A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Flora da Amazônia – A mais rica do mundo."— Transcrição da apresentação:

1 Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.

2 Destruição da Amazônia

3

4

5 Domínio das Caatingas O domínio das caatingas, que é relativo ao sertão nordestino, também aparece do norte de Minas Gerais, no Sudeste. O domínio da caatinga corresponde às depressões semi-áridas do sertão do Nordeste. É caracterizado pela baixa pluviosidade e irregularidade na distribuição das chuvas. A caatinga tem associações vegetais, como cactáceas, bromeliáceas, árvores e palmeiras.

6 A vegetação característica do nordeste brasileiro, de clima semi-árido, com superfície aproximada de km2. Sua paisagem é formada por árvores de troncos tortuosos, recobertos por cortiça e espinhos. As raízes cobrem a superfície do solo, para capturar o máximo de água durante as chuvas leves. Para poder sobreviver à seca, as plantas perdem suas folhas e outras têm sistema de armazenamento de água. As espécies mais abundantes são: mandacaru, juazeiro, quixabeira e catingueira.

7 Vegetação da caatinga.

8

9 Visão da Caatinga na Época das Chuvas

10 Flora da Caatinga

11

12 Fauna na caatinga

13 O domínio das araucárias
O domínio das araucárias está presente predominantemente nas partes mais altas da região Sul. O domínio da araucária corresponde aos planaltos subtropicais das bacias dos rios Paraná e Uruguai. As matas de araucária ocorrem em solos férteis, sob climas com temperaturas moderadas a baixas no inverno.

14

15

16 Domínio das Pradarias Na porção meridional do Estado do Rio Grande do Sul, está a maior ocorrência do domínio das pradarias no país. O domínio das pradarias corresponde às coxilhas subtropicais gaúchas. Recebe várias denominações como campanha gaúcha e pampa. São formações predominantemente herbáceas, com extensos banhados ao redor de lagos e lagunas e campos naturais de gramíneas.

17 pradarias

18

19

20 O domínio dos mares de morros
O domínio dos mares de morros é a característica da porção mais próxima ao litoral do país e se interioriza um pouco mais na região Sudeste. O domínio dos mares de morros localiza-se na porção litorânea do Brasil, desde o Nordeste até o Sul. O aspecto característico está no relevo, com formas mamelonares, "meias-laranjas". Mata Atlântica ou Florestas Costeirais

21

22

23 Restingas Vegetação típica de terrenos arenosos e salinos do litoral. É formada por plantas herbáceas e arbustivas. As plantas sobrevivem através de sistemas de raízes superficiais bastante extensos que utilizam para obterem água e de nutrientes obtidos da maresia presente na atmosfera

24 Mangues Predominam nas regiões de estuário e lagunas do litoral. São formações vegetais compostas de arbustos e outras espécies arbóreas adaptadas a salinidade e aos solos pouco oxigenados. Ricos em material orgânico, fornecem abrigo e alimento a muitas espécies marinhas.

25

26

27

28 Pantanal É a maior planície inundável do mundo: km2 dos km2 ficam submersos. Estende-se do sudoeste do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul até o Paraguai. A região é imprópria para a lavoura devido às constantes inundações. A alternância de períodos de seca e cheia contribuem para a diversidade da vegetação: • nas áreas permanentemente alagadas predominam as gramíneas; • nas áreas temporariamente alagadas encontram-se vegetações rasteiras e arbustos; • nas áreas fora do alcance das inundações estão os cerrados e os cerradões. É a região que reúne a mais rica variedade de aves do mundo.

29

30

31

32

33 Flora

34 Fauna Jacaré do Papo Amarelo TUIUIU Veado Pantaneiro

35 Matas dos Cocais. Está situada entre a Floresta Amazônica e as caatingas, na região que engloba os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. São ricas em espécies de palmeiras, como o babaçu e a carnaúba.

36 Babaçu

37 Carnaúba

38 FIM


Carregar ppt "Flora da Amazônia – A mais rica do mundo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google