A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOS VÁRIOS TIPOS DESCOBERTA À DE CLIMA MUNDO DO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOS VÁRIOS TIPOS DESCOBERTA À DE CLIMA MUNDO DO."— Transcrição da apresentação:

1 DOS VÁRIOS TIPOS DESCOBERTA À DE CLIMA MUNDO DO

2 Introdução Este trabalho foi realizado para a disciplina de Geografia e foi feito de maneira simples e esclarecedora para que todos possam compreender melhor o tema abordado. Com este trabalho, pretendemos apresentar os vários tipos de clima do mundo , os seus elementos e a sua localização. Para desenvolver este trabalho pesquisámos não só na Internet como em livros que falam sobre o tema. E como este assunto pertence à actualidade também usamos os meios de comunicação como jornais.

3 Esta imagem representa as várias zonas climáticas do Globo
Esta imagem representa as várias zonas climáticas do Globo. Podemos constatar que na Zona Quente ou Intertropical se encontram os maiores desertos do mundo, na Zona Quente existem 5 tipos diferentes de Clima. Desértico: Localiza-se em áreas atravessadas sensivelmente a meio pelos trópicos, a temperatura apesar de ser muito elevada tem variações diárias e mensais e as precipitação é muito escassa. Monção:É uma variante do clima tropical húmido, a ocorrência deste tipo de clima deve-se à actuação conjunta de vários factores: ventos que sopram na zona intertropical e pela diferente capacidade de aquecimento do continente e do oceano responsável pela diferença de temperatura. Equatorial: Não se diferenciam Estações do Ano, ocupa uma faixa ao longo do Equador, os valores de precipitação são elevados e a amplitude térmica anual é inferior a 5ºC. Tropical Húmido e Tropical Seco: Ocupam duas faixas localizadas a Norte e a Sul do Clima Equatorial, apresentam temperaturas pouco acentuadas e têm duas estações que se distinguem pelos níveis de precipitação.

4 PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO CLIMA TEMPERADO CONTINENTAL Temperatura
O Clima Temperado Continental, apresenta uma grande amplitude térmica anual, superior a 20º C. A temperatura média anual fica situada entre os 5º C e os 10º C, sendo a mais baixa de todos os climas temperados. Neste tipo de clima existem 4 estações, sendo o Inverno a maior delas. Os Verões são moderados, curtos e chuvosos, com temperaturas superiores a 10º C e inferiores a 20º C. Por outro lado, os Invernos são muito frios, longos e pouco chuvosos, com temperaturas médias mensais inferiores a 0º C. Precipitação A precipitação não é abundante neste tipo de clima, apresentando totais anuais inferiores a 700 mm. Os valores máximos registam-se no Verão e os mínimos no Inverno (geralmente sobre a forma de neve). As áreas com maiores valores de precipitação localizam-se próximos do equador. As áreas com menores valores de precipitação localizam-se junto aos trópicos e próximo dos pólos. PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO CLIMA TEMPERADO CONTINENTAL

5 As zonas frias localizam-se dentro dos círculos polares (uma no Hemisfério Norte e outra no Hemisfério Sul). O circulo Polar Árctico limita a sul a zona fria do norte e a norte a zona temperada do norte. O círculo Polar Antárctico limita a Sul a zona temperada do Sul e a Norte a zona fria do Sul. ZONAS FRIAS

6 Gráficos termopluviométricos: são gráficos que representam, simultaneamente a variação da temperatura e da precipitação ao longo do ano.

7 Após a execução deste trabalho, podemos concluir que:
CONCLUSÃO Após a execução deste trabalho, podemos concluir que: O clima temperado continental se localiza numa zona entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar árctico, afectando áreas pertencentes à Europa (do leste), América (EUA) e Ásia (Rússia e costa oriental da China). Este clima é caracterizado pela existência de grandes amplitudes térmicas anuais, com temperaturas elevadas no Verão e muito baixas no Inverno. Os níveis de precipitação não são muito elevados, afectando sobretudo o Verão. Os solos são geralmente férteis, o que favorece a prática da agricultura. Esperamos que o trabalho esteja do agrado de todos e que seja aquilo que era pedido.

8 Livro de Geografia do 7ºAno
BIBLIOGRAFIA Livro de Geografia do 7ºAno

9 TRABALHO REALIZADO Cátia Nº8 7ºA Inês Nº3 7ºA Lúcia Nº4 7ºA


Carregar ppt "DOS VÁRIOS TIPOS DESCOBERTA À DE CLIMA MUNDO DO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google