A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oceanos e mares Professor Neno - 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oceanos e mares Professor Neno - 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Oceanos e mares Professor Neno

2 Oceanos 97% da água da Terra estão nos oceanos;
O oceano Pacifico contem mais da metade da água salgada do planeta; A profundidade media dos oceanos e de 3,86 km, sendo o Pacifico 300 mts mais profundo que os demais; A expressão nível do mar è expressamente teórico, pois existem fatores que provocam o desnivelamento do mar: as mares, os ventos e o efeito coriolis.

3

4 Efeito Coriolis- influencia as correntes marítimas, o vento que e proveniente de uma área de alta pressão para uma área de baixa pressão. Em virtude deste efeito no Hemisfério Norte os ventos seguem em sentido anti-horário , já no Hemisfério Sul no sentido horário.

5 Os oceanos Os oceanos possuem diferenças entre si de temperaturatura, salinidade, mais e correntes marítimas; O oceano Pacífico: é a maior massa marítima do globo; situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul; Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. Tem 707,5 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a m; é o oceano com maior profundidade média ( m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas (fossa das Marianas, com -11,022 m).

6 O oceano Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente km², cerca de um quinto da superfície da Terra; É o oceano que separa a Europa e a África a Leste, da América, a Oeste. A linha do Equador divide o oceano em Atlântico Norte e Atlântico Sul, mais importante rota comercial.

7 O oceano Índico (antigo mar das Índias) está situado entre a África, a Ásia, a Austrália e a Antártida e tem uma área de 74 000 000 km². O oceano Índico, que se distingue por suas dimensões relativamente reduzidas em comparação com as do oceano Pacífico ou do oceano Atlântico, estende-se em sua maior parte em hemisfério Austral e é fechado ao norte pela Ásia.

8 O Oceano Ártico , localizado no Hemisfério Norte e em sua maioria na região polar ártica;
é a menor, e mais rasa das cinco grandes divisões oceânicas do mundo; Quase completamente envolvida pela Eurásia e a América do Norte, o Oceano Ártico é parcialmente coberto por gelo durante todo o ano

9 O oceano glacial Antártico se estende desde a costa antártica até à latitude de os 60° S; limite convencional com o Oceano Atlântico, o Oceano Pacífico e o Oceano Índico; É o penúltimo oceano em extensão (só o oceano Ártico é menor); Também conhecido por oceano Austral, é o nome dado ao conjunto das águas que banham o Continente Antártico.

10 A diferença entre oceanos e mares
Os oceanos são grandes massas de água salina continuas e interligadas; Os mares são áreas salgadas situadas nas zonas costeiras , grandes lagos salinos que tem ou não saída natural para os oceanos. Mares fechados – sem comunicação alguns com os oceanos como o mar Morto; Mares territórios – faixas marítimas de largura igual ou superior a 12 milhas marítimas

11 Formas de relevo litorâneo
Praias – são faixas de sedimentos transportados por agentes marítimos e acumulados na primeira área de contato água continente. As areias são os sedimentos que predominam nas praias; Restingas – solo arenoso coberto de vegetação entre as praias e os continentes; Istmos- faixa estreita de terra cercadas de água pelos dois lados. A America Central continental è um exemplo

12 Marès São resultados da combinação do movimento de rotação com o de revolução da lua. São movimentos periódicos de rebaixamento e elevação das grandes massas de água dos oceanos e mares.

13


Carregar ppt "Oceanos e mares Professor Neno - 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google