diversidade física EXEMPLOS Deserto do SaaraFloresta Equatorial do Congo

4 Outros Aspectos Geográficos Juntamente com Ásia e Europa, forma o chamado Velho Mundo. Dividimos o continente em cinco regiões distintas: Norte, Ocidental, Central, Oriental e Sul (Meridional). Continente banhado pelos Oceanos Atlântico e Índico.

5 Relevo Africano O território africano é geologicamente antigo. Um dos aspectos mais notáveis do relevo africano é o Rift Valley, que fica na parte Oriental do continente. No Rift Valley estão os pontos mais altos do continente, além de lagos de origem tectônica.

6 Monte Kilimanjaro Lago Vitória

7 Demais aspectos do relevo africano Ao norte encontramos a Cadeia do Atlas, região montanhosa. Ao sul encontramos a Cadeia do Cabo, outra região montanhosa. O Saara é o maior deserto do mundo. Outros desertos africanos: Deserto da Namíbia e Deserto de Kalahari. Região do Magreb: Designa os territórios da África do norte. Os geógrafos árabes usavam o termo para se referirem às terras situadas a oeste do Egito.

8 Hidrografia Rio Nilo Rio Congo

9 Rio Nilo Maior rio africano Nasce na região central: Nilo Branco, nasce no Lago Vitória e o Nilo Azul nasce no Lago Tana; por este motivo ele atravessa o deserto sem secar. Suas águas são usadas para abastecimento, pesca, produção de energia, via de transporte e atividade agrícola.

10 Represa de Assuã

11 Propósito da Construção da Represa de Assuã Expandir e intensificar a agricultura ao longo do Nilo. Foram realizados o controle das águas por represas e o desvio dessas águas para a irrigação durante o ano. Abastecimento de energia elétrica para as grandes cidades egípcias.

12 Consequências dessa construção Aumento de salinidade da água do mar, levando ao desaparecimento de diversas espécies marinhas, reduzindo a capacidade pesqueira na região. Diminuição do volume de água do Nilo, levando à redução dos nutrientes depositados nas margens ao longo do rio, prejudicando a atividade agrícola.

13 Falta de água na África Problema relacionado à sua distribuição e não à quantidade disponível. A seca se concentra na África Subsaariana, onde a maioria da população vive abaixo da linha da pobreza.

14 Outros problemas ambientais da África Desertificação: quando um território adquire condições climáticas de desertos, um desequilíbrio ambiental. Este problema é maior nas savanas e estepes, pois o solo é frágil e há pouca chuva durante o ano.

15 Consequências da ocupação africana A partilha da África não levou em conta as características étnicas de cada povo, provocando conflitos até os dias de hoje. O processo de ocupação europeia deu- se até o início do Século XX. A descolonização iniciou-se após a Segunda Guerra, na segunda metade do Século XX.

16 Processo de Descolonização A existência de recursos estratégicos influenciou diretamente nos processos de independência das nações africanas. Em diversos casos houve uso de violência e instalação de regimes opressores. Violentas guerras civis ocorreram em Ruanda, Serra Leoa, Angola e Nigéria, por exemplo.

17 Apartheid Regime de segregação racial institucionalizada na África do Sul. Havia uma separação entre negros e brancos por bairros, meios de transporte, locais públicos, entre outros. Até mesmo casamentos inter- raciais eram proibidos. O apartheid foi abolido no início da década de 1990, sendo Nelson Mandela, um dos líderes pelo fim do regime racista, o primeiro presidente negro da África do Sul.

18 Outros conflitos africanos As etnias hutu e tutsi entraram num conflito que matou cerca de 1 milhão de pessoas em Ruanda. Darfur, no oeste do Sudão, é outra região onde está ocorrendo um conflito que assemelha-se ao de Ruanda. Na Nigéria há um conflito causado pelas diferenças étnicas e religiosas.

19 AIDS Como se não bastassem todos os problemas políticos na África, a AIDS tem provocado a morte de milhares de pessoas. De acordo com a OMS, 75% dos casos de contaminação pelo HIV são de africanos. Este fato diminui a esperança de vida em diversas nações africanas.


Carregar ppt "Recuperação Trimestral 7ª Série UT 11 – África: Aspectos físicos e ambientais UT 12 – A ocupação africana e suas consequências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google