A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOMAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOMAS."— Transcrição da apresentação:

1 BIOMAS

2 BIOMA Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). O Bioma Brasileiro é formado por todas as espécies de plantas e animais que vivem em determinada região. Não podemos nos esquecer que nós também fazemos parte dos biomas.

3 BIOMAS BRASILEIROS

4 O Brasil tem seu território ocupado por seis grandes biomas terrestres

5

6

7

8 Site

9 Floresta Amazônica Floresta Amazônica: é a maior floresta tropical do mundo, além de apresentar a maior biodiversidade. Ela ocupa cerca de 42% do território nacional. Na Floresta Amazônica as árvores são de grande porte, e ficam próximas umas das outras. Já os animais que vivem nesse ecossistema são, em sua maioria, de pequeno e médio porte e vivem nas árvores. Alguns representantes típicos desse bioma são o Tucano-de-Peito-Branco, o Galo-da-Serra, a Sucuri e o Jacaré-Açu.

10 Cerrado Cerrado: considerado o segundo maior bioma do Brasil, ocupa 23,92% do território. o Cerrado está presente em diferentes estados brasileiros, sendo predominante na Região Centro-Oeste. Entre as características marcantes desse tipo de vegetação estão as árvores com caule tortuosos e o solo com poucos nutrientes. A fauna é representada pelo tamanduá-bandeira, lobo-guará, tatu-bola, veado, entre outras espécies.

11 CAATINGA Caatinga, cujo domínio ocupa 9,92% do território nacional, a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. A vegetação é marcada por plantas xerófilas, adaptadas ao clima seco e a pouca disponibilidade de água. A fauna é representada por répteis, roedores, arara-azul, asa-branca, cutia, etc.

12 Mata Atlântica Mata Atlântica, cujo domínio ocupa 13,04% do território nacional. Mata Atlântica: é um dos biomas mais ricos do mundo em espécies da fauna e da flora. Sua vegetação é bem diversificada, apresentando árvores de grande porte com folhas largas.

13 Pampa ou campos sulinos
Pampa ou campos sulinos, cujo domínio ocupa 2,07% do território nacional A vegetação dos Campos é formada por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos.

14 Pantanal Pantanal, cujo domínio ocupa 1,76% do território nacional esse bioma é considerado uma das maiores planícies inundáveis do mundo. O Pantanal está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de territórios do Paraguai e Bolívia. Abriga mais de espécies de plantas e vários animais: jacaré, capivara, tucano, onça, macacos, etc.

15 Fonte de Pesquisa http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil


Carregar ppt "BIOMAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google