A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009. O povo brasileiro foi formado a partir do encontro e mistura de indígenas, europeus, africanos e pessoas de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009. O povo brasileiro foi formado a partir do encontro e mistura de indígenas, europeus, africanos e pessoas de."— Transcrição da apresentação:

1 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009

2 O povo brasileiro foi formado a partir do encontro e mistura de indígenas, europeus, africanos e pessoas de outras regiões do mundo O povo brasileiro foi formado a partir do encontro e mistura de indígenas, europeus, africanos e pessoas de outras regiões do mundo

3 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009 Os primeiros habitantes do Brasil foram os indígenas e os primeiros europeus a chegarem ao Brasil foram os portugueses, em Os primeiros habitantes do Brasil foram os indígenas e os primeiros europeus a chegarem ao Brasil foram os portugueses, em 1500.

4 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009 Das uniões entre portugueses e indígenas surgiram os primeiros mestiços: os cabocos ou mamelucos Das uniões entre portugueses e indígenas surgiram os primeiros mestiços: os cabocos ou mamelucos

5 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009 Em 1549 chegam ao Brasil os primeiros navios negreiros trazendo africanos de diversas etnias. Em 1549 chegam ao Brasil os primeiros navios negreiros trazendo africanos de diversas etnias.

6 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009 Os africanos passaram também a se miscigenar com os índios, brancos e mestiços que já habitavam o Brasil. Os africanos passaram também a se miscigenar com os índios, brancos e mestiços que já habitavam o Brasil.

7 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009 Em 1908 chega ao Brasil o navio Kasatu Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses... Em 1908 chega ao Brasil o navio Kasatu Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses...

8 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de que também se miscigenaram com os demais brasileiros e tiveram filhos e netos mestiços....que também se miscigenaram com os demais brasileiros e tiveram filhos e netos mestiços.

9 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009 Coloureds, cholos, melungeons, hapas, creoles são alguns termos para mestiços em diversos países. Coloureds, cholos, melungeons, hapas, creoles são alguns termos para mestiços em diversos países.

10 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009 A identidade mestiça é reconhecida pela ONU, a Organização das Nações Unidas A identidade mestiça é reconhecida pela ONU, a Organização das Nações Unidas

11 DIA DO MESTIÇO 27 de junho O Dia do Mestiço é uma data que visa homenagear a população mestiça, nascida da mistura entre os diversos povos que deram origem à nação brasileira. O Dia do Mestiço é uma data que visa homenagear a população mestiça, nascida da mistura entre os diversos povos que deram origem à nação brasileira.

12 DIA DO CABOCLO 24 de junho O Dia do Caboclo é uma homenagem especial ao mestiço predominante na Amazônia e o primeiro mestiço brasileiro, o caboclo. O Dia do Caboclo é uma homenagem especial ao mestiço predominante na Amazônia e o primeiro mestiço brasileiro, o caboclo.

13 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009 No Brasil, o Dia do Mestiço é data oficial nos estados no AM, RR e PB. No AM pela lei estadual 3.044, de 21/03/2006; e municipal 934, de 06/01/2006, de Manaus. É oficial também em Boa Vista. No Brasil, o Dia do Mestiço é data oficial nos estados no AM, RR e PB. No AM pela lei estadual 3.044, de 21/03/2006; e municipal 934, de 06/01/2006, de Manaus. É oficial também em Boa Vista. O Dia do Caboclo é data oficial pela lei estadual 3.140, de 28/06/2007, do AM; e municipal 1.151, de 15/10/2007, de Manaus. O Dia do Caboclo é data oficial pela lei estadual 3.140, de 28/06/2007, do AM; e municipal 1.151, de 15/10/2007, de Manaus.

14 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009 Loving Day, em homenagem ao fim da proibição dos casamentos inter-raciais nos EUA. Loving Day, em homenagem ao fim da proibição dos casamentos inter-raciais nos EUA.

