A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brasil – Domínios Morfoclimáticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brasil – Domínios Morfoclimáticos"— Transcrição da apresentação:

1 Brasil – Domínios Morfoclimáticos

2 Domínios Morfoclimáticos
Hidrografia Solo Vegetação Relevo Clima Domínio Morfoclimático

3

4 Domínio Amazônico

5 Domínio Amazônico Clima equatorial (quente e úmido) e subequatorial (com período de estiagem); Domínio de terras baixas (depressões e planícies). Presença do planalto Norte-Amazônico; Hidrografia abundante e diversificada (bacia Amazônica); Floresta Equatorial Amazônica (grande biodiversidade); Solos pouco férteis.

6

7 Igarapé

8 Pico da Neblina com 3.014m de altitude, o ponto mais alto do Brasil

9 Domínio do Cerrado

10

11

12 Domínio do Cerrado Clima tropical típico (estações seca e úmida);
Relevo de planalto (Planalto Central, “chapadas”); Cerrado como vegetação predominante. Nos fundos de vales aparece as matas ciliares; Principal divisor de águas das bacias hidrográficas brasileiras; Solos pobres e ácidos. Necessita procedimentos corretivos para agricultura (calagem).

13

14 Chapada dos Guimarães

15

16 Mata Ciliar

17 Serra do Cipó - MG

18 Domínio da Caatinga

19

20 Domínio da Caatinga Clima semi-árido (quente e seco com chuvas irregulares); Relevo de planaltos e depressões entre chapadas; Rios intermitentes. São Francisco é o único perene. Vegetação dominante: Caatinga (mata branca). Árvores esparsas, arbustos com plantas xerófitas. Solos rasos e salinos.

21

22

23 Domínio dos Mares de Morros

24

25 Domínio dos Mares de Morros
Clima tropical de altitude (influência da massa Polar); Planaltos e serras do Atlântico. Morros ondulados (meias-laranjas) e áreas serranas (Mar, Mantiqueira, Espinhaço, etc.) Bacia do Paraná e seus afluentes como destaque na hidrografia. Mata Atlântica (muito devastada). Solos muito suscetíveis à erosão.

26

27

28

29 Domínio das Araucárias

30

31 Domínio das Araucárias
Clima Subtropical (grande amplitude térmica e chuvas bem distribuídas); Domínio do Planalto Meridional com depressões. Bacias hidrográficas do Paraná e Uruguai. Mata das Araucárias ou Pinheirais. Solos diversificados. Alguns com grande fertilidade natural (terra roxa) outros pobres e ácidos.

32

33

34 Domínio das Pradarias Clima subtropical;
Relevo de colinas (coxilhas ou campanha gaúcha); Domínio de vegetação rasteira (pradarias ou pampas); Bacias dos rios Uruguai e Jacuí.

35

36

37 Faixas de Transição Faixas de Transição são áreas de passagem de um domínio morfoclimático para outro, isto é, áreas que encerram características de dois ou mais domínios. São exemplos de faixas de transição o Pantanal brasileiro na região Centro-Oeste e a Mata dos Cocais, entre os estados do Piauí e Maranhão.

38

39

40

41

42 Biodiversidade e ambientalismo
Biodiversidade: é a variedade de espécies animais e vegetais de uma determinada área. A Convenção da Biodiversidade: foi um acordo internacional assinado por 160 países que constam: a necessidade de preservação da biodiversidade.

43 a exploração dos recursos naturais de forma sustentável.
A divisão justa dos benefícios obtidos com a pesquisa científica. Unidades de Conservação: são áreas delimitadas e demarcadas com a finalidade de protegê-las oficialmente da ação destruidora do ser humano. As unidades de conservação no Brasil são responsáveis:

44 manutenção, preservação e restauração da biodiversidade;
proteção às espécies, em perigo de extinção; proteção dos recursos hídricos; manejo correto dos da flora e da fauna; estimulo do uso sustentável


Carregar ppt "Brasil – Domínios Morfoclimáticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google