A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecologia Profª. Andréa R. Franz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecologia Profª. Andréa R. Franz."— Transcrição da apresentação:

1 Ecologia Profª. Andréa R. Franz

2

3 NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO Átomo →Moléculas →Organóides → Células →
Tecidos →Órgãos →Sistema →Indivíduo → População →Comunidade →Ecossistema → Biosfera.

4 Ecologia = a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

5 Fatores abióticos Os fatores abióticos constituem os fatores ambientais, como luminosidade, temperatura, sais minerais, disponibilidade de água e outros, que atuam sobre os seres vivos.

6 Fatores bióticos Espécie - agrupamento de populações naturais, real ou potencialmente intercruzantes, produzindo descendentes férteis e reprodutivamente isolados de outros grupos de organismos. População: grupo de organismo da mesma espécie vivendo em uma determinada área geográfica.

7 Comunidade, biocenose ou biota - Conjunto de todos os seres vivos e que interagem numa certa região, de acordo com o modo de obtenção de alimento, a comunidade de um ecossistema, de maneira geral, é constituída por três tipos de seres:

8 Produtores Produtores: os seres autótrofos (são os organismos capazes de fabricar seu próprio alimento), quimiossintetizantes (bactérias) e fotossintetizantes (bactérias, algas e vegetais). Esses últimos transformam a energia solar em energia química nos alimentos produzidos.

9 Consumidores Primários
Consumidores primários: os seres herbívoros, isto é, que se alimentam dos produtores (algas, plantas etc.) os carnívoros que se alimentam de consumidores primários (os herbívoros). Poderá ainda haver consumidores terciários ou quaternários, que se alimentam, respectivamente, de consumidores secundários e terciários.

10 Decompositores Decompositores: as bactérias e os fungos que se alimentam dos restos alimentares dos demais seres vivos. Esses organismos (microscópicos) têm o importante papel de devolver ao ambientes nutrientes minerais que existiam nesses restos alimentares e que poderão, assim, ser reutilizados pelos produtores.

11 Cadeias alimentares Nos ecossistemas, existe um fluxo de energia e de nutrientes como elos interligados de uma cadeia, uma cadeia alimentar. Nela, os “elos” são chamados de níveis tróficos e incluem os produtores, os consumidores (primários, secundários, terciários etc.) e os decompositores.

12 Exemplo de um ecossistema aquático, como uma lagoa, estabele a seguinte seqüência:
FLORA PRODUTORES = Composto pelas plantas da margem e do fundo da lagoa e por algas microscópicas, as quais são as maiores responsáveis pela oxigenação do ambiente aquático e terrestre; a esta categoria formada pelas algas microscópicas chamamos fitoplâncton.

13 FAUNA CONSUMIDORES PRIMÁRIOS = Composto por pequenos animais flutuantes (Zooplâncton), caramujos e peixes herbívoros, todos se alimentado diretamente dos vegetais. CONSUMIDORES SECUNDÁRIOS = São aqueles que se alimentam do nível anterior, ou seja, peixes carnívoros, insetos, cágados, etc., 

14 CONSUMIDORES TERCIÁRIOS = As aves aquáticas são o principal componente desta categoria, alimentando-se dos consumidores secundários. DECOMPOSITORES = Esta categoria não pertence nem a fauna e nem a flora, alimentando-se, no entanto dos restos destes, e sendo composta por fungos e bactérias.

15 Visualize um exemplo de ecossistema aquático:

16 Ecossistema terrestre
FLORA = Produtores = Formado por todos os componentes fotossintetizantes, os quais produzem seu próprio alimento (autótrofos) tais como gramíneas, ervas rasteiras, liquens, arbustos, trepadeiras e árvores;

17 FAUNA Consumidores primários = São todos os herbívoros, que no caso dos ecossistemas terrestres trata-se de insetos, roedores, aves e ruminantes; Consumidores Secundários = Alimentam-se diretamente dos consumidores primários (herbívoros). São formados principalmente por carnívoros de pequeno porte;

18 Consumidores terciários = Trata-se de consumidores de porte maior que se alimentam dos consumidores secundários; Decompositores = Aqui também como no caso dos ecossistemas aquáticos, esta categoria não pertence nem a fauna e nem a flora e sendo composta por fungos e bactérias.

19 Exemplos de cadeia de maior complexidade.
Teias Alimentares Exemplos de cadeia de maior complexidade. A cadeia alimentar não mostra o quão complexas são as relações tróficas em um ecossistema. O conceito de teia alimentar, representa várias cadeias interligadas ocorrendo simultaneamente. Os esquemas abaixo exemplificam melhor este conceito de teias alimentares:

20

21

22 Cadeia de detritívoros
Nos ecossistemas, a especialização de alguns seres é tão grande, que esta nascendo uma nova categoria de consumidores: os comedores de detritos, também conhecido como detritívoros.

23 Exemplo a minhoca pode alimentar-se de detritos vegetais
Exemplo a minhoca pode alimentar-se de detritos vegetais. Nesse caso, ela atua como detritívora consumidora primária. Uma galinha, ao se alimentar de minhocas, será consumidora secundária. Uma pessoa que se alimenta da carne da galinha ocupará o nível trófico dos consumidores terciários.

24

25 Características do fluxo energético
O sol é a fonte de energia para os seres vivos. A maior quantidade de energia está nos produtores. À medida que nos afastamos do produtor, o nível energético vai diminuindo. A energia que sai dos seres vivos não é reaproveitada. O fluxo energético é unidirecional.

26 Pirâmides ecológicas São maneiras de expressar os níveis tróficos de maneira gráfica. Existem três tipos de cadeias alimentares: pirâmides de energia , biomassa e números.

27 o retângulo da base da pirâmide representa o primeiro nível trófico da cadeia (produtores);
o segundo retângulo, situado logo acima dos produtores, representa o segundo nível trófico (consumidores primários); o terceiro retângulo, situado acima dos consumidores primários, representa o terceiro nível (consumidores secundários), e assim por diante.

28 Pirâmide de números Representa a quantidade de
indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar proporcionalmente à quantidade necessária para a dieta de cada um desses.

29

30 Os restos liberados pelo tubo digestório da minhoca, assim como os restos dos demais consumidores, servirão de alimento para decompositores, bactérias e fungos. Besouros comedores de estrume de vaca podem também ser considerados detritívoros consumidores primários. Uma rã, ao comer esses besouros, atuará no nível dos consumidores secundários. A jararaca, ao se alimentar da rã, estará atuando no nível dos consumidores terciários, e a siriena, ao comer a cobra, será consumidora de quarta ordem.

31 Pirâmide Invertida

32 Pirâmide de Biomassa

33 Pirâmide de Energia

34 “A energia não pode ser criada nem destruída e sim transformada”.


Carregar ppt "Ecologia Profª. Andréa R. Franz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google