A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Distribuição da água no planeta Terra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Distribuição da água no planeta Terra"— Transcrição da apresentação:

1

2 Distribuição da água no planeta Terra
97% Oceanos e Mares 2,3% Geleiras 0,6% Solo e subsolo 0,09% Rios, lagos e pântanos 0,01% Atmosfera Fonte: Boligian, L. 6° ano, 2005, Geografia Espaço e Vivência

3

4 Águas Oceânicas O que são oceanos?
Quantos oceanos existem no planeta Terra? O que são mares? Existem 3 tipos de mares: Mares Abertos Mares Interiores Mares Fechados

5 Características das águas oceânicas
1.Salinidade- é determinada pela quantidade de sais minerais, presentes em determinada porção de água (rio, mar, lago ou oceano).

6 Características das águas oceânicas
2.Temperatura Latitude- a temperatura da água é maior na Zona intertropical (onde a insolação é maior) e diminui em direção às zonas polares (onde a insolação é muito baixa). Na Linha do Equador, chega-se a 29°C e nas regiões polares a 3°C.

7 Características das águas oceânicas
b) Profundidade- a medida que a profundidade do oceano aumenta, a penetração dos raios solares é menos intensa, por isso, a temperatura da água diminui; abaixo dos 3.000m de profundidade a temperatura estabiliza-se em 0°C.

8 O que são ondas? Fonte:

9 Movimento das águas oceânicas
1.Ondas- são movimentos da água do mar, devido a ação dos ventos que sopram na superfície dos oceanos. As ondas são maiores em litorais de mar aberto e menores em baías e enseadas.

10 Movimento das águas oceânicas
2. Maré- é avanço e recuo da água do mar sobre o litoral. Estes movimentos são provocados pela força de atração que o Sol e a Lua exercem sobre a Terra.

11 a) Maré alta ou preamar- nível máximo que a água do mar alcança.
b) Maré baixa ou baixa-mar- nível mínimo da maré. As marés acontecem em intervalos de 6 horas. A elevação chama-se fluxo ou cheia e o abaixamento chama-se refluxo ou vazante.

12 O que são correntes marítimas?

13 Correntes marítimas 3. São porções de água, que deslocam-se em várias direções, percorrendo determinadas trajetórias. Elas pouco se misturam com as águas por onde passam, mantendo suas características de cor, temperatura e salinidade. Elas deslocam-se pela ação dos ventos e pelo movimento de rotação da Terra.

14 3.1- Efeito Coriolis- no Hemisfério Norte as correntes deslocam-se no sentido horário. No Hemisfério Sul deslocam-se no sentido anti-horário. Ou seja em sentidos opostos.

15 Correntes marítimas 1.Correntes Quentes- formam-se na Zona Intertropical, próximo a Linha do Equador e deslocam-se em direção as Zonas polares. 2. Correntes Frias- formam-se nas Zonas Polares e deslocam-se em direção a Zona Intertropical/ Equatorial.

16 Importância das águas oceânicas
As águas oceânicas são consideradas um enorme ecossistema, pois abriga fauna e flora abundantes. As algas marinhas, por exemplo, renovam cerca de 40% do O2 existente na atmosfera. Além disso, as águas oceânicas são fundamentais para o CLIMA da Terra.

17 Importância das águas oceânicas
1.Pesca 2.Exploração do Petróleo 3.Transporte Oceânico- navegação marítima mercante 4. Ocupação nas áreas litorâneas-Turismo 5. Poluição das águas oceânicas

18 Importância das águas oceânicas
1.Pesca a) Costeira- artesanal- os pescadores utilizam barcos pequenos, redes feitas artesanalmente. A produtividade geralmente é fonte alimentar a família e onde apenas o excedente é comercializado;

19 a) Oceânica- industrial/comercial- utilizam embarcações grandes e modernas com GPS e sonares para localizar cardumes b) Superexploração- pesca ilegal. Alternativa-aquicultura.

20 Importância das águas oceânicas
2. Exploração do Petróleo- a descoberta das jazidas marítimas iniciou-se nas ultimas décadas. Os depósitos desses combustíveis fósseis se formaram há milhões de anos, pelo acúmulo de detritos de organismos marinhos nas plataformas continentais. 3. Transporte Oceânico- navegação marítima mercante- Há séculos o mar é utilizado como meio de transporte.

21 4. Ocupação nas áreas litorâneas-Turismo- Mar Mediterrâneo, Ilhas do Caribe, Arquipélagos do Oceano Indíco e Pacífico (Havaí) em menor proporção o litoral brasileiro; 5. Poluição das águas oceânicas a) Esgotos domésticos e industriais- diariamente os oceanos recebem milhões de toneladas de esgotos. b) Vazamento de petróleo- acidentes com petroleiros e oleodutos submarinos, lavagem dos petroleiros.


Carregar ppt "Distribuição da água no planeta Terra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google