A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOMAS BRASILEIROS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOMAS BRASILEIROS."— Transcrição da apresentação:

1 BIOMAS BRASILEIROS

2 Ecossistema é o conjunto formado pelos seres vivos que habitam certo lugar e pelas características do ambiente em que vivem. Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade (semelhança). São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico. O conjunto de todas as regiões da Terra onde existem seres vivos, inclusive os humanos, é denominado Biosfera. O conjunto de seres vivos de um ecossistema é denominado componente Biótico; o conjunto de fatores físicos (temperatura, umidade, água, substâncias químicas, etc) é denominado componente Abióticos.

3 A alimentação é a principal relação que se estabelece entre os seres vivos de um ecossistema. Os animais que se alimentam de plantas são chamados de Herbívoros; os que se alimentam de outros animais são chamados de Carnívoros; os que se alimentam tanto de plantas quanto de outros animais são denominados Onívoros. O Brasil encontra-se me uma região quente da Terra, com sol e calor durante o ano todo na maior parte de suas regiões. Além disso, em quase todo o território brasileiro existe água doce em abundância, o que, associado ao clima quente, tornou nosso país a maior reserva de diversidade biológica do planeta (biodiversidade).

4 Para facilitar o processo de identificação dos seres vivos, os cientistas atribuem um nome científico a cada um, composto por duas palavras: a primeira corresponde ao grupo de parentes mais próximos e a segunda especifica o ser. O nome científico deve ser destacado do texto por itálico ou sublinhado e negrito, sendo que só a primeira letra da primeira palavra escrita em maiúsculo. Exemplo: lobo, coiote e cão doméstico. Canis (gênero) = Grupo de parentes mais próximos Canis lupus (espécie) = lobo Canis latrans (espécie) = coiote Canis familiaris (espécie) = cão doméstico

5 O nome científico se refere aos seres vivos de determinada espécie
O nome científico se refere aos seres vivos de determinada espécie. Uma espécie é um conjunto de seres vivos semelhantes entre si e que, além dessa semelhança, podem se cruzar produzindo descendentes que também tem a capacidade de se reproduzir. Exemplo: todos os cavalos existentes no planeta pertencem à mesma espécie, cujo nome científico é Equus caballus. Quando um casal de cavalos gera um filhote, este filhote também pertencerá a essa espécie e será capaz de se reproduzir. Porém, se um cavalo cruzar com um jegue (Equus asinus), o novo ser, denominado mula ou burro, não terá a capacidade de se reproduzir, pois é o resultado do cruzamento de duas espécies diferentes (Equus caballus e Equus asinus).

6 BIOMAS BRASILEIROS O Brasil tem seu território ocupado por seis grandes Biomas terrestres: Amazônia, cujo domínio ocupa 49,29% do território nacional; Cerrado, cujo domínio ocupa 23,92% do território; Mata Atlântica, cujo domínio ocupa 13,04% do território nacional; Caatinga, cujo domínio ocupa 9,92% do território nacional; Pampa ou campos sulinos, cujo domínio ocupa 2,07% do território nacional; Pantanal, cujo domínio ocupa 1,76% do território nacional. Além destes, há vários ambientes marinhos. REGIÃO DE TRANSIÇÃO é o nome dado às regiões que se encontram entre dois biomas.

7

8 A Amazônia A maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.

9

10

11

12

13 O Cerrado Características do Cerrado: - presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; - as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca); - as cascas destas árvores são duras e grossas; - as folhas são cobertas de pêlos; - presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores. O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa. Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí.

14

15

16

17 O Pantanal Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato-Grosso (região sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril. O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico.

18

19

20 A Caatinga A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco). As principais características da caatinga são: - forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - presença de cactos e bromélias; - os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação); - as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno;

21

22

23

24 Pampa ou Campos Sulinos
Os Campos caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira (gramíneas) e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Podemos encontrar esta formação vegetal em várias regiões do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, sul de Minas Gerais e norte do Maranhão), porém é no sul do Rio Grande do Sul, região conhecida como Pampas Gaúchos, que encontramos em maior extensão. Características principais dos Campos: - vegetação formada por gramíneas e arbustos e árvores de pequeno porte. - não dependem de grande quantidade de chuvas. - sua extensão atingem os territórios da Argentina e Paraguai.

25

26

27 Mata Atlântica A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade. A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata. As principais características da Mata Atlântica são:  - presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa; - rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais; - fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis. - na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.

28

29

30


Carregar ppt "BIOMAS BRASILEIROS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google