A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADO DE MATO GROSSO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADO DE MATO GROSSO."— Transcrição da apresentação:

1 ESTADO DE MATO GROSSO

2 Costumes, crenças e identidade são aspectos que nascem no povo e são perpetuados por ele. Isso é cultura. Quando um determinado grupo se forma e as características externas, como religião ou costumes, podem desenvolver manifestações que perdurem ao longo do tempo. A divisão do Estado em 1977 também se caracterizou pela divisão de aspectos culturais muito distintos das regiões norte e sul do Mato Grosso. Bandeira de Mato Grosso Brasão do Mato Grosso

3 Conheça um pouco da diversidade cultural de Mato Grosso
Em meio aos povos indígenas que habitavam a região centro-oeste, os espanhóis se fixaram no local em busca de ouro. Os novos costumes do povo estrangeiro acabaram se misturando com os traços já fortes da cultura indígena. A capital Cuiabá se apropriou das manifestações dos povos que se fixaram na região em busca de riquezas. Mato Grosso preservou aspectos inspirados em manifestações indígenas e na influência espanhola. Durante algum tempo, a pirâmide social tinha na base mineradores e escravos, que também trouxeram o conhecimento do candomblé e outros costumes de origem africana, presentes no estado até os dias atuais.

4 Culinária Os pratos típicos preparados na região são ensopados, cozidos e arroz com carnes. Os mato-grossenses herdaram a comida criada pelos índios, como o consumo elevado de peixes nas refeições. Os famosos peixe com maxixe, bagre ensopado, mojica de pintado e ventrecha de pacu também estão na lista de pratos típicos. Para acompanhar os pratos principais, paçoca de pilão e farofa de banana.

5 Festas Típicas Devido à forte influência da religião na formação do povo, as celebrações de santos padroeiros são grandes nos dois estados.Uma das principais festa é a Festa do Divino. Comemorada com toque de sino, fogos de artifícios e muitos cantos e músicas, realizados pelos músicos e foliões, geralmente realizada na última semana de julho. Dias antes, os festeiros percorrem as ruas da cidade levando de casa em casa a bandeira dos santos e recebendo donativos para a festa. No dia da celebração, após a missa da madrugada, um banquete é servido. Os fiéis começam com o chá com bolo e adentram a noite com pratos típicos da culinária mato-grossense.

6 Danças Rasqueado Cuiabano
Segundo o Dicionário Musical Brasileiro, de Mário de Andrade, a origem do rasqueado cuiabano vem dos acordes em glissandos, rápidos, rasgado, rasgadinho. O nome “rasqueado cuiabano” foi dado e popularizado pelo conjunto serenata, que observou a música que se fazia em Cuiabá. Concluindo que o rasqueado era o canto de uma cidade nova, era um som urbano que se desenvolveu nos metais das bandas de mestre Ignácio e Albertino, tinha um sotaque de um povo que gostava das mesmas coisas.

7 Danças Siriri e Cururu O siriri e o cururu eram danças religiosas que foram profanizadas", afirma Moisés Martins. A origem do termo siriri é incerta. Para alguns estudiosos, vem da palavra otiriri, que é um tipo de representação cênica de Portugal.

8 É BEM MATO GROSSO Pantanal Mato-grossense.
Cachoeira Véu das Noivas – Chapada dos Guimarães.

9 Lago de Manso Lagoa Azul - Nobres

10 Festival Internacional de Pesca – Cáceres.
Ruínas de Vila Bela da Santíssima Trindade – Primeira Capital da Província de Mato Grosso.

11 Reja Igreja de São Benedito, uma das mais belas e famosas igrejas de Cuiabá. Temperatura “Normal” em Cuiabá.


Carregar ppt "ESTADO DE MATO GROSSO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google