A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA 1 a SÉRIE - ENSINO MÉDIO PROF. OTAIR CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA 1 a SÉRIE - ENSINO MÉDIO PROF. OTAIR CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA 1 a SÉRIE - ENSINO MÉDIO PROF. OTAIR CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS

2 FATORES QUE INFLUENCIAM NO CLIMA : LATITUDE QUANTO MENOR A LATITUDE: MAIOR A TEMPERATURA MAIOR UMIDADE

3 FATORES QUE INFLUENCIAM NO CLIMA: ALTITUDE Áreas elevadas => pressão menor Ar + rarefeito => temperatura menor Áreas baixas => pressão maior Ar + comprimido => temperatura maior

4 FATORES QUE INFLUENCIAM NO CLIMA: MARITIMIDADE E CORRENTES MARINHAS PRÓXIMO AO MAR: MENOR AMPLITUDE TÉRMICA DIÁRIA MAIOR UMIDADE

5 FATORES QUE INFLUENCIAM NO CLIMA: VEGETAÇÃO A VEGETAÇÃO AMENIZA A TEMPERATURA EM ALGUNS LOCAIS, POIS OS VEGETAIS ABSORVEM PARTE DA RADIAÇÃO SOLAR. A VEGETAÇÃO CONTRIBUI PARA AUMENTAR OS ÍNDICES DE UMIDADE E PLUVIOSIDADE DE ALGUNS LUGARES, AO REALIZAREM O PROCESSO DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO.

6 FATORES QUE INFLUENCIAM NO CLIMA: CIRCULÇÃO ATMOSFÉRICA FATORES QUE INFLUENCIAM NO CLIMA: CIRCULÇÃO ATMOSFÉRICA

7 OS TIPOS CLIMÁTICOS EXEMPLO: CLIMA EQUATORIAL OS CLIMOGRAMAS A SÍNTESE DO CLIMA B BARRAS: indicam a pluviosidade em mm. LINHA: indica a variação da temperatura durante o ano em oC Temperaturas elevadas. Alta umidade e pluviosidade Baixa amplitude térmica anual

8 FATORES QUE INFLUENCIAM NA VEGETAÇÃO FATORES QUE INFLUENCIAM NA VEGETAÇÃO A formação da vegetação está fortemente ligada ao tipo de solo e de clima de uma região. Quanto maior disponibilidade de água, maiores as possibilidades da vegetação se desenvolver.

9 RELAÇÃO ENTRE CLIMA E VEGETAÇÃO

10 TUNDRA FLORESTA BOREAL OU DE CONÍFERAS FLORESTA TEMPERADAPRADARIAS OU ESTEPES DESERTOS FLORESTAS TROPICAIS SAVANAS VEGETAÇÃO DE ALTITUDE

11 TUNDRA Ocorre na Zona Polar Ártica Região de Clima Frio Polar Vegetação rasteira composta por liquens, musgos e capins. Aparece no curto verão do Pólo Norte.

12 FLORESTA BOREAL OU DE CONÍFERAS Ocorre no Norte da Europa, Ásia, e Canadá Também é conhecida como Taiga; Área de clima frio (não como o polar); Árvores em forma de cone; Folhas em forma de agulha; Floresta homogênea (pouca variação de espécies).

13 FLORESTAS TEMPERADAS Ocorrem em médias latitudes, em áreas mais úmidas; Área de clima temperado (4 estações do ano); Árvores caducas ou decíduas (perdem as folhas no outono)

14 PRADARIAS OU ESTEPES O Ocorrem em regiões temperadas menos úmidas; V Vegetação herbácea (rasteira) N No Brasil ocorre nos Pampas Gaúchos (RS)

15 FLORESTAS TROPICAIS Ocorrem nos trópicos; em áreas mais úmidas; São mais exuberantes em áreas equatoriais; Arbórea / latifoliada / higrófila/ heterogênea/ densa/ perenifólia; No Brasil: Amazônia e Mata Atlântica

16 SAVANAS Ocorrem na zona intertropical (menos úmidas); Área de climas tropical (verão chuvoso; inverno seco); Vegetação herbácea e arbustiva; tropófila e caducifólia. No Brasil é conhecida por cerrado

17 DESERTOS G Geralmente ocorrem em áreas cortadas pelos trópicos; S São secos. Podem ser quentes ou frios; V Vegetação rara, formada por xerófilas; N No Brasil a caatinga está entre deserto e savana.

18 VEGETAÇÃO DE ALTITUDE C Cobertura vegetal das zonas de altitude; P Predomina acima dos 1300 m de altitude; C Caracteriza-se pela presença de uma vegetação onde predominam os musgos e liquens (tundra), até o gelo inóspito.


Carregar ppt "GEOGRAFIA 1 a SÉRIE - ENSINO MÉDIO PROF. OTAIR CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google