15 PARDOS, MESTIÇOS E CABOCLOS NO CENSO AnoVariáveis cor/raçaObservações 1872branca, preta, parda e cabocla 1890branca, preta, cabocla e mestiça branca, preta, parda e amarelaparda [caboclo, mulato, moreno] 1950branca, preta, parda e amarelaparda [índio, pardo, caboclo, mulato, cafuzo, mestiço] 1960branca, preta, parda, amarela e indígena branca, preta, parda e amarelaparda [mulata, mestiça, índia, cabocla, mameluca, cafuza] 1991branca, preta, amarela, parda e indígena amarela [orientais] parda [mulata, mestiça, cabocla, mameluca, cafuza] 2000branca, preta, amarela, parda e indígena Baseado em Brasil mostra a tua cara : imagens da população brasileira nos censos demográficos de 1872 a 2000 / Jane Souto de Oliveira. – Rio de Janeiro : Escola Nacional de Ciências Estatísticas/IBGE, 2003.

16 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009 No Brasil, artistas como Carlos Gomes, José de Alencar, Gonçalves Dias e outros pensadores, como Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro, Sérgio Buarque de Holanda, George Zarur e Álvaro Maia, criaram as bases para a compreensão da identidade mestiça. No Brasil, artistas como Carlos Gomes, José de Alencar, Gonçalves Dias e outros pensadores, como Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro, Sérgio Buarque de Holanda, George Zarur e Álvaro Maia, criaram as bases para a compreensão da identidade mestiça.

17 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009 Além de sermos mestiços, sabemos nos ver e nos reconhecer como tais. Ao contrário do que se passa nos Estados Unidos, onde a pessoa ou é negra ou é branca, olhamos para as nossas peles e reconhecemos muitos matizes de cor, Gilberto Gil, Além de sermos mestiços, sabemos nos ver e nos reconhecer como tais. Ao contrário do que se passa nos Estados Unidos, onde a pessoa ou é negra ou é branca, olhamos para as nossas peles e reconhecemos muitos matizes de cor, Gilberto Gil, 2003.

18 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009 A mestiçagem unifica os homens separados pelos mitos raciais. A mestiçagem reúne sociedades divididas pelas místicas raciais e grupos inimigos, Gilberto Freyre, A mestiçagem unifica os homens separados pelos mitos raciais. A mestiçagem reúne sociedades divididas pelas místicas raciais e grupos inimigos, Gilberto Freyre, 1963.

19 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009 Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. (...) Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico- nacional, a de brasileiros, Darcy Ribeiro. Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. (...) Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico- nacional, a de brasileiros, Darcy Ribeiro.

20 I Seminário Sobre a Identidade Mestiça

21 Sessão Solene pelo Dia do Mestiço na Assembléia Legislativa do AM

22 I Feira Manauara da Cultura Caboca

23 MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, ocorrida em Brasília, ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, ocorrida em Brasília, 2005.

24 Representantes do movimento mestiço em Brasília falam sobre identidade mestiça e mestiçofobia e advertem sobre o o perigo do Estatuto da Igualdade Racial acirrar conflitos raciais. Comissão Geral na Câmara dos Deputados

25 Representantes do movimento mestiço em Brasília pronunciam-se sobre o PL das Cotas Raciais. Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal

26 Evento na Comunidade Park dos Buritis durante o Dia das Crianças. Atuação junto às comunidades

27 O problema da MESTIÇOFOBIA Reconhecemos, em muitos países, a existência de uma população mestiça, de origens étnicas e raciais diversas, e sua valiosa contribuição para a promoção da tolerância e respeito nestas sociedades, e condenamos a discriminação de que são vítimas, especialmente porque a natureza sutil desta discriminação pode fazer com que seja negada a sua existência, Declaração de Durban, África do Sul, 2001.


Carregar ppt "MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009. O povo brasileiro foi formado a partir do encontro e mistura de indígenas, europeus, africanos e pessoas de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google