A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Climas do mundo Variações climáticas não encontrados no Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Climas do mundo Variações climáticas não encontrados no Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Climas do mundo Variações climáticas não encontrados no Brasil

2 Introdução Apesar do grande território, não encontramos todos os tipos climáticos no Brasil. Apesar do grande território, não encontramos todos os tipos climáticos no Brasil. A distribuição e diferenciação dos vários tipos de climas dependem do modo como se distribuem os elementos climáticos e os fatores que mais os influenciam, apresentando várias diferenças regionais. A distribuição e diferenciação dos vários tipos de climas dependem do modo como se distribuem os elementos climáticos e os fatores que mais os influenciam, apresentando várias diferenças regionais.

3 Conjuntos climáticos Podemos definir genericamente os seguintes conjuntos de climas: Podemos definir genericamente os seguintes conjuntos de climas: 1. Zona Quente: Clima Equatorial; Clima Tropical e Clima Desértico. 2. Zona Temperada: clima Mediterrâneo; Clima temperado Marítimo, continental e frio (subpolar). 3. Zona Fria: Clima polar.

4 Clima desértico Localiza-se entre as latitudes 15º e 30º Norte e Sul. Abrange,áreas como,os desertos do Saara, da Namíbia, do Arizona (Mojave), do Atacama e do Grande Deserto Australiano. Localiza-se entre as latitudes 15º e 30º Norte e Sul. Abrange,áreas como,os desertos do Saara, da Namíbia, do Arizona (Mojave), do Atacama e do Grande Deserto Australiano. Encontramos desertos em latitudes mais elevadas do globo em virtude de fatores locais como: a continentalidade, as barreiras de relevo e as correntes marítimas. Encontramos desertos em latitudes mais elevadas do globo em virtude de fatores locais como: a continentalidade, as barreiras de relevo e as correntes marítimas.

5 Curiosidades Temperaturas médias mensais elevadas ao longo do ano. Temperaturas médias mensais elevadas ao longo do ano. Amplitudes térmicas diárias elevadíssimas, podendo ultrapassar os 30º C. Amplitudes térmicas diárias elevadíssimas, podendo ultrapassar os 30º C. Precipitação rara e irregular (menos de 250 mm por ano). Precipitação rara e irregular (menos de 250 mm por ano). Não existe estação úmida (podem passar anos sem cair uma gota de água, mas quando chove é torrencialmente, com enxurradas que tudo arrastam na sua frente). Não existe estação úmida (podem passar anos sem cair uma gota de água, mas quando chove é torrencialmente, com enxurradas que tudo arrastam na sua frente). Nos desertos existe uma grande escassez de água e umidade, influenciada por: altas pressões permanentes, rápida evaporação, forte insolação. Nos desertos existe uma grande escassez de água e umidade, influenciada por: altas pressões permanentes, rápida evaporação, forte insolação. Vegetação característica: Formações xerófitas em áreas como os oásis (graças a água subterrânea que fica próxima a superfície). Vegetação característica: Formações xerófitas em áreas como os oásis (graças a água subterrânea que fica próxima a superfície).

6

7 Clima de monções Trata-se de uma variante do clima tropical, em que o total da precipitação pode chegar a valores altíssimos. Trata-se de uma variante do clima tropical, em que o total da precipitação pode chegar a valores altíssimos. Encontrado no Sul e sudeste da Ásia. Encontrado no Sul e sudeste da Ásia. Dividido em monções de verão e monções de inverno. Dividido em monções de verão e monções de inverno.

8 Curiosidades As monções definem-se como ventos periódicos que no Verão sopram do mar para a terra (monção marítima) e no Inverno sopram da terra para o mar (monção continental). As monções definem-se como ventos periódicos que no Verão sopram do mar para a terra (monção marítima) e no Inverno sopram da terra para o mar (monção continental). Mecanismo de funcionamento ligado a variação da pressão atmosférica: o verão marcado por chuvas torrenciais e o inverno por estiagem. Mecanismo de funcionamento ligado a variação da pressão atmosférica: o verão marcado por chuvas torrenciais e o inverno por estiagem. Vegetação característica: Floresta latifoliada, densa perene chamada de Jungle, semelhante as formações latifoliadas brasileiras. Vegetação característica: Floresta latifoliada, densa perene chamada de Jungle, semelhante as formações latifoliadas brasileiras. Os maiores índices pluviométricos do planeta são encontrados nesse clima: chegando a mais de mm em Cherrapungi, na Índia.

