A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Climatologia GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE PROFA. LUIZA BARREIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Climatologia GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE PROFA. LUIZA BARREIRA."— Transcrição da apresentação:

1 Climatologia GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE PROFA. LUIZA BARREIRA

2 Clima e tempo Por que normalmente nas áreas de maior altitude faz mais frio que nas áreas próximas ao nível do mar? Qual é a influência da latitude no clima? Por que as localidades situadas no interior dos continentes têm clima diferente das litorâneas? Qual a importância da dinâmica dos ventos e das massas de ar?

3 Conceitos: Tempo: estado momentâneo da atmosfera num determinado lugar (combinação de fenomenos como temperatura, umidade, pressão do ar, ventos e nebulosidade) pode mudar em poucas horas! Clima: comportamento do tempo em um determinado lugar durante um período longo, de pelo menos 30 anos.

4 Fatores climáticos: Latitude Altitude Massas de ar Continentalidade Maritimidade Correntes marítimas Vegetação Relevo Urbanização

5 Atributos ou elementos climáticos Temperatura Umidade Pressão atmosférica – Que são resultado da conjugação dos fatores climáticos do local! – Existem variações de ano para ano, como verões mais chuvosos ou menos chuvosos, invernos mais rigorosos ou com temperaturas mais amenas.

6

7 Fatores climáticos Latitude: quanto maior a latitude menores são as temperaturas médias anuais. Nos locais próximos ao Equador, a inclinação é menor e os raios solares incidem sobre uma área menor. Conforme aumenta a latitude, maior a inclinação dos raios solares, abrangendo uma área maior.

8 Latitude é o principal fator de diferenciação das zonas climáticas: polar, temperada e tropical.

9 Temperatura e latitude Obs.: altitude!

10 Altitude e pressão atmosférica Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, o que torna o ar mais rarefeito (menor concentração de gases, de umidade e materiais particulados): menos retenção de calor e menor superfície recebendo e irradiando calor.

11 Albedo: índice de reflexão de uma superfície. Varia de acordo com a cor, e acor de acordo com a composição química e estado físico. Quanto menor o Albedo, maior a absorção dos raios solares, maior o aquecimento, maior irradiação de calor.

12 Massas de ar Grandes porções da atmosfera que possuem características comuns de temperatura, umidade e pressão. Deslocam-se por diferença de pressão. Podem ser: – Continentais (Secas) – Oceânicas (úmidas) – Quentes (equatoriais e tropicais) – Frias (temperadas e polares)

13 Continentalidade e maritimidade Influencia temperatura e presão. Continentalidade: maior amplitude térmica (dia ou estão) Maritimidade: (calor específico do mar é maior que do continente: os oceanos demoram mais para esquentar e retêm calor calor por mais tempo). – Amplitude térmica diária é menor que no continente.

14 Temperaturas médias

15

16 Correntes marítimas Extensas porções de água que se deslocam pelo oceano como grandes rios. Deslocam pelos ventos e movimento de rotação da Terra. diferenciam-se salinidade, temperatura e direção das águas do entorno do continente. causam: alteram a temperatura Encontro de correntes quentes e frias : mais plâncton, que atraem cardumes

17 Vegetação Tundra, floresta tropical, campos etc.. Diferentes densidades, diferentes absorção de calor e diferentes umidade. Área Florestada: impedem raios de incidirem na superfície, menor absorção de calor, menor T. Raízes retiram umidade do solo para a atmosfera (transpiração), aumentando a umidade do ar. Desmatamento: aumento de temperatura e diminuição de umidade

18 Relevo Altitude Circulação / Deslocamento das massas de ar. Planícies: facilitam Cadeias montanhosas: impedem Brasil: as serras no centro-sul formam um corredor!

19 Atributos ou elementos do clima Temperatura: intensidade de calor existente na atmosfera. Umidade: quantidade de vapor de água presente na atmosfera. – Umidade relativa (%): quantidade de vapor existente na atmosfera num dado momento – Umidade absoluta (g/m³). – Ponto de saturação: quantidade máxima de vapor dágua que atmosfera suporta => precipitação – Capacidade de retenção de vapor. – Precipitação: chuva, granizo (gota dágua congela; camada de ar muito fria) e neve (vapor dágua congela).

20 Precipitação

21 Brasil Chuvas: frontal, orográfica e convectivas.

22 Pressão atmosférica e temperatura É a medida da força exercida pelo peso da coluna de ar contra uma área! quanto mais elevada a temperatura, maior a movimentação de das moléculas, menos moléculas, menor peso. Logo, menor pressão. Terra esférica + inclinação + translação = aquecimento desigual => mecanismos de circulação atmosférica => centros de baixa e alta pressão.

23 Esquema da circulação atmosférica na zona intertropical

24 Furacões

25 Massas de ar

26 Tipos de clima

27 Polar – latitudes elevadas; variação na duração do dia e da noite; verão 10 ºC. Polo Sul Temperado e frio – 4 estações bem definidas; forte influencia de maritimidade e continentalidade. Bruxelas e Moscou Mediterrâneo – verão quente e seco e inverno ameno e chuvoso. Atenas Tropical – verão quente e chuvoso, inverno ameno e seco. Cingapura Equatorial – zona mais quente do planeta; temperaturas elevadas (25 ºC); há áreas chuvosas (3000 mm/ano)e menos chuvosas (1500 mm/ano). Manaus Subtropical – médias latitudes; já se delineiam 4 estações; chuvas abundantes e bem distribuídas; amplitude térmica significativa. Buenos Aires Árido – elevada amplitude térmica diária e sazonal. < 250 mm/ano. Cairo Semárido – chuvas escassas; temperatura elevadas. Nas zonas temperadas tem invernos frios. Denver

28 Climogramas

29 Massas de ar

30

31 Unidades Climáticas

32 Atividade 1 – Qual a diferença entre tempo e clima? 2 – Explique a influência da latitude e da altitude no clima. 3 – Qual a influência das massas de ar no clima? 4 – Relacione as massas de ar com as características do clima no território brasileiro.

33


Carregar ppt "Climatologia GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE PROFA. LUIZA BARREIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google