A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Povos Indígenas no Brasil: H istória, Cultura, Dominação, Discriminação e Condição Atual Discriminação e Condição Atual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Povos Indígenas no Brasil: H istória, Cultura, Dominação, Discriminação e Condição Atual Discriminação e Condição Atual."— Transcrição da apresentação:

1 Povos Indígenas no Brasil: H istória, Cultura, Dominação, Discriminação e Condição Atual Discriminação e Condição Atual

2 Quem são os índios; População em 1500; Escravização e Miscigenação; Sociedade indígena; Índios brasileiros.

3 Conhecendo os Povos Indígenas do Brasil Nomes das Etnias; Localização; Língua; Costumes Artesanato

4 Religiosidade Nhanderú (Deus); Rituais; Pajelança; Ervas Medicinais – Uso mágico e medicinal. Instrumentos Musicais e Rituais- Uso e significado

5 Terras - Demarcação e Regularização Meio Ambiente – Rio +20 Educação Indígena Diferenciada; Saúde Indígena – SESAI

6 Curríulum do Palestrante Gilberto Silva dos Santos (Awa Kuaray Werá) Gilberto (Awa Kuaray Werá) idealiza a criação da Associação Arte Nativa Indígena para promover o ensino de valores humanos, consciência ecológica e respeito à diversidade cultural e espiritual dos Indígenas. Com este trabalho, ele tem levado à sociedade o conhecimento indígena – cultura, tradição, educação, medicina tradicional – e resgatado a cultura dos povos indígenas que vivem na cidade de Guarulhos, fortalecendo a auto-estima desta população. A Pessoa de Awa Kuaray Werá, nasceu na cidade de Peruíbe no ano de Seus pais são da etnia indígena Tupi-Guarani. Passou grande parte da infância e da adolescência dentro da Aldeia Tupi-Guarani do Bananal em Peruíbe, trabalhando com artesanato tradicional e eventuais serviços na cidade. Em 2004, Awa Kuaray Werá vem morar na cidade de Guarulhos, nesta época, começa o trabalho de localização dos indígenas que vivem nesta cidade, assim passa a ser o intermediário nas negociações junto a Prefeitura de Guarulhos, pois era o único na cidade que podia se comunicar bem, tanto com a sociedade não- indígena quanto com a indígena. Em quatro anos, as negociações avançam, culminando com o Primeiro Encontro dos Povos Indígenas de Guarulhos, evento realizado no ano de 2008 em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente, Educação, Comunicação, Cultura, Igualdade Racial e outras. Durante esse evento foi elaborado, pelos indígenas, um documento contendo diversas solicitações referentes a atenção aos Direitos diferenciados desses Povos.


Carregar ppt "Povos Indígenas no Brasil: H istória, Cultura, Dominação, Discriminação e Condição Atual Discriminação e Condição Atual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google