9

10

11

12 Clima mediterrâneo O Clima Mediterrâneo distribui-se pela bacia do mar Mediterrâneo (Sul da Europa e Norte de África), Califórnia, região central do Chile, região do Cabo na África do Sul e Sudoeste da Austrália. O Clima Mediterrâneo distribui-se pela bacia do mar Mediterrâneo (Sul da Europa e Norte de África), Califórnia, região central do Chile, região do Cabo na África do Sul e Sudoeste da Austrália. O verão quente e seco se deve a atuação de ventos provenientes do deserto do Saara.

13 Curiosidades Verões quentes e secos (temperatura média do mês mais quente entre os 21º e os 27º C. E temperaturas máximas que podem atingir os 40º C). Verões quentes e secos (temperatura média do mês mais quente entre os 21º e os 27º C. E temperaturas máximas que podem atingir os 40º C). Invernos são úmidos e suaves (temperatura média do mês mais frio entre 6 e 10º C). Invernos são úmidos e suaves (temperatura média do mês mais frio entre 6 e 10º C). Amplitudes térmicas anuais moderadas (entre 6 e 17º C); Amplitudes térmicas anuais moderadas (entre 6 e 17º C); Precipitação escassa e irregular, concentrando-se essencialmente nos meses de Outono e Inverno, devido à maior influência das baixas pressões subpolares nesta altura do ano (o total anual pode variar de 400 a 900 mm). Precipitação escassa e irregular, concentrando-se essencialmente nos meses de Outono e Inverno, devido à maior influência das baixas pressões subpolares nesta altura do ano (o total anual pode variar de 400 a 900 mm). Vegetação característica: Maquis e Garrigue (formação arbustiva). Vegetação característica: Maquis e Garrigue (formação arbustiva).

14

15 Clima Polar Este clima surge nas altas latitudes (70º a 80º) a norte dos continentes americano, asiático e junto às regiões polares da Europa (Norte da Escandinávia). Este clima surge nas altas latitudes (70º a 80º) a norte dos continentes americano, asiático e junto às regiões polares da Europa (Norte da Escandinávia). Faz-se sentir também em grande parte da Groelândia e na Antártida. Faz-se sentir também em grande parte da Groelândia e na Antártida.

16 Curiosidades Invernos muito frios e prolongados. Invernos muito frios e prolongados. Verões quase inexistentes (as temperaturas do mês mais quente não ultrapassam, em média, os 10º C). Verões quase inexistentes (as temperaturas do mês mais quente não ultrapassam, em média, os 10º C). Temperaturas médias mensais negativas na maior parte dos meses do ano. Temperaturas médias mensais negativas na maior parte dos meses do ano. Amplitudes térmicas anuais muito acentuadas. Amplitudes térmicas anuais muito acentuadas. Precipitações muito reduzidas na maior parte do ano, sendo mais abundante nos meses menos frios. Nos restantes meses ocorre sob a forma de neve. Precipitações muito reduzidas na maior parte do ano, sendo mais abundante nos meses menos frios. Nos restantes meses ocorre sob a forma de neve. Vegetação característica: Tundra (formação vegetal rasteira, apenas com alguns centímetros de altura, constituída por ervas, musgos e líqüens). Vegetação característica: Tundra (formação vegetal rasteira, apenas com alguns centímetros de altura, constituída por ervas, musgos e líqüens).

17

18 A questão do clima temperado O clima temperado apresenta como características gerais as estações climáticas bem definidas, com verões relativamente quentes, invernos rigorosos. O clima temperado apresenta como características gerais as estações climáticas bem definidas, com verões relativamente quentes, invernos rigorosos. Contudo, existem variações do clima temperado: oceânico, continental e frio ou subpolar. Contudo, existem variações do clima temperado: oceânico, continental e frio ou subpolar.

19 Temperado oceânico Predomina na Europa Ocidental desde o Norte de Portugal até à costa setentrional e ocidental da Escandinávia, na faixa costeira do noroeste dos EUA e do sudoeste do Canadá, no litoral sul do Chile, no sudeste da Austrália e na Nova Zelândia. Predomina na Europa Ocidental desde o Norte de Portugal até à costa setentrional e ocidental da Escandinávia, na faixa costeira do noroeste dos EUA e do sudoeste do Canadá, no litoral sul do Chile, no sudeste da Austrália e na Nova Zelândia.

