A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Consciência Negra Trabalho de História. Contribuição Cultural O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Consciência Negra Trabalho de História. Contribuição Cultural O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão."— Transcrição da apresentação:

1 Consciência Negra Trabalho de História

2 Contribuição Cultural O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

3 Religião O índio e o negro,obrigados à aceitar a religião dos senhores,continuavam a crer nos seu Deuses e,os cultuavam,na clandestinidade.Descobertos,eram castigados severamente,muitos morreram,acusados de mandingas contra a Casa Grande. O índio e o negro,obrigados à aceitar a religião dos senhores,continuavam a crer nos seu Deuses e,os cultuavam,na clandestinidade.Descobertos,eram castigados severamente,muitos morreram,acusados de mandingas contra a Casa Grande.

4 Lendas A Batalha contra a Morte; Quem perde o corpo é a língua ;O homem-leão e o gado; A menina e o barril; O demônio que engolia vidas;Kigbo e os espíritos do mato; O homem que carrega a morte nas costas; A Viúva Velha; lendas européias como: Vikings, Celtas, Russas, Japonesas. A Batalha contra a Morte; Quem perde o corpo é a língua ;O homem-leão e o gado; A menina e o barril; O demônio que engolia vidas;Kigbo e os espíritos do mato; O homem que carrega a morte nas costas; A Viúva Velha; lendas européias como: Vikings, Celtas, Russas, Japonesas.

5 Utensílios A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.ourobronzemarfimmágicasmáscarasmísticorituaisfunerais barrometaismadeiraselvamuseus Europa Ocidentalourobronzemarfimmágicasmáscarasmísticorituaisfunerais barrometaismadeiraselvamuseus Europa Ocidental

6 Hábitos Culinários Como se sabe, o continente africano é habitado por uma vasta gama de etnias e, portanto, de culturas, as quais, de norte a sul, são marcadas por suas especificidades. A diversidade cultural existente na África reflete-se também nos hábitos alimentares dos africanos e na preparação dos alimentos, ou seja, na culinária africana. Como se sabe, o continente africano é habitado por uma vasta gama de etnias e, portanto, de culturas, as quais, de norte a sul, são marcadas por suas especificidades. A diversidade cultural existente na África reflete-se também nos hábitos alimentares dos africanos e na preparação dos alimentos, ou seja, na culinária africana. Tradicionalmente, esta combina as frutas disponíveis nas localidades, grãos, vegetais, leite e carne. Porém, em algumas regiões do continente, o alimento tradicional predominante deriva do leite, como a coalhada e o soro. Alguns alimentos como o milho, a mandioca e a abóbora, originários da América, foram introduzidos na África pelos europeus, ao longo do século XVI. Lembramos também que as influências das culinárias árabe, asiática e européia se fizeram sentir ao longo da história do continente. Tradicionalmente, esta combina as frutas disponíveis nas localidades, grãos, vegetais, leite e carne. Porém, em algumas regiões do continente, o alimento tradicional predominante deriva do leite, como a coalhada e o soro. Alguns alimentos como o milho, a mandioca e a abóbora, originários da América, foram introduzidos na África pelos europeus, ao longo do século XVI. Lembramos também que as influências das culinárias árabe, asiática e européia se fizeram sentir ao longo da história do continente.

7 Nomes: Victor e Eduardo. Nomes: Victor e Eduardo. Série: 7 Ano B. Série: 7 Ano B. Nrs°: 07 e 24. Nrs°: 07 e 24.


Carregar ppt "Consciência Negra Trabalho de História. Contribuição Cultural O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google