A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª Mostra Cultural: Abra as portas de sua região

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª Mostra Cultural: Abra as portas de sua região"— Transcrição da apresentação:

1 1ª Mostra Cultural: Abra as portas de sua região
São Gabriel da Cachoeira Minha terra,Minha vida!

2 São Gabriel da Cachoeira é um município  situado no extremo noroeste do estado brasileiro  do Amazonas.Aproximadamente 852 quilômetros da capital, Manaus. Situa-se na Bacia do Alto Rio Negro.Este município é considerado um ponto estratégico pelo país...

3 O município é classificado como área de Segurança Nacional,pela Lei Federal número 5.449.
Também é conhecido como cabeça do cachorro por seu território ter forma semelhante a cabeça de um Cachorro.

4 Uma cidade hospitaleira com lindas cachoeiras,belas montanhas
Uma cidade hospitaleira com lindas cachoeiras,belas montanhas.Sua paisagem natural encanta a todos que aqui vivem,que aqui passam.A sua diversidade cultural é incomparável,as espumas brancas , o murmuro das águas,é esse o som que nos contagia.

5 A História Afirma-se que a povoação foi estabelecida em 1668 . Por volta de , estabelece-se na região um destacamento militar, que constrói um forte,o que foi um marco muito importante na história desse município que é um dos últimos lugares do Brasil onde os índios são maioria.

6 O povo Aqui estima-se uma população de aproximadamente pessoas dos quais, cerca de 90% é composta por índios e descendentes. A cidade é moldada pela cultura indígena,começando pelo idioma. Embora a língua oficial seja o português, há mais três línguas co-oficiais,porém, são faladas mais de vinte línguas diferentes.

7 Fora os habitantes natos da região há muitas pessoas de diversas partes desse Brasil e até mesmo do mundo que aqui moram,comerciantes,religiosos e militares que aqui têm a missão de proteger esse lugar.

8 A cada amanhecer poder acordar e ouvir o som dos pássaros a cantar,sentir o vento e poder ver e respirar o verde é maravilhoso ,um dos poucos lugares onde se tem paz,cidade de cultura preservada, pessoas humildes,paisagens exuberantes.

9 As paisagens e atrações
Temos diversas atrações turísticas como a Cachoeira de Iauaretê,considerado o 8°patrimônio imaterial brasileiro,temos também Varias atrações lendárias como a Serra da Bela Adormecida , do Curicuriari e do Buburi, Parque Nacional do Pico da Neblina, Reserva Biológica Estadual Morro dos Seis Lagos,Linha do equador,enfim muitas riquezas naturais.

10 A economia A principal atividade no município é a agricultura familiar de subsistência.   Contamos com serviços como a das agências bancárias e a mais importante fonte de renda na cidade que é o Exército. Cultivo de frutas Regionais; Extrativismo Vegetal; Avicultura; Piscicultura; Caça; Pesca; Cultivo de Hortaliças; Produção de Farinha.

11 A mandioca é o principal produto agrícola do município destinado ao fabrico de farinha.

12  Frutas regionais

13 Plantação de hortaliças

14 A pesca A extração desses organismos aquáticos e dada naturalmente,tendo em vista que existem peixes em abundância e também é dada por criação em cativeiro.

15 Gastronomia Nessa cidade que tem um pouco do Brasil todo, a culinária é baseada nos diversos tipos peixes existentes:cozidos,fritos,assados,enfim peixe aqui é cultura,a quinhapira,a mujeca,o tucupi,o filé de piraíba empanado,o tacacá,é um verdadeiro mundo de sabor e textura.

16 O Artesanato

17 Existe uma diversidade imensa quando
Se trata de artesanato,essa região possui vários povos e cada povo tem o domínio sobre alguma arte. Uns fazem cestas,,artigos com penas,outros esculturas,bancos,canoas e também pinturas,flautas regionais,etc.

18 São Gabriel Terra de Contrastes
ESSE É O LUGAR QUE ESCOLHI PARA VIVER,TENHO ORGUNHO DE SER GABRIELENSE,MEU POVO LUTA CONTRA OS PRECONCEITOS POR QUE SABEMOS QUE AQUI SE PRODUZ A QUALIDADE DE VIDA QUE O MUNDO DESEJA .

19 Uma cidade com um potencial riquíssimo em água doce,um lugar que poucos conhecem,onde o verde é maior,onde se respira vida,cidade envolvida por crenças e lendas. A Cultura e a história desse povo batalhador que tem orgulho de ser índio é o que há de mas valioso.

20 Fim São Gabriel da Cachoeira Um lugar abençoado por Deus...
Música:Marcos Augusto; Denilson Reis e Sóstenes Fim Acadêmica: Lia Mara Melgueiro de Oliveira


Carregar ppt "1ª Mostra Cultural: Abra as portas de sua região"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google