20 Curiosidades Temperaturas médias mensais amenas, sendo o Verão fresco (temperatura média entre os 15 e os 20º C) e o Inverno pouco frio (temperatura média superior a 5º C). Temperaturas médias mensais amenas, sendo o Verão fresco (temperatura média entre os 15 e os 20º C) e o Inverno pouco frio (temperatura média superior a 5º C). Amplitude térmica anual pouco acentuada. Amplitude térmica anual pouco acentuada. A amenidade das temperaturas deve-se à proximidade do mar. A amenidade das temperaturas deve-se à proximidade do mar. Chove o ano todo, com maior concentração de chuvas no Outono e no Inverno. Chove o ano todo, com maior concentração de chuvas no Outono e no Inverno. vegetação característica: Floresta de Folha Caduca ou Floresta Caducifólia constituída por árvores altas e de grandes folhas. vegetação característica: Floresta de Folha Caduca ou Floresta Caducifólia constituída por árvores altas e de grandes folhas.

21

22 Temperado continental Predomina no interior e nas fachadas orientais dos continentes, como no sul do Canadá, no leste e no centro dos EUA, no interior da Europa, interior Norte da Ásia, longe das influências marítimas. Predomina no interior e nas fachadas orientais dos continentes, como no sul do Canadá, no leste e no centro dos EUA, no interior da Europa, interior Norte da Ásia, longe das influências marítimas.

23 Curiosidades Invernos longos, secos e muito frios (as temperaturas podem atingir valores inferiores a -15º C), enquanto os Verões são quentes, curtos. Invernos longos, secos e muito frios (as temperaturas podem atingir valores inferiores a -15º C), enquanto os Verões são quentes, curtos. Amplitude térmica anual muito elevada, superior a 20º C, chegando a atingir, em algumas estações, os 40º C. Amplitude térmica anual muito elevada, superior a 20º C, chegando a atingir, em algumas estações, os 40º C. Precipitações relativamente escassas com máximos no Verão e mínimos no Inverno, frequentemente sob a forma de neve. Precipitações relativamente escassas com máximos no Verão e mínimos no Inverno, frequentemente sob a forma de neve. Vegetação característica: Pradarias ou Estepes. Vegetação característica: Pradarias ou Estepes.

24

25 Temperado Frio ou subpolar Localiza-se no interior dos continentes nas áreas de prolongamento do clima temperado continental, sensivelmente entre as latitudes 55º e 65º N. Localiza-se no interior dos continentes nas áreas de prolongamento do clima temperado continental, sensivelmente entre as latitudes 55º e 65º N. É próprio do Norte da Europa, da Sibéria, do Alasca e do Norte do Canadá. É próprio do Norte da Europa, da Sibéria, do Alasca e do Norte do Canadá.

26 Curiosidades Invernos muito frios e longos (durante cerca de seis a oito meses a temperatura desce abaixo dos 0º C). Invernos muito frios e longos (durante cerca de seis a oito meses a temperatura desce abaixo dos 0º C). Verões pouco quentes e curtos (temperatura média mensal inferior a 18º C). Verões pouco quentes e curtos (temperatura média mensal inferior a 18º C). Amplitudes térmicas anuais relativamente elevadas. Amplitudes térmicas anuais relativamente elevadas. Precipitações bastante reduzidas, ocorrendo os seus máximos na época estival (Verão). No Inverno, ocorre sob a forma de neve. Precipitações bastante reduzidas, ocorrendo os seus máximos na época estival (Verão). No Inverno, ocorre sob a forma de neve. Vegetação característica: Floresta de Coníferas ou boreal constituída por árvores de folhas persistentes, resinosas e com forma de agulhas. Na Sibéria esta floresta toma a designação de Taiga. As mais comuns são os pinheiros e os abetos. Vegetação característica: Floresta de Coníferas ou boreal constituída por árvores de folhas persistentes, resinosas e com forma de agulhas. Na Sibéria esta floresta toma a designação de Taiga. As mais comuns são os pinheiros e os abetos.

27


Carregar ppt "Climas do mundo Variações climáticas não encontrados no Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google