A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE"— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
PROFA. LUIZA BARREIRA Climatologia

2 Clima e tempo Por que normalmente nas áreas de maior altitude faz mais frio que nas áreas próximas ao nível do mar? Qual é a influência da latitude no clima? Por que as localidades situadas no interior dos continentes têm clima diferente das litorâneas? Qual a importância da dinâmica dos ventos e das massas de ar?

3 Conceitos: Tempo: estado momentâneo da atmosfera num determinado lugar (combinação de fenomenos como temperatura, umidade, pressão do ar, ventos e nebulosidade) pode mudar em poucas horas! Clima: comportamento do tempo em um determinado lugar durante um período longo, de pelo menos 30 anos.

4 Fatores climáticos: Latitude Altitude Massas de ar Continentalidade
Maritimidade Correntes marítimas Vegetação Relevo Urbanização

5 Atributos ou elementos climáticos
Temperatura Umidade Pressão atmosférica Que são resultado da conjugação dos fatores climáticos do local! Existem variações de ano para ano, como verões mais chuvosos ou menos chuvosos, invernos mais rigorosos ou com temperaturas mais amenas.

6

7 Fatores climáticos Latitude: quanto maior a latitude menores são as temperaturas médias anuais. Nos locais próximos ao Equador, a inclinação é menor e os raios solares incidem sobre uma área menor. Conforme aumenta a latitude, maior a inclinação dos raios solares, abrangendo uma área maior.

8 Latitude é o principal fator de diferenciação das zonas climáticas: polar, temperada e tropical.

9 Temperatura e latitude
Obs.: altitude!

10 Altitude e pressão atmosférica
Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, o que torna o ar mais rarefeito (menor concentração de gases, de umidade e materiais particulados): menos retenção de calor e menor superfície recebendo e irradiando calor.

11 Albedo: índice de reflexão de uma superfície
Albedo: índice de reflexão de uma superfície. Varia de acordo com a cor, e acor de acordo com a composição química e estado físico. Quanto menor o Albedo, maior a absorção dos raios solares, maior o aquecimento, maior irradiação de calor.

12 Massas de ar Grandes porções da atmosfera que possuem características comuns de temperatura, umidade e pressão. Deslocam-se por diferença de pressão. Podem ser: Continentais (Secas) Oceânicas (úmidas) Quentes (equatoriais e tropicais) Frias (temperadas e polares)

13 Continentalidade e maritimidade
Influencia temperatura e presão. Continentalidade: maior amplitude térmica (dia ou estão) Maritimidade: (calor específico do mar é maior que do continente: os oceanos demoram mais para esquentar e retêm calor calor por mais tempo). Amplitude térmica diária é menor que no continente.

14 Temperaturas médias

15

16 Correntes marítimas Extensas porções de água que se deslocam pelo oceano como grandes rios. Deslocam pelos ventos e movimento de rotação da Terra. diferenciam-se salinidade, temperatura e direção das águas do entorno do continente. causam: alteram a temperatura Encontro de correntes quentes e frias : mais plâncton, que atraem cardumes

17 Vegetação Tundra, floresta tropical, campos etc.. Diferentes densidades, diferentes absorção de calor e diferentes umidade. Área Florestada: impedem raios de incidirem na superfície, menor absorção de calor, menor T. Raízes retiram umidade do solo para a atmosfera (transpiração), aumentando a umidade do ar. Desmatamento: aumento de temperatura e diminuição de umidade

18 Relevo Altitude Circulação / Deslocamento das massas de ar.
Planícies: facilitam Cadeias montanhosas: impedem Brasil: as serras no centro-sul formam um corredor!

19 Atributos ou elementos do clima
Temperatura: intensidade de calor existente na atmosfera. Umidade: quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Umidade relativa (%): quantidade de vapor existente na atmosfera num dado momento Umidade absoluta (g/m³). Ponto de saturação: quantidade máxima de vapor d’água que atmosfera suporta => precipitação Capacidade de retenção de vapor. Precipitação: chuva, granizo (gota d’água congela; camada de ar muito fria) e neve (vapor d’água congela).

20 Precipitação

21 Brasil Chuvas: frontal, orográfica e convectivas.

22 Pressão atmosférica e temperatura
É a medida da força exercida pelo peso da coluna de ar contra uma área! quanto mais elevada a temperatura, maior a movimentação de das moléculas, menos moléculas, menor peso. Logo, menor pressão. Terra esférica + inclinação + translação = aquecimento desigual => mecanismos de circulação atmosférica => centros de baixa e alta pressão.

23 Esquema da circulação atmosférica na zona intertropical

24 Furacões

25 Massas de ar

26 Tipos de clima

27 Polar – latitudes elevadas; variação na duração do dia e da noite; verão 10 ºC. Polo Sul
Temperado e frio – 4 estações bem definidas; forte influencia de maritimidade e continentalidade. Bruxelas e Moscou Mediterrâneo – verão quente e seco e inverno ameno e chuvoso. Atenas Tropical – verão quente e chuvoso, inverno ameno e seco. Cingapura Equatorial – zona mais quente do planeta; temperaturas elevadas (25 ºC); há áreas chuvosas (3000 mm/ano)e menos chuvosas (1500 mm/ano). Manaus Subtropical – médias latitudes; já se delineiam 4 estações; chuvas abundantes e bem distribuídas; amplitude térmica significativa. Buenos Aires Árido – elevada amplitude térmica diária e sazonal. < 250 mm/ano. Cairo Semárido – chuvas escassas; temperatura elevadas. Nas zonas temperadas tem invernos frios. Denver

28 Climogramas

29 Massas de ar

30

31 Unidades Climáticas

32 Atividade 1 – Qual a diferença entre tempo e clima?
2 – Explique a influência da latitude e da altitude no clima. 3 – Qual a influência das massas de ar no clima? 4 – Relacione as massas de ar com as características do clima no território brasileiro.

33


Carregar ppt "GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google