A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁFRICA Localização. Posição Geográfica Possui um contorno maciço, com poucos recortes em seu litoral É o único continente a possuir terras nos quatro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁFRICA Localização. Posição Geográfica Possui um contorno maciço, com poucos recortes em seu litoral É o único continente a possuir terras nos quatro."— Transcrição da apresentação:

1 ÁFRICA Localização

2 Posição Geográfica Possui um contorno maciço, com poucos recortes em seu litoral É o único continente a possuir terras nos quatro hemisférios: Ocidental e Oriental, Setentrional e Meridional Cercada de mares e oceanos, a África é um continente maciço, com uma costa pouco recortada, o que torna difícil o acesso ao interior, sendo raros os portos naturais

3 A Colonização Europeia O Verdadeiro Quintal da Europa. -Tornou-se um continente extremamente colonial. -Suas terras foram repartidas entre alguns Estados europeus. Todas as atividades no continente foram desenvolvidas visando as necessidades do colonizador. Alterou hábitos, costumes e o idioma do africano e pregou sua pretensa superioridade.

4

5 POR QUE A COLONIZAÇÃO? Devido a necessidade de expandir o seu comércio, os países da Europa Ocidental viram-se incentivados a realizar grandes navegações.

6 Independência das Colônias

7 O problema...

8 Herança da Descolonização

9 África – quadro natural

10 Relevo e Estrutura Geológica Predominam os terrenos cristalinos e uma série de planaltos, continente totalmente trabalhado pela erosão. Há também a presença de bacias sedimentares: fechadas e abertas Bacias fechadas não apresentam contato direto com o mar, possuindo rios endorreicas. Bacias abertas estão diretamente em contato com o mar.

11 Rios e Montanhas Kilimanjaro – picos mais altos do continente

12 LAGO VITÓRIA Lago Vitória

13 UEDS São rios temporários que correm pelo interior dos desertos

14 Cadeia do Cabo Cadeia do Atlas

15 Clima Climas quentes, em algumas regiões as chuvas são abudantes; em outras, são extremamente escassas.

16 Vegetação - Savanas

17 Desertos Saara – é o maior deserto do mundo, tornou-se uma das principais áreas de fornecimento de petróleo no mundo atual (Nigéria, Líbia, Argélia, Angola). Tipos de deserto -Hamadas: enormes planaltos, que surgem no interior do deserto. -Erg: composto de dunas de areia.

18 Tuaregues: habitantes do deserto, nômades

19 População e Riqueza Mineral

20

21 PLANTATION

22 Sahel Região semiárida, na sua maior parte é revestida de savanas, existindo terras irrigadas pelos rios Niger e Senegal. Região frágil em termos ambientais, sempre ameaçada pelos ventos secos do deserto.

23 Etnias Africanas África Negra Constituída por 34 jovens países. África Branca ou Setentrional É o caso de todo o norte do continente: árabes, mouros, berberes e tuaregues. Os povos brancos -Camitas: de tez mais morena, são os antigos habitantes do continente. - Semitas: árabes e judeus. Os povos negros - Sudaneses e bantos

24 APARTHEID África do Sul

25 Transformações Recentes Tráfico de escravos; Sistema de plantation; Meios de comunicação modernos; Dispersão de doenças infectocontagiosas: aids, febre amarela, malária, doença do sono.

26 Aspectos Econômicos Agricultura: Subsistência Monoculturas Pecuária: Baixa produtividade; Técnicas rudimentares com o gado do tipo zebu criado solto na pastagem; Pequenas propriedades; Consumo interno; Problemas como: a doença-do-sono, provocada pela mosca tsé-tsé. Técnicas arcaicas como o uso de queimadas, gerando o esgotamento prematuro do solos; Policulturas; Minifúndios; Consumo interno; Baixa produtividade (sistema extensivo).

27 Extrativismo Mineral Riqueza Mineral: -Petróleo -Ouro -Diamantes -Manganês -Urânio -Bauxita -Fosfato -Cobre, ferro, vanádio INDÚSTRIA -Falta de mão de obra especializada e o baixo poder aquisitivo. -Possuem indústrias concentradas na produção de tecidos, ind. de transformação, no refino de petróleo. -Metalúrgicas, siderúrgicas, químicas, têxteis, montagem de automóveis.

28 Angola, Serra Leoa e República Democrática do Congo, onde a exploração de reservas, denominadas de diamantes de sangue, tem sido usada para o sustento de conflitos armados no interior destes países. Após o fim da guerra fria, o continente africano foi abandonado.

29 Transportes O mais utilizado é o aéreo devido as longas distâncias e aos outros modelos serem basicamente para atender o sistema de exportação do continente, ou seja, a rede é para entregar e não integrar os povos; Os sistemas rodoviários e ferroviários fazem apenas ligações com as regiões produtoras e os portos; O sistema marítimo é um dos maiores do globo, mas servem apenas para a marinha mercante, ou seja, nada de transportar pessoas.

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50 REVISÃO DO 4º BIMESTRE PROF. MARLEI SIQUEIRA

51


Carregar ppt "ÁFRICA Localização. Posição Geográfica Possui um contorno maciço, com poucos recortes em seu litoral É o único continente a possuir terras nos quatro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google