A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOMAS BRASILEIROS Profa. Joana Bolsi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOMAS BRASILEIROS Profa. Joana Bolsi."— Transcrição da apresentação:

1 BIOMAS BRASILEIROS Profa. Joana Bolsi

2 BIOMA Definição: Bioma, ou formação planta - animal, deve ser entendido como a unidade biótica de maior extensão geográfica, compreendendo várias comunidades,porém denominada de acordo com o tipo de vegetação dominante.

3 Paisagens naturais brasileiras
Florestais Campestres Complexas Litorâneas Variedade vegetal resulta: - clima - altitude - forma do relevo

4

5 Área dos Biomas Brasileiros

6 Floresta Amazônica O BIOMA AMAZÔNIA estende-se do oceano Atlântico às encostas orientais da Cordilheira dos Andes, até aproximadamente 600 m de altitude, contendo parte de nove países da América do Sul, sendo 69% dessa área pertencente ao Brasil (Ab'Saber, 1977). Esse bioma abrange os estados da Região Norte, além de Mato Grosso e maranhão totalizando km2 e uma população em torno de vinte milhões de habitantes, 60% dela vivendo em áreas urbanas (Inpe, 2004). A floresta abriga espécies de árvores (um terço da madeira tropical do planeta) e 30 mil das 100 mil espécies de plantas que existem em toda a América Latina.

7 Floresta Amazônica Apresenta diversos estratos ou andares formados pelas copas das árvores (o mais alto, em geral, entre 30 e 40m acima do solo) É rica em epífitas (orquídeas e bromélias) Precipitações pluviométricas chegam a 1.800mm/ano Temperatura estável no decorre do ano (média entre 25º e 28º C) Muitas espécies endêmicas Vasta diversidade de fauna

8 Desmatamento na Amazônia

9

10 Mata Atlântica A Mata Atlântica (floresta pluvial costeira) está situada entre o RN e o RS. É um dos hotspots mais valiosos da Terra. Composto por uma série de fitofisionomias bastante diversificadas Abriga uma parcela significativa da biodiversidade do Brasil.

11 Mata Atlântica Possui cerca de espécies de plantas, sendo muitas endêmicas e epífitas. As folhas são largas (latifoliadas) e perenes (perenifólias). Entre aves, mamíferos, répteis e anfíbios são espécies de animais das quais 567 são endêmicas.

12 Cerrado Cerrado é o nome regional dado às savanas brasileiras e se localiza no grande planalto central brasileiro. O clima do cerrado é quente, semi-úmido, com verão chuvoso e inverno seco. 67% da vegetação nativa modificada

13

14 Cerrado Vegetação pseudo-xerófita, com galhos retorcidos e cascas grossas O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. Ocupa uma área de 200 milhões de km2, o que corresponde a 25 % do território nacional. Apresenta aproximadamente 10 mil espécies de plantas diferentes (muitas de uso medicinal). Isso sem contar as 759 espécies de aves que se reproduzem na região, 180 espécies de répteis, 195 de mamíferos. O número de insetos é surpreendente: apenas na área do Distrito Federal há 90 espécies de cupins, mil espécies de borboletas e 500 tipos diferentes de abelhas e vespas.

15 Caatinga O bioma Caatinga abrange cerca de km2 (10% do território brasileiro), dos quais km2 foram reconhecidos em 2001 como Reserva da Biosfera. Ocupa 10% do território nacional.

16 Caatinga Climas semi-árido, com chuvas irregulares
Vegetação de aspecto xerófito, arbustivo, com plantas que apresentam modificações para sobrevivência à escassez de água: espinhos, folhas caducas (que caem), armazenamento de água, raízes compridas. Fauna: abundância de répteis, roedores e insetos

17 Pampas O Pampa é a única grande área natural restrita a um único estado brasileiro,o Rio Grande do Sul. O bioma avança para o Uruguai e a Argentina. É exclusivo do sul da América do Sul. O Pampa ocupa pouco mais de dois por cento do território nacional, de acordo com o Mapa de Biomas do Brasil, do IBGE.

18 Pampa O Pampa inclui outros ecossistemas, além do campo propriamente dito. Os Banhados, áreas alagadas, protegidas por lei porque são fundamentais para a reprodução da vida e para a regulagem dos ciclos da água. As Matas Ciliares ou de Galeria, que acompanham o curso dos rios e servem de refúgio para a fauna.

19 Pantanal O bioma Pantanal com seus km2 é considerado a maior superfície inundável do mundo, dividido entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia. A parte brasileira se localiza na Bacia do Rio Paraguai, na Região Centro – Oeste. Fauna e flora exuberantes, rica em biodiversidade Poucas espécies endêmicas Planície cobre uma área de quase 210 mil quilômetros quadrados, dos quais 70% estão no Brasil (nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), 20% na Bolívia e 10% no Paraguai.

20

21 Pantanal Muitas vezes encontramos a denominação "pantanais", pois a planície pode ser  dividida em onze sub-regiões distintas, cada qual com especificidades quanto ao regime de inundação,  drenagem, vegetação e relevo. Existem mais espécies de aves no Pantanal (656 espécies) do que na América do Norte (cerca de 500) e mais espécies de peixes do que na Europa (263 no Pantanal contra aproximadamente 200 em rios europeus).

22 O Pantanal apresenta grande diversidade de espécies de plantas superiores, como árvores e arbustos (1.647 espécies) e alta diversidade de fauna: 263 espécies de peixes, 122 espécies de mamíferos, 93 espécies de répteis, espécies de borboletas e 656 espécies de aves.

23 Mata de Araucárias Clima subtropical Homogênea 10% da mata original
“Mata dos Pinhais’ - Gimnospermas (Araucaria angustifolia) Clima subtropical Homogênea 10% da mata original


Carregar ppt "BIOMAS BRASILEIROS Profa. Joana Bolsi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google