A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecossistemas Aquáticos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecossistemas Aquáticos:"— Transcrição da apresentação:

1 Ecossistemas Aquáticos:

2 Em relação a disposição de luz a divisão é:
Região fótica: luz abundante, permitindo a realização da fotossíntese. Região disfótica: faixa intermediaria, com pequena disponibilidade de luz. Região afótica: completamente escura.

3

4 Os organismos aquáticos dividem-se em:
Plâncton: formado pelos organismos da superfície. Há duas divisões: Fitoplâncton: constituído por organismos autótrofos, base das cadeias alimentares Zooplâncton: formado por organismos heterótrofos, protozoários, larvas de vários animais e pequenos crustáceos.

5 Nécton: representa os animais que se deslocam ativamente, golfinhos, peixes, tartarugas e baleias.

6 Bentos: compreende os habitantes do fundo das águas.
Alguns fixos como esponjas, corais, anêmonas e certas algas. Outros que se deslocam no fundo do mas como lagostas, estrelas do mar e polvos, ou vivem em buracos na areia como alguns moluscos.

7 Água continental (doce):

8 Água parada ou lênticas (lagos e lagoas).
Águas corrente ou lóticas (rios e corredeiras). Ob. Esse tipo de ecossistema é importante, pois modera as temperaturas nas terras vizinhas e supre os mares com nutrientes.

9

10 Os lagos são divididos em três regiões
Região litoral: junto a margem é a área mais produtiva devido a elevada incidência de luze aos nutrientes recebidos da orla. Região limnética: região afastada da borda, ocupada por fitoplâncton, zooplâncton e peixes. Região profunda: abaixo da região limnética, sem luz, onde os organismos depende os alimento oriundo das outras zonas.

11

12 Estuário: Região onde os rios desembocam nos mares, são ambientes
de transição (ECÓTONO). Nesse ambiente há grande variação de salinidade devido às marés e o fluxo de água dos rios. É um ambiente de grande produtividade. É um berçário de muitas espécies, como crustáceos e peixes. Em suas margens podem-se encontrar manguezais.

13

14 Ecossistemas marinhos:
Luz, concentração de oxigênio e nutrientes são fatores que sofrem maior variação. Esses fatores dependem da profundidade e da movimentação da água. Ventos, correntes e marés, são responsáveis pela movimentação das águas.

15 Há duas regiões principais:
Domínio pelágico: que corresponde às águas. Domínio bentônico: que corresponde o fundo oceânico.

16

17 Grandes Ecossistemas do Brasil
Pampas Mata de araucária Manguezais Cerrado. Floresta amazônica Mata atlântica. Caatinga. Mata dos cocais. Pantanal.

18

19 Pampas Localização: ocorrem no Rio Grande do Sul, estendendo-se
pela Argentina e pelo Uruguai. Características: a pluviosidade não é elevada, predomínio de gramíneas e florestas de galeria junto das margens dos rios.

20

21 Mata de Araucárias. Localização: Distribuída em locais subtropicais, em parte de Santa Catarina e do Parané, também encontrada em elevações do sul de Minas, em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Características: predomínio de Pinheiro-do-paraná (Araucária)

22

23 Manguezais. Localização: encontrado desde o Amapá até Santa Catarina,
nos estuários de vários rios. Características: Solos alagados e instáveis, ricos em matéria orgânica e pouco oxigenados. Algumas plantas possuem raízes respiratórias (pneumáticas) e outras tem raízes-escora. São ares de reprodução de diversas espécies marinhas e extremamente afetadas pela ocupação humana.

24

25 Cerrados. Localização: parte central do Brasil, nos estados de
Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e parte de São Paulo. Características: Correspondem a 25% do território nacional, apresentam solo pobre em nutrientes e rico em alumínio. Notam-se gramíneas, arbustos e árvores retorcidas, esparsamente distribuídas.

26

27 Floresta Amazônica. Localização: abrangendo os Estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, oeste do Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Características: mais ou menos 40% do território nacional, com elevada pluviosidade e temperatura, condições que favorecem o desenvolvimento de grande quantidade de vida, sendo a região que apresenta a maior biodiversidade do planeta. Há três tipos de vegetação: matas da terra firme, matas de várzea e matas de igapós.

28

29 Mata Atlântica. Localização: cobre uma faixa que vai do Piauí ao Rio Grande do Sul, estendendo-se até a Argentina e o Paraguai. Características: concentram 110 milhões de habitantes, vegetação pluvial tropical bastante densa, semelhante a floresta amazônica. Há arbustos, epífitas e lianas. O interior das matas recebe pouca luz. É considerada a segunda maior biodiversidade do planeta.

30

31 Caatinga. Localização: Estende-se pelos estados do Maranhão, Piauí,
Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e norte de Minas Gerais. Características: A caatinga ocupa cerca de 7% do território brasileiro. A caatinga tem uma fisionomia de deserto, com índices pluviométricos muito baixos, as chuvas ocorrem no inverno e possui elevada temperatura. O solo é relativamente fértil, porem superficial, não armazenando água. Os rios em geral são intermitentes. O solo seco resulta em vegetação esparsa.

32

33 Mata dos Cocais. Localização: entre a floresta amazônica e a caatinga, nos estados do Piauí e do Maranhão, com algumas áreas no Ceará e Rio Grande do Norte. Características: as palmeiras mais abundantes são o babaçu e a carnaúbas.

34

35 Pantanal. Localização: ocupa boa parte dos estados de Mato Grosso e
Mato Grosso do Sul, estendendo-se ate o Paraguai e a Bolívia, e é cortado pelos rios da bacia do Paraguai. Características: No período das chuvas a água enche lagoas e banhados, deixando enorme área alagada. Na seca, a água fica restrita aos leitos dos rios e de algumas lagoas e banhados. Existem terras mais altas, com formações vegetais diversas, como campos, cerrados, caatinga e florestas.

36


Carregar ppt "Ecossistemas Aquáticos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google