A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania"— Transcrição da apresentação:

1 O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania

2 A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, tais como a linguagem, as danças, o vestuário e as tradições. Também a forma como as sociedades se organizam ,a sua concepção de moral ,de religião, a forma como interagem com o ambiente, etc. O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.

3 Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade.

4

5 A UE é uma comunidade de 27 Estados‑Membros, cuja unidade e diversidade se manifesta em 23 línguas oficiais, bem como numa multiplicidade de outras línguas nacionais, regionais e locais. É a casa de quase 500 milhões de pessoas com origens étnicas e linguísticas diversas. O multilinguismo contribui para os valores europeus de democracia, igualdade, transparência e competitividade.

6

7 Declaração Universal dos Direitos Humanos Art. XVIII
“Toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou colectivamente, em público ou em particular.”

8 Diversidade religiosa
Actualmente é muito comum conhecermos pessoas de diferentes religiões e ,consequentemente, com tradições e hábitos diversificados, decorrentes das suas crenças. É importante conhecer e respeitar essas diferenças, principalmente, porque o objectivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados com princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro.

9 A diversidade cultural faz-se nas religiões, nos costumes e não poderia ser diferente em relação às vestimentas. Em cada região ou país, podem-se encontrar diversos trajes que variam de tamanho, de cor, de tecidos, de bordados e até mesmo de maneira de vestir. Além disso, o vestuário modifica-se de acordo com o estado civil, linha filosófica e cerimónias religiosas.

10 A diversidade cultural também está na culinária: a feijoada e o vatapá sofreram influências africanas; os doces, à base de leite e ovos, influência portuguesa; a pizza, a macarronada,a polenta e a lasanha influência italiana e, por fim, os japoneses ,com os seus alimentos saudáveis e quase sempre à base de verduras, legumes e frutos do mar, introduziram o sushi e o sashimi.

11 O tema da diversidade cultural é transversal às actividades da UNESCO, nos vários sectores. Adquire especial ênfase no sector da cultura, como por exemplo nas áreas do património (mundial, tangível, intangível), artesanato, indústrias culturais, línguas e direitos de autor, desenvolvimento sustentável e diálogo intercultural.

12 Face ao actual contexto de globalização mundial, é cada vez mais necessário e urgente que as sociedades e culturas vivam um clima de entendimento e respeito mútuo, possível apenas através do conhecimento e do diálogo com o outro. Só assim será possível manter a paz e a harmonia mundiais. Trabalho realizado por: Clementina Nunes nº 2 Alexandra Valente nº 10 Edgar Fox nº 3 João Oliveira nº 7 Carlos Ramalhinho nº 1


Carregar ppt "O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google