A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espaços climáticos e influências na hidrografia na vida das pessoas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espaços climáticos e influências na hidrografia na vida das pessoas."— Transcrição da apresentação:

1 Espaços climáticos e influências na hidrografia na vida das pessoas

2 O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação de 30 a 35 anos. Fatores climáticos Latitude Altitude Correntes marítimas Massas de ar Maritimidade e Continentalidade

3 Latitude Em virtude da forma praticamente esférica (geóide) da Terra, da inclinação do seu eixo (23° 27) e do movimento de translação, a região equatorial recebe uma intensidade luminosa quase constante o ano inteiro. Já nas regiões polares, isso não acontece. No verão, para cada hemisfério, a intensidade luminosa é maior; no inverno, é menor.

4 Altitude Fonte:geoconceicao.blogspot.com "A altitude exerce grande influência sobre a temperatura. O calor é irradiado para "cima", e a ipedloucura4aquece-se por irradiação. Quanto maior a altitude, mais rarefeito torna-se o ar, ocorrendo também menor irradiação e, por conseqüência, menores temperatura.. O contrário ocorre em altitudes baixas" (Coelho, Marcos A. e terra, Lygia. geografia Geral: o espaço natural e sócioeconômico. Moderna. p. 122 e ).

5 Correntes Marítimas São grandes porções de água do oceano que apresentam características específicas de temperatura e salinidade. As correntes marítimas podem ser quentes ou frias e movimentam-se rapidamente levando sua influência para diferentes partes dos continentes.

6 Massas de Ar São grandes porções da atmosfera que possuem características próprias de temperatura e umidade, normalmente influenciadas por suas áreas de origem. As massas de ar podem ser quentes, frias úmidas ou secas.

7 Maritimidade e Continentalidade continentalidade, como um conceito da geografia, é uma medida direta da distância de cada lugar ao mar. A distância dos corpos hídricos influencia a temperatura do ar devido às diferenças básicas nas características térmicas. No geral, a água absorve cinco vezes mais calor a fim de aumentar sua temperatura em quantidade igual ao do aumento do solo. Logo, quanto mais próximo das grandes massas líquidas, menor será a variação da temperatura (maritimidade) e quanto mais distante as grandes massas líquidas, maior será a variação da temperatura (continentalidade). Por isso, climas continentais são caracterizados pelas grandes variações de temperatura

8 O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor dágua atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da terra. Formas de precipitação: chuva, neve, granizo, orvalho e geada. Sendo que os dois últimos ocorrem por deposição na superfície terrestre. Existem três principais tipos de chuvas, que estão relacionados com fatores que a originaram. As chuvas podem ser orográficas, Frontais ou convectivas.

9 Pressão Atmosférica Ter peso e estar em constante movimentação são duas das inúmeras características da atmosfera. Portanto pressão atmosférica é a ação do peso da atmosfera sobre a superfície do planeta. Pode variar em função da altitude e da temperatura. Vento: é o ar em movimento. O ar move-se horizontalmente (em superfície e em altitude) e também verticalmente, devido às diferenças de temperatura e de pressão em diversos locais da terra. Seu mecanismo está expresso na primeira Lei da Circulação atmosférica, do holandês Buys Ballot, que diz "os ventos sempre sopram das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão".

10 Como nas áreas de menor temperatura ou mais frias a pressão é maior, o vento sai dessas áreas e vai em direção às de maior temperatura, que apresentam menor pressão. Quanto maior for a diferença de pressão entre as regiões, maior será a velocidade do vento, podendo ocorrer, nessas situações, vendavais ou ventos mais fortes, que recebem diferentes nomes, conforme o local: furacão (Caribe), tornado (EUA), tufão (Ásia). Em superfície, os ventos alísios sopram dos trópicos para o Equador, que é uma área ciclonal, de convergência de ventos. Nas áreas equatoriais, o ar quente (mais leve) é úmido. Em altitude, o ar esfria-se e retorna aos trópicos (contra-alísios). Em virtude do movimento de rotação, os ventos, a partir da área de dispersão, desviam-se para a direita no hemisfério norte e para a esquerda no hemisfério Sul.

11 Tipos de Clima do Mundo em Desenvolvimento

12 Clima Equatorial baixas latitude (próximo ao equador) altas temperaturas e altos índices pluviométricos. atuação dos ventos alísios. favorece a formação de rica biodiversidade (calor e umidade)

13 Clima tropical Úmido áreas pouco afastadas do equador e próxima aos litorais. quente e úmido rica biodiversidade de flora e de fauna presente na América do Sul e Central, África e na Ásia.

14 Clima tropical semiúmido ou tropical continental caracteriza-se por apresentar chuvas concentradas no verão e secas no inverno. vegetação de savanas (cerrado) áreas exploradas pela agricultura comercial.

15 Clima tropical de altitude É um clima tropical que possui temperaturas amenizadas pela influência da altitude e que apresenta maior pluviosidade anual do que o clima tropical semiúmido. A vegetação típica é a mata atlântica e os campos de altitude.

16 Tropical de monções Esse clima é quente e apresenta o regime de chuvas regulado pelas diferenças de temperatura entre o mar e o continente, de acordo com as estações do ano. Sendo assim, o verão é chuvoso (época do plantio de arroz), e o inverno marca a estação de estiagem (época da colheita do arroz). A vegetação predominante é de florestas densas e savanas, já bastantes alteradas pela intervenção humana em quase todos os lugares que ocorre.

17 Clima desértico Os desertos se caracterizam sobretudo por apresentarem baixos índices pluviométricos, menos de 250 mm anuais. Nas áreas tropicais a ausência de nuvens vegetação e umidade acabam determinando uma grande amplitude térmica. Os Oásis, localizados em depressões, são as áreas onde a água subterrânea aflora permitindo a sobrevivência humana. Nos desertas a vegetação é escassa quando não inexistente. Existem ainda os desertos frios como o deserto de Gobi na China, o Atacama no Chile e a Patagônia na Argentina. Nos desertos frios as temperaturas podem atingir até 20º C negativos.

18 Clima semiárido Caracteriza-se por apresentar entre 250 a 500 mm de chuvas por ano. Estas regiões podem ser castigadas por prolongados períodos de estiagem. A vegetação típica são as estepes, plantas adaptadas a pouca disponibilidade de água. No Brasil destaca-se a Caatinga e na África o Sahel que margeia o Saara e apresenta sérios problemas ambientais (desertificação) e sociais (cinturão da fome do Sahel

19 Clima Mediterrâneo Caracteriza-se por apresentar chuvas concentradas no inverno e verão seco. È encontrado em poucas partes do planeta como no Chile, Europa, África, Austrália e EUA. Vegetação constituída de árvores de pequeno porte e arbustos.

20 Clima de Montanha Sofre grande influencia do fator altitude, pois a medida que esta aumenta a temperatura diminui e modifica-se o tiipo de vegetação. As principais áreas de ocorrência no mundo em desenvolvimento são a cordilheira dos Andes, e as Sierras Madres o Himalaia e a Cadeia do Atlas.

21 Clima Temperado Caracteriza-se por apresentar as quatro estações bem definidas. Suas principais áreas de ocorrência no mundo em desenvolvimento são a América do Sul e a Ásia. A vegetação característica é a floresta de folhas caducas ou caducifólia.

22 Clima sub tropical Esse clima se caracteriza por ser uma área de transição entre os climas temperados e tropicais. Vegetão de campos ou floloresta de Araucária

23 Clima polar, sub polar e frio continental O clima polar é muito frio. Aí foram registradas as mais baixas temperaturas do planeta. O solo fica coberto de neve a maior parte do ano. No clima subpolar no verão a vegetação que se desenvolve é a tundra. No clima frio continental a vegetação é a Taiga ou Conífera.


Carregar ppt "Espaços climáticos e influências na hidrografia na vida das pessoas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google