A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pantanal O Pantanal fica localizado no Centro-Oeste do Brasil, nesse local existe uma planície, (terras mais baixas) rodeada por áreas de relevo mais altas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pantanal O Pantanal fica localizado no Centro-Oeste do Brasil, nesse local existe uma planície, (terras mais baixas) rodeada por áreas de relevo mais altas."— Transcrição da apresentação:

1 Pantanal O Pantanal fica localizado no Centro-Oeste do Brasil, nesse local existe uma planície, (terras mais baixas) rodeada por áreas de relevo mais altas como montanhas e planaltos. Nesses locais mais altos são formados muitos rios que ao chegarem na planície se acumulam e formam extensas lagoas de águas paradas chamadas de baías que podem apresentar até 10 km de extensão. As baías são separadas umas das outras por faixas de terrenos um pouco mais altos. Por isso, essa região fica constantemente alagada ao longo do ano, mas dependendo da quantidade de água que chega dos rios a área alagada pode aumentar na época de cheia, ou diminuir na época da seca. Na época cheia, rios, lagoas e riachos ficam interligados, permitindo que espécies de animais aquáticas ou subaquáticas (que podem viver na água e na terra) se desloquem entre as baías. Este processo é um dos principais responsáveis pela constante renovação da vida no Pantanal e pelo fornecimento de nutrientes. Na época de seca, quando a quantidade de água que chega é menor, forma-se então lagoas isoladas, que retêm grande quantidade de peixes e plantas aquáticas. Lentamente estes corpos d'água vão secando o que atrai aves e outros animais em busca de alimentos, promovendo concentração de muitos animais. Então, dependendo da estação do ano podemos encontrar mais facilmente um ou outro ser vivo, por isso podemos dizer que o fator abiótico que amsi tem influência na distribuição dos seres vivos nesse ambiente é a variação do nível das agias dos rios e lagoas. O Clima é tropical, e podemos definir duas estações do ano. De abril a setembro temos a estação seca com baixas temperaturas (com média em torno de 21°C) e pouca ou nenhuma chuva, ocorrendo ocasionalmente, geadas nos meses de julho e agosto. De novembro a março temos a estação chuvosa com altas temperaturas (média em torno de 32°C) e mais chuvas que no período seco. Nas partes alagadas do terreno as plantas aquáticas flutuantes como o aguapé, são os principais produtores. Nas faixas de terreno mais altas que separam as baías podemos encontrar matas que abrigam a fauna terrestre na época da cheia. O Pantanal não possui flora característica todas as plantas que vivem nesse ecossistema também pertencem a outros ecossistemas como a Floresta Amazônica e a Caatinga. A fauna do Pantanal tanto aquática quanto terrestre é riquíssima. O maior animal encontrado nessa região é o jaguar, parente da onça pintada, que está em processo de extinção. Esse felino tem papel importante no controle do tamanho das populações de capivaras, o maior roedor do mundo. O jacaré exerce papel semelhante ao jaguar no ambiente aquático, predando principalmente peixes. As aves são o grupo de animais com maior número de espécies no Pantanal, e podem ser encontradas reunidas em enormes bandos, explorando os recursos alimentares aquáticos.

2 JACARÉ DO PANTANAL Caiman crocodilus yacare Os jacarés habitam rios, lagoas e baias. Na seca, centenas de indivíduos concentram-se em poças, a espera das primeiras chuvas. Na cheia, se dispersam pelos campos inundados, para se alimentar e reproduzir. Alimentam-se de peixes e outros vertebrados aquáticos, e invertebrados como caranguejos, caramujos e insetos. Os jacarés são ecologicamente importantes porque fazem o controle biológico de outras espécies animais TUIUIU Jabiru mycteria É considerada a ave símbolo do Pantanal. podem ser vistos em grandes bandos, na beira de rios, brejos, lagoas e baias. Alimenta-se de insetos, peixes, anfíbios, moluscos, crustáceos, pequenos répteis e mamíferos. VEADO CAMPEIRO Ozotocerus bezoarticus O Veado-campeiro vive em grupos de geralmente dois a cinco indivíduos. Preferem as partes secas dessa região e alimentam-se principalmente de gramíneas, mas também ingerem ervas, arbustos e até de flores. Vamos conhecer alguns seres vivos do PANTANAL!!!! Vista de cima do Pantanal.

3 JENIPAPO Gardenia genipa O Jenipapo pode ser encontrado no Pantanal, mas habita várias formações florestais, principalmente aquelas situadas em solos úmidos ou encharcados, pois se desenvolve melhor onde há abundância de água no solo. Seu tamanho pode chegar a até 10 metros. CAPIVARA Hydrochoerus hydrochoeris A capivara costuma viver em regiões às margens de rios e lagos. Utilizam a água como refúgio dos predadores, pois conseguem ficar submersas por alguns minutos e são muito mais ágeis na água que na terra. A capivara vive em manadas, ou seja, grandes grupos. A noite sai à procura de alimento como capim, ervas e outros tipos de vegetação encontrados nas beiras de rios e lagos. SALVINIA Salvinia auriculata conhecida popularmente como orelha de onça, a Salvinia é uma planta aquática abundante no Pantanal, que pode ser vista sobre as águas o ano todo. Suas folhas possuem pequenos pêlos que as tornam mais difíceis de molhar. Possuem pequenas raízes que são usadas como abrigo por pequenos peixes. ARARA AZUL Anadorhynchus hyacinthinus A arara-azul é a maior arara do mundo. Alimenta-se principalmente de castanhas da palmeira acuri. Algumas araras que ainda não estão em reprodução voam em grupos que podem passar de dez indivíduos. Na época de reprodução (setembro), separam-se em casais e fazem seus ninhos em ocos de grandes árvores.


Carregar ppt "Pantanal O Pantanal fica localizado no Centro-Oeste do Brasil, nesse local existe uma planície, (terras mais baixas) rodeada por áreas de relevo mais altas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google