A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande"— Transcrição da apresentação:

1 Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Departamento de Ciências Atmosféricas Curso: Meteorologia C. Curricular: Ciâncias do ambiente Profesora: Selma Araújo Ministrante: Mikael Souto Maior de Sousa

2 O que é? São porções de Ecossistemas Terrestres ou costeiros onde se procuram meios de reconciliar a conservação da Biodiversidade com o seu uso sustentável. São propostas pelos países-membros da UNESCO e, quando preenchem os critérios, são reconhecidas internacionalmente.

3 Sua origem A origem das reservas da biosfera esteve na "Conferência sobre a Biosfera" organizada pela UNESCO em 1968, que foi a primeira reunião intergovernamental a tentar reconciliar a conservação e o uso dos recursos naturais, fundando o conceito presente de desenvolvimento sustentável.

4 As reservas da biosfera...
Possuem três funções básicas que consistem em...

5 Conservação das paisagens, ecossistemas e espécies
Conservação das paisagens, ecossistemas e espécies. Desenvolvimento econômico e humano que seja cultural, social e ecologicamente sustentável. Logística, que dê suporte para pesquisas, monitoramento e educação.

6 Reserva da biosfera no Brasil
Criada em 1995 Coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente Possui 6 reservas da Biosfera, são elas...

7 Mata Atlântica A Mata Atlântica é o mais importante dos 6 biomas brasileiros e um dos hotspots mais valiosos da Terra. Devido à riqueza excepcional da biodiversidade dos seus ecossistemas, sua beleza natural e seu valor universal para a humanidade, as áreas remanescentes foram declaradas Reserva da Biosfera pela Unesco em 1992 e inscritas como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1999.

8 Observação: A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo é parte integrante da Reserva da Biosfera Mata Atlântica no Estado de São Paulo.

9 Pantanal O Pantanal com seus Km² é considerado a maior superfície inundável do mundo, dividido entre o Brasil (60%), o Paraguai e a Bolívia. A parte brasileira se localiza na Bacia do Alto Rio Paraguai, na Região Centro – Oeste. Por sua proximidade ao bioma AMAZÔNIA, a biodiversidade do Pantanal é muito grande.

10 Amazônia Abrange 5% da superfície terrestre do planeta e 40% da América do Sul, sendo 61% em território brasileiro. A região do Amazonas possui a maior rede hidrográfica do mundo, fornecendo 20% do volume mundial da água doce. É considerada a maior reserva de biodiverisdade da Terra.

11 Caatinga Caatinga, que na língua indígena tupi-guarani quer dizer Mata Branca, está localizado na região nordeste do Brasil, entre o bioma Mata Atlântica e o bioma Cerrado. A caatinga é uma savana - estépica com fisionomia de deserto, que se caracteriza por um clima semi - árido com poucas e irregulares chuvas, solos bastante férteis e uma vegetação aparentemente seca.

12 Cerrado Cerrado é o nome regional dado à savana brasileira e se localiza no grande platô que ocupa o planalto central brasileiro. Por fazer fronteira com os biomas Mata Atlântica, Caatinga, Amazônia e Pantanal, a fauna e flora do cerrado são extremamente ricas. O clima do cerrado é quente, semi-úmido, com verão chuvoso e inverno seco.

13 Espinhaço Representa a faixa montanhosa mais extensa e contínua do Brasil. Estende-se como um corredor ecológico por cerca de km na direção N-S desde o estado de Minas Gerais até os limites norte da Bahia com os estados de Pernambuco e Piauí. É fundamental na produção de água para as principais bacias hidrográficas brasileiras que drenam em direção ao Oceano Atlântico.

14

15 Corredor Biológico Pode ser conceituado como uma parcela de ecossistemas naturais que fazem a ligação entre as unidades de conservação tanto públicas quanto particulares, que permite uma maior oxigenação genética, possibilitando a manutenção da biodiversidade com seus processos evolutivos.

16 Objetivos principais:
A conservação in situ da biodiversidade de determinada área natural, através da integração das unidades de conservação. Implementação de unidades modelos em áreas de alta prioridade de biodiversidade. - Incentivar a expansão de RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e preservar grandes blocos de florestas através da integração das populações envolvidas.

17 Referências Bibliográficas
Disponível em: Acesso em: 30 de mar. 2009 Acesso em: 30 de mar. 2009 Acesso em: 30 de março de 2009


Carregar ppt "